5 principais tratamentos para glaucoma

O tratamento do glaucoma é feito com colírios, como tartarato de brimonidina ou maleato de timolol, para reduzir a pressão intraocular ou ainda terapia a laser ou cirurgia.

O glaucoma é uma doença crônica do olho que levam ao aumento da pressão intraocular, o que pode resultar em sintomas como Diminuição do campo de visão, dor no olho ou visão de arcos em volta das luzes. Entenda melhor o que é e sintomas de glaucoma.

O tratamento para glaucoma é feito pelo oftalmologista e varia de acordo com seu tipo, de forma controlar a pressão dentro dos olhos e evitar complicações, como cegueira irreversível.

Imagem ilustrativa número 1

5 tratamentos para glaucoma

Os principais tratamentos para glaucoma são:

1. Colírios

Os colírios normalmente são a primeira opção de tratamento do glaucoma para reduzir a pressão intraocular, pois são fáceis de utilizar e não necessitam de um intervenção invasiva.

Os colírios mais indicados no tratamento do glaucoma são a latanoprosta, maleato de timolol ou tartarato de brimonidina, mas também é possível que o médico indique um remédio anti-inflamatório, como a prednisolona, para reduzir o desconforto.

Estes colírios devem ser utilizados todos os dias, ou de acordo com as indicações do oftalmologista, para garantir que a pressão intraocular se encontra bem regulada. Veja a lista completa de colírios para glaucoma.

Nos casos de glaucoma por ângulo aberto, o colírio pode ser suficiente para manter a pressão intraocular bem controlada, mas nos casos de ângulo fechado normalmente os colírios não são suficientes e, por isso, o oftalmologista pode indicar fazer terapia com laser ou cirurgia.

2. Comprimidos

Os comprimidos para glaucoma podem, em alguns casos, ser utilizados em combinação com os colírios, pois também ajudam a diminuir a pressão dentro do olho.

O principal comprimido é a acetazolamida, indicada para glaucoma primário de ângulo aberto, glaucoma causado por outros problemas nos olhos ou como tratamento antes da cirurgia de glaucoma de ângulo fechado.

Geralmente, o uso de comprimidos é feito em associação com os colírios para glaucoma.

3. Cirurgia a laser de trabeculoplastia

A trabeculoplastia é uma cirurgia a laser indicada para glaucoma de ângulo aberto, em que o oftalmologista altera o espaço da malha trabecular, que fica entre a córnea e a íris.

Esse tipo de cirurgia a laser para glaucoma, permite melhorar a drenagem do humor aquoso, que é o líquido que fica dentro do olho, reduzindo a pressão intraocular.

4. Cirurgia a laser de iridotomia

A iridotomia é outro tipo de cirurgia a laser indicada para o glaucoma de ângulo fechado.

Nesse tipo de cirurgia, o oftalmologista cria um pequeno orifício na íris, que é a parte colorida do olho, para drenar o humor aquoso, permitindo melhorar a drenagem do humor aquoso e reduzindo a pressão dentro do olho.

5. Cirurgia de trabeculectomia

A trabeculectomia é um tipo de cirurgia convencional para o tratamento do glaucoma congênito em bebês e crianças pequenas ou glaucoma crônico que não melhora com os outros tipos de tratamento.

Nesse tipo de cirurgia para glaucoma, o oftalmologista faz uma pequena abertura na parte branca do olho, criando um canal para o fluido do olho sair e diminuir a pressão ocular.

Após a cirurgia, muitas pessoas podem ficar vários meses sem necessitar utilizar qualquer tipo de medicamento e, mesmo quando necessitam, o controle da pressão intraocular é mais fácil. Entenda como é feita a cirurgia para glaucoma e recuperação.

No entanto, isso não significa que a doença está curada, sendo aconselhado manter as visitas regulares ao oftalmologista.

Assista o vídeo seguinte e entenda melhor o que é o glaucoma e como é feito o tratamento:

Glaucoma tem cura?

O glaucoma não tem cura, no entanto, a pressão intraocular pode ser reduzida ou controlada com o tratamento indicado pelo oftalmologista, de forma a evitar complicações que podem causar cegueira irreversível.

Leia também: Glaucoma tem cura? tuasaude.com/medico-responde/glaucoma-tem-cura

Sinais de melhora

Os sinais de melhora podem demorar até 7 dias para surgir e, normalmente, incluem redução da vermelhidão dos olhos, diminuição da dor nos olhos e alívios dos enjoos e vômitos.

Sinais de piora

Os sinais de piora são mais frequentes em pacientes que não fazem o tratamento de forma adequada e incluem aumento da dificuldade para enxergar.

Possíveis complicações

A principal complicação é a cegueira, que surge devido às lesões permanentes no olho provocadas pelo aumento de pressão. No entanto, outras complicações incluem moscas volantes e visão em túnel.

Vídeos relacionados