Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dor de garganta: o que pode ser e o que fazer para curar

A dor de garganta é um sintoma muito comum, que se caracteriza por uma sensação de dor que se pode localizar na faringe, laringe ou nas amígdalas, podendo ocorrer em situações como gripe, resfriado, infecção, alergia, ar seco, ou exposição a irritantes, por exemplo, e que deve ser tratada em função da causa que está na sua origem.

Na maior parte dos casos, a dor de garganta vem acompanhada de outros sintomas, que ajudam a fazer um diagnóstico, permitindo estabelecer o tratamento mais adequado:

Dor de garganta: o que pode ser e o que fazer para curar

1. Gripe e resfriado

A gripe e o resfriado são as causas mais comuns da dor de garganta, isto porque a principal entrada para os vírus é o nariz, que acabam por se acumular e multiplicar na mucosa da garganta, causando dor. Outros sintomas que podem ocorrer são tosse, febre, espirros e dor de cabeça e no corpo.

O que fazer: Para ajudar a aliviar os sintomas, o médico pode recomendar analgésicos e anti-inflamatórios para a dor e febre, anti-histamínicos para a coriza e os espirros e xaropes para acalmar a tosse. Em alguns casos, se surgir uma infecção bacteriana, pode ser necessário tomar antibiótico. Saiba como distinguir gripe de resfriado.

2. Infecção por bactérias

A dor de garganta pode também ser causa por bactérias, sendo a mais comum a infecção por Streptococcus pyogenes, que é uma bactéria naturalmente presente na mucosa da garganta, sem causar doenças. No entanto, devido a alguma situação, pode haver desequilíbrio entre as espécies de microrganismos na região e consequente proliferação desse tipo de bactéria, dando origem a uma infecção. Além disso, IST's como a gonorreia ou clamídia, também podem causar infecção e dor na garganta.

O que fazer: Geralmente, o tratamento consiste na administração de antibióticos, que devem ser prescritos pelo médico, que pode ainda receitar analgésicos para aliviar a dor de garganta.

3. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e boca, o que pode causar dor e inflamação na garganta, devido à presença de ácido que é secretado no estômago. Saiba mais sobre refluxo gastroesofágico.

O que fazer: Para evitar a dor de garganta causada pelo refluxo do conteúdo gástrico, o médico pode recomendar a administração de remédios inibidores da produção de ácido, antiácidos ou protetores de estômago.

4. Ar seco e ar condicionado

Quando o ar está mais seco, a mucosa do nariz e da garganta tendem a perder umidade, e a garganta tende a ficar mais seca e irritada.

O que fazer: O ideal é evitar o ar condicionado e a exposição a ambientes secos. Além disso, é aconselhado beber muita água e aplicar soluções de hidratação das mucosas, como soro fisiológico no nariz.

5. Alergia

Por vezes, quando ocorre uma reação alérgica, a garganta pode ficar irritada e, além disso, podem ainda surgir sintomas como coriza, olhos lacrimejando ou espirros, por exemplo.

O que fazer: O médico pode recomendar a administração de anti-histamínicos para atenuar os sintomas alérgicos.

6. Fumo do cigarro e poluição do ar

O fumo do cigarro e a poluição do ar causada por incêndios, emissão de veículos automóveis ou atividades industriais, por exemplo, também são responsáveis por causar irritação na garganta. Veja outras consequências que a poluição tem para a saúde.

O que fazer: Deve-se evitar locais fechados com excesso de fumo de cigarro e preferir sair para espaços verdes em que o ar esteja menos poluído.

Bibliografia >

  • Leonardo, Rita de Sá Morais Rodrigues. Aconselhamento farmacêutico em otorrinolaringologia. Monografia - Licenciatura em Ciências farmacêuticas, 2009. Universidade Fernando Pessoa - Faculdade de Ciências da Saúde.
  • THE COLLEGE OF FAMILY PHYSICIANS OF CANADA. Sore Throat - Easing the pain of a sore throat. Disponível em: <https://www.cfpc.ca/uploadedFiles/Resources/Resource_Items/Patients/SoreThroat_EN.pdf>. Acesso em 22 Out 2019
  • MAYO CLINIC. Sore throat. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/sore-throat/symptoms-causes/syc-20351635>. Acesso em 22 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem