O tratamento para hemorroidas externas pode ser feito com medidas caseiras como banhos de assento de água morna, pois ajudam a aliviar o desconforto em casa.
No entanto, é importante consultar um proctologista para iniciar o uso de remédios anti-inflamatórios ou pomadas que, além de aliviarem a dor e o desconforto, também permitem reduzir e cicatrizar as hemorroidas mais rapidamente. Veja outros sintomas de hemorroidas externas e suas causas.
Além disso, quando as hemorroidas são muito grandes ou surgem com frequência, o proctologista pode indicar uma cirurgia, mas geralmente o uso de remédios prescritos pelo médico juntamente com as medidas caseiras são bastante eficazes, sem ser necessária a cirurgia.

Para controlar as hemorroidas as principais opções de tratamento incluem:
1. Banho de assento
A água morna ajuda a aliviar o inchaço e a dor, mas devem durar cerca de 15 a 20 minutos e podem ser feitos várias vezes ao dia. Algumas plantas medicinais que podem ser acrescentadas na bacia com água morna são camomila, lavanda, arnica e hamamélis, que irão ajudar a acalmar a região aliviando a dor em poucos minutos. Mas para evitar que o local infeccione é recomendado usar uma bacia de inox devidamente limpa e desinfetada com álcool, e deve-se trocar a água a cada banho de assento realizado.
2. Comer mais fibras e beber mais água
Comer em todas as refeições alimentos ricos em fibras, como os integrais, vegetais folhosos e frutas com casca, também é uma excelente forma de amaciar as fezes, trazendo menos desconforto na evacuação. Mas para um melhor aproveitamento das fibras também é importante beber 2 litros de água por dia.
Alguns exemplos de alimentos indicados são: figo, mamão e aveia, mas também é possível acrescentar uma fibra solúvel em água, como a Metamucil ou Muvinlax, que se compra na farmácia. Basta misturar 1 colher de sobremesa ou 1 sachê desse pó em 1 copo de água, sopa ou suco e tomar em todas as refeições. Além disso, deve-se ingerir bastantes líquidos ao longo do dia, e caso esse cuidado não seja tomado, o efeito pode ser o contrário e as fezes podem ficar ainda mais duras e difíceis de sair, agravando as hemorroidas.
3. Usar pomada para hemorroida
As pomadas para hemorroidas só devem ser usadas sob indicação médica, ainda que possam ser compradas sem receita. Elas ajudam a diminuir o tamanho da hemorroida e a aliviar a dor em poucos minutos, e devem ser aplicadas de 2 à 4 vezes por dia, enquanto houver dor e desconforto. Bons exemplos são Imescard, Proctosan e Ultraproct.
4. Remédios caseiros
Um excelente remédio caseiro são os banhos de assento, mas também é possível fazer uma pomada caseira para hemorroida. Veja como preparar corretamente remédios caseiros para hemorroidas.
Ou confira os remédios no vídeo:
5. Remédios para hemorroida
Comprimidos como Paracetamol e Ibuprofeno podem ser utilizados para aliviar dor, e sob orientação médica, medicações como Daflon ou Perivasc, para aliviar o inchaço, dor e sangramentos causados pela hemorroida. Os diabéticos só devem usar remédios para hemorroidas sob orientação médica.
Geralmente a hemorroida externa alivia logo depois de seguir estes tratamentos, desaparecendo em 2 ou 3 dias, mas nos casos mais graves, quando não há sinais de melhora, pode ser necessária uma cirurgia.
6. Cirurgia para hemorroida
A cirurgia para hemorroidas externas só é indicada nos casos mais graves, quando a hemorroida sofre trombose ou se rompe, pois geralmente com o uso das pomadas, os banhos de assento e a alimentação, a hemorroida externa desaparece. Saiba mais em Cirurgia para hemorroidas.
Porém, após a cirurgia, o indivíduo deve continuar a fazer uma dieta rica em fibras e evitar fazer esforço ao evacuar para prevenir o aparecimento de novas hemorroidas.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento, o indivíduo deve ter alguns cuidados como:
- Evitar usar o papel higiênico, lavando a região anal com água e sabão após as evacuações;
- Não levantar pesos;
- Não comer alimentos muito condimentados e apimentados;
- Fazer exercício físico leve ou moderado, que pode ser uma caminhada;
- Se necessário, utilizar uma almofada em forma de aro com uma abertura no centro para sentar.
Outra dica importante é não fazer força para evacuar, pois isso aumenta o risco de criar mais hemorroidas. Veja no vídeo a seguir qual a posição correta de sentar para facilitar a saída das fezes.
Sinais de melhora
Os sinais de melhora das hemorroidas externas incluem o alívio da dor, especialmente ao sentar e evacuar, assim como a diminuição do inchaço da hemorroida e a diminuição ou desaparecimento de sangue nas evacuações. Além disso, o fato do indivíduo deixar de palpar a hemorroida significa que ela desapareceu.
Sinais de piora
Os sinais de piora das hemorroidas externas incluem o aumento da dor, principalmente ao sentar ou evacuar, assim como do inchaço da hemorroida. Além disso, a hemorroida externa pode estar maior, quando o indivíduo a palpa, e pode perder mais sangue nas evacuações.