Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Uveíte: o que é, sintomas e tratamento

A uveíte corresponde à inflamação da úvea, que é parte do olho formada pela íris, corpo ciliar e coroide, que resulta em sintomas como olho vermelho, sensibilidade à luz e visão embaçada, e pode acontecer como consequência de doenças autoimune ou infecciosas, como artrite reumatoide, sarcoidose, sífilis, hanseníase e oncocercose, por exemplo.

A uveíte pode ser classificada em anterior, posterior, intermediária e difusa, ou panuveíte, de acordo com a região do olho acometida e deve ser tratada rapidamente, pois pode levar a complicações como catarata, glaucoma, perda progressiva da visão e cegueira.

Uveíte: o que é, sintomas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas da uveíte são semelhantes aos da conjuntivite, no entanto no caso da uveíte não há coceira e irritação nos olhos, o que é bastante frequente na conjuntivite, além de também poderem ser diferenciadas através da causa. Assim, de forma geral, os sintomas de uveíte são:

  • Olhos avermelhados;
  • Dor nos olhos;
  • Maior sensibilidade à luz;
  • Visão turva e embaçada;
  • Aparecimento de pequenos pontos que mancham a visão e se mudam de lugar de acordo com a movimentação dos olhos e a intensidade da luz no local, sendo chamados de moscas volantes.

Quando os sintomas da uveíte duram algumas semanas ou poucos meses e depois desaparecem, a condição é classificada em aguda, no entanto, quando os sintomas prolongam-se por vários meses ou anos e não há o desaparecimento completo dos sintomas, é classificada em uveíte crônica.

Causas de uveíte

A uveíte é um dos sintomas de várias doenças sistêmicas ou autoimunes, como por exemplo artrite reumatoide, espondiloartrite, artrite reumatoide juvenil, sarcoidose e doença de Behçet, por exemplo. Além disso, pode acontecer devido a doenças infecciosas, como toxoplasmose, sífilis, AIDS, hanseníase e oncocercose.

A uveíte também pode ser consequência de metástases ou tumores nos olhos, além de poder acontecer devido à presença de corpos estranhos no olho, lacerações na córnea, perfuração ocular e queimaduras por calor ou substâncias químicas.

Como é feito o tratamento

O tratamento da uveíte tem como objetivo aliviar os sintomas e é feito de acordo com a causa, podendo incluir o uso de colírios anti-inflamatórios, comprimidos corticoides ou antibióticos, por exemplo. Em casos mais graves, pode ser recomendada a realização de cirurgia.

A uveíte tem cura, principalmente quando identificada nas fases iniciais, mas também pode ser necessária a realização do tratamento no hospital para que o paciente receba a medicação diretamente na veia. Após o tratamento, é necessário que a pessoa faça exames de rotina a cada 6 meses a 1 anos com o objetivo de acompanhar a saúde dos olhos.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem