A oligúria corresponde à diminuição anormal na produção de urina, sendo diagnosticada quando a quantidade de urina é abaixo de 400 mL por dia ou inferior a 20 ml por hora.
A oligúria pode ser consequência de algumas situações, como desidratação, doença renal crônica, uso de medicamentos ou insuficiência cardíaca, por exemplo.
O tratamento da oligúria varia conforme a doença ou a condição que provocou esse sintoma, podendo o urologista ou nefrologista incluir o aumento da ingestão de líquidos, a administração de soro na veia, o uso de medicamentes, ou, nos casos mais graves, realização de cirurgia ou hemodiálise.
Sintomas de oligúria
Os principais sinais e sintomas de oligúria são:
- Urina escura;
- Pressão baixa;
- Inchaço nas pernas e pés;
- Dor abdominal;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Mãos e pés gelados.
É importante que na presença desses sintomas, juntamente a diminuição do volume de produzido de urina ao longo do dia, o nefrologista ou o urologista seja consultado. Pois assim é possível confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado para evitar complicações.
Diferença de anúria e oligúria
A anúria é caracterizada pela falta na produção de urina, definida como uma produção de urina inferior a 100 mililitros por dia.
Já a oligúria acontece quando a produção de urina é muito reduzida, sendo definida como uma diminuição na produção de urina abaixo 400 mL por dia ou inferior a 20 ml por hora.
Leia também: Anúria: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/anuriaPossíveis causas
A oligúria pode ser causada por situações como:
- Desidratação, como acontece em casos de hemorragias, baixa ingestão de líquidos, queimaduras, vômito e diarreia;
- Problemas vasculares, como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, trombose e tamponamento cardíaco;
- Problemas renais, como doença renal crônica, vasculite, insuficiência renal, glomerulonefrite, esclerodermia ou nefrite intersticial;
- Uso de medicamentos, como anestesia, contraste, e alguns anti-hipertensivos, diuréticos, anti-inflamatórios não esteroides e antibióticos;
Além disso, a oligúria também pode surgir devido a situações que bloqueiam as vias urinárias, impedindo o transporte da urina dos rins para a bexiga e a sua eliminação, como pedras nos rins ou tumor.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da oligúria deve ser feito pelo nefrologista, urologista ou clínico geral através do exame físico e da história de saúde da pessoa.
Se deseja confirmar o risco de oligúria, marque uma consulta com o nefrologista mais perto de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita exame de urina e de sangue, para avaliar os níveis de creatinina, ureia, eletrólitos e nitrogênio ureico. Além disso, o médico também pode solicitar a realização de exames de imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia abdominal.
Leia também: Exame de urina (EAS): para que serve, preparo e resultados tuasaude.com/exame-de-urinaComo é feito o tratamento
O tratamento da oligúria depende do volume de urina e da causa dessa condição, podendo incluir o uso de medicamentos, a hidratação
1. Medicamentos
Medicamentos como antibióticos ou antifúngicos podem ser prescritos pelo médico em caso de oligúria causada por diarreia grave ou vômito.
Os medicamentos diuréticos também poderão ser indicados em pequenas quantidades, para estimular a produção de urina. Além disso, o médico poderá indicar o uso de remédios que ajudam a dissolver a pedra dos rins, como a tansulosina, por exemplo.
2. Hidratação
Se a oligúria for causada por vômito ou diarreia, o médico poderá recomendar aumentar a ingestão de água e soluções de hidratação oral.
Na desidratação grave, o médico poderá prescrever a administração de soro intravenoso, que deve ser feito em hospital.
3. Cirurgia
Em casos de oligúria causada por pedras nos rins, o médico pode recomendar a realização de cirurgia, como litotripsia extracorpórea, nefrolitotomia percutânea ou ureteroscopia, para remover a pedra e desbloquear a passagem da urina. Conheça outros tratamentos indicados para pedra nos rins.
4. Hemodiálise
Em casos de insuficiência renal, o médico pode indicar a hemodiálise, um tratamento que faz a filtragem do sangue e remove o excesso de toxinas, sais minerais e líquidos, substituindo o trabalho dos rins, sendo indicada quando os rins não estão funcionando corretamente. Conheça melhor para que serve a hemodiálise.