Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

5 conselhos simples para evitar hemorroidas

A principal forma de evitar novas crises de hemorroida é por meio da alimentação, uma vez que é importante que as fezes estejam macias para que sejam eliminadas mais facilmente, evitando que exista aumento da pressão nos vasos sanguíneos ao redor do ânus e consequente dilatação e inflamação das veias do local.

No entanto, a prática de exercício físico, assim como o uso de alguns remédios caseiros também pode ajudar bastante a evitar o aparecimento deste tipo de condição.

As principais dicas para evitar que as hemorroidas voltem a surgir incluem:

1. Comer alimentos ricos em fibras

5 conselhos simples para evitar hemorroidas

Incluir no dia a dia alimentos ricos em fibra, como frutas, verduras, linhaça, pão com cereais e gérmen de trigo, por exemplo, ajudam a regular o funcionamento intestino e evitam o ressecamento das fezes. Dessa forma, esses alimentos além de deixarem as fezes mais macias, impedem que fiquem acumuladas no intestino, ou seja, estimulam a sua eliminação, prevenindo a prisão de ventre.

Assim, para evitar as hemorroidas, é importante consumir todos os dias fibras para diminuir o desconforto ao evacuar e evitar que exista pressão nos vasos em volta do ânus. Confira uma lista completa de alimentos ricos em fibras.

2. Aumentar o consumo de água durante o dia

5 conselhos simples para evitar hemorroidas

Beber pelo menos 2 litros de água por dia é fundamental para o bom funcionamento do corpo, isso porque, dentre outras funções, a água é importante para regular a temperatura corporal, diminuir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea e facilitar a digestão. Além disso, a água permite que as fezes fiquem mais macias, tornando mais fácil a sua eliminação e diminuindo a dor e a força durante a evacuação.

É possível atingir a "meta" diária de água também ao consumir alimentos ricos em água e que permitem a hidratação, como a melancia, o abacaxi, o rabanete e o tomate, por exemplo. Conheça mais alimentos ricos em água que podem ser incluídos no dia a dia.

3. Evitar comer doces

5 conselhos simples para evitar hemorroidas

Os doces e alimentos fonte de carboidratos, como arroz, batata ou massas fazem com que as fezes fiquem mais duras o que agrava as hemorroidas, uma vez que a pessoa precisa fazer mais força para evacuar, criando muita pressão nos vasos sanguíneos presentes na região anal.

Dessa forma, ao evitar doces e carboidratos, é possível evitar o ressecamento das fezes e melhorar o funcionamento do intestino, prevenindo o aparecimento das hemorroidas.

4. Praticar atividade física

5 conselhos simples para evitar hemorroidas

A prática regular de atividades físicas, além de melhorar o condicionamento físico, resistência muscular, sistema imunológico, fortalecer os ossos e diminuir o risco de doenças cardíacas, também melhora o funcionamento do intestino, evitando que as fezes fiquem muito tempo no intestino e fiquem ressecadas. Conheça outros benefícios da atividade física.

Assim, a prática de atividade física regularmente associada a uma alimentação equilibrada rica em fibras e água ajuda a prevenir o aparecimento das hemorroidas.

5. Usar remédios caseiros

5 conselhos simples para evitar hemorroidas

Os remédios caseiros são ótimas opções para aliviar os sintomas de hemorroidas internas e externas, no entanto também pode ser usados diariamente como forma de prevenção. Isso porque alguns remédios caseiros para hemorroidas atuam melhorando a vascularização e circulação de sangue no local, evitando o surgimento das hemorroidas. No entanto, para que tenham o efeito desejado, devem ser usados juntamente com uma alimentação rica em fibra e consumo de quantidades adequadas de líquidos durante o dia. Veja mais sobre os remédios caseiros para hemorroidas.

Veja também como preparar 3 ótimas receitas que ajudam a combater as hemorroidas, trazendo alívio imediato dos sintomas no vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • DAVIS, Bradley R. et al. The American Society of Colon and Rectal Surgeons Clinical Practice Guidelines for the Management of Hemorrhoids. Diseases of the Colon and Rectum. Vol 61. 3 ed; 284-292, 2018
  • HARVARD HEALTH PUBLISHING - HARVARD MEDICAL SCHOOL. Hemorrhoids and what to do about them. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/hemorrhoids_and_what_to_do_about_them>. Acesso em 06 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem