Para acabar com a dor no estômago, uma das recomendações é tomar medicamentos como omeprazol ou hidróxido de alumínio que vão melhorar o desconforto abdominal. Além disso, beber alguns chás caseiros, como dente-de-leão ou hortelã e manter uma dieta balanceada, evitando alimentos gordurosos e fritos, carnes processadas e refrigerantes, também ajuda a acabar com a dor no estômago.
Outros sintomas, como gases, queimação e sensação de estufamento podem acompanhar a dor no estômago, que tem como principais causas o refluxo, intolerância alimentar, a má digestão, a gastrite ou gastroenterite. A dor no estômago também pode acontecer devido ao uso de alguns remédios, como antibióticos ou anti-inflamatórios ou causada por problemas mais graves, como úlcera ou câncer. Conheça as principais causas da dor de estômago.
Se a dor de estômago persistir ou for acompanhada de outros sintomas, como vômitos recorrentes, perda de peso sem causa aparente, tontura ou desmaio, é importante realizar uma consulta com o gastroenterologista que poderá solicitar exames para investigar as possíveis causas e indicar o tratamento adequado.

Remédios caseiros
Alguns remédios caseiros que podem auxiliar no tratamento indicado pelo médico, aliviando a dor, desconforto, a azia e a sensação de estufamento são:
- Chá de erva doce: A erva doce tem ação analgésica e anti dispéptica, por isso, beber 2 xícaras deste chá por dia ajuda no tratamento da má digestão, gastrite e inchaço abdominal. Veja os benefícios do chá de erva doce e como preparar;
- Suco de batata crua: Consumir o suco da batata crua ralada, espremida e coada ajuda a neutralizar os ácidos do estômago, evitando a dor no estômago;
- Chá de cúrcuma: tomar de 2 a 3 xícaras do chá de cúrcuma por dia ajuda a aliviar sintomas de gases, má digestão e estufamento, pois a raiz tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Veja como fazer o chá de cúrcuma;
- Chá de espinheira-santa: A espinheira santa é uma erva rica em antioxidantes que ajudam a proteger a parede do estômago contra a ação dos ácidos. Beber 3 xícaras por dia de chá auxilia no combate à dor causada pela gastrite ou refluxo. Saiba como preparar o chá de espinheira santa.
Outra opção caseira e natural que pode auxiliar no tratamento da dor no estômago é beber de 2 a 3 xícaras do chá de boldo por dia, pois a planta é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios que combatem a dor e melhoram a digestão. Entenda mais e veja como preparar o chá de boldo.
Remédios de farmácia
Se a dor de estômago persistir ou for acompanhada de vômitos, desmaios ou tonturas, é importante consultar um gastroenterologista, que poderá prescrever um ou mais dos medicamentos a seguir, orientando a dosagem e o tempo de tratamento de acordo os sintomas e o problema a ser tratado:
- Analgésicos: Medicamentos como, aspirina, dipirona ou paracetamol são analgésicos que atuam no sistema nervoso central, indicados para melhorar a dor no estômago;
- Protetores gástricos: O sucralfato ou sais de bismuto são protetores gástricos que formam uma barreira, impedindo que o ácido do estômago danifique a parede do estômago e do esôfago, prevenindo a dor no estômago;
- Antiácidos: Alguns antiácidos, hidróxido de magnésio, carbonato de cálcio, bicarbonato de sódio, ou hidróxido de magnésio neutralizam a acidez do estômago, tratando a dor, que é comum em gastrites, refluxo e úlceras;
- Inibidores da produção de ácidos: O pantoprazol, lansoprazol e omeprazol, são medicamentos que diminuem a produção dos ácidos no estômago, aliviando sintomas como a dor e o desconforto em casos de úlcera, refluxo, ou gastrite. Já a cimetidina, inibe a produção de ácido, diminuindo a dor no estômago.
Além desses, alguns antibióticos, como claritromicina, amoxicilina e metronidazol combatem as bactérias responsáveis pela inflamação, podendo também ser prescritos para melhorar a dor no estômago causada por problemas como gastrite, úlcera ou infecção intestinal. Conheça outros remédios usados para combater a dor no estômago.
Como curar a dor de estômago
A dor de estômago pode ter diversas causas, que podem estar relacionadas com a alimentação ou alguma doença, mas também pode ser por causas emocionais, como ansiedade ou estresse, por exemplo.
De forma geral, para curar a dor de estômago, recomenda-se:
- Evitar comer alimentos gordurosos, como frituras, salgadinhos ou sorvetes;
- Não beber bebidas alcoólicas, como vinho ou cerveja;
- Evitar beber refrigerantes;
- Evitar doces, como sorvetes, bolos, balas, chocolates;
- Não fumar;
- Priorizar a consumo de alimentos saudáveis, como frutas frescas, cereais integrais, salada, vegetais frescos, leguminosas e carnes magras;
- Evitar o estresse e a ansiedade;
- Praticar atividade física regularmente.
Estas mudanças no estilo de vida são fundamentais para diminuir a acidez do estômago, que é um dos responsáveis pela dor no estômago. Saiba o que comer e o que evitar quando se tem dor no estômago.