Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 opções de tratamento para hemorroidas externas

O tratamento para hemorroidas externas pode ser feito com medidas caseiras como banhos de assento com água morna, por exemplo. No entanto, remédios anti-inflamatórios ou pomadas para hemorroidas também podem ser úteis no tratamento para aliviar a dor e o desconforto, reduzindo as hemorroidas rapidamente.

Quando as hemorroidas são muito grandes ou surgem com frequência, o proctologista pode indicar uma cirurgia, mas geralmente estas medidas caseiras são eficazes e tem efeito duradouro.

6 opções de tratamento para hemorroidas externas

Assim, para controlar a hemorroida de forma rápida é indicado:

1. Banho de assento 

A água morna ajuda a aliviar o inchaço e a dor, mas devem durar cerca de 15 a 20 minutos e podem ser feitos várias vezes ao dia. Algumas plantas medicinais que podem ser acrescentadas na bacia com água morna são camomila, lavanda, arnica e hamamélis, que irão ajudar a acalmar a região aliviando a dor em poucos minutos. Mas para evitar que o local infeccione é recomendado usar uma bacia de inox devidamente limpa e desinfetada com álcool, e deve-se trocar a água à cada banho de assento realizado.

2. Comer mais fibras e beber mais água

Comer em todas as refeições alimentos ricos em fibras, como os integrais, vegetais folhosos e frutas com casca, também é uma excelente forma de amaciar as fezes, trazendo menos desconforto na evacuação. Mas para um melhor aproveitamento das fibras também é importante beber 2 litros de água por dia.

Alguns exemplos de alimentos indicados são: figo, mamão e aveia, mas também é possível acrescentar uma fibra solúvel em água, como a Metamucil ou Muvinlax, que se compra na farmácia. Basta misturar 1 colher de sobremesa ou 1 sachê desse pó em 1 copo de água, sopa ou suco e tomar em todas as refeições. Além disso, deve-se ingerir bastante líquidos ao longo do dia, e caso esse cuidado não seja tomado, o efeito pode ser o contrário e as fezes podem ficar ainda mais duras e difíceis de sair, agravando as hemorroidas.

3. Usar pomada para hemorroida

As pomadas para hemorroidas só devem ser usadas sob indicação médica, ainda que possam ser compradas sem receita. Elas ajudam a diminuir o tamanho da hemorroida e a aliviar a dor em poucos minutos, e devem ser aplicadas de 2 à 4 vezes por dia, enquanto houver dor e desconforto. Bons exemplos são Imescard, Proctosan e ​Ultraproct. 

4. Remédios caseiros 

Um excelente remédio caseiro são os banhos de assento, mas também é possível fazer uma pomada caseira para hemorroida. Veja os ingredientes e os passos necessários no vídeo a seguir:

5. Remédios para hemorroida

Comprimidos como Paracetamol e Ibuprofeno podem ser utilizados para aliviar dor, e sob orientação médica, medicações como Daflon ou Perivasc, para aliviar o inchaço, dor e sangramentos causados pela hemorroida. Os diabéticos só devem usar remédios para hemorroidas sob orientação médica. Veja Como o diabético pode curar as hemorroidas sem riscos.

Geralmente a hemorroida externa alivia logo depois de seguir estes tratamentos, desaparecendo em 2 ou 3 dias, mas nos casos mais graves, quando não há sinais de melhora, pode ser necessária uma cirurgia.

6. Cirurgia para hemorroida

A cirurgia para hemorroidas externas só é indicada nos casos mais graves, quando a hemorroida sofre trombose ou se rompe, pois geralmente com o uso das pomadas, os banhos de assento e a alimentação, a hemorroida externa desaparece. Saiba mais em Cirurgia para hemorroidas.

Porém, após a cirurgia, o indivíduo deve continuar a fazer uma dieta rica em fibras e evitar fazer esforço ao evacuar para prevenir o aparecimento de novas hemorroidas.

Cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento, o indivíduo deve ter alguns cuidados como:

  • Evitar usar o papel higiênico, lavando a região anal com água e sabão após as evacuações;
  • Não levantar pesos;
  • Não comer alimentos muito condimentados e apimentados;
  • Fazer exercício físico leve ou moderado, que pode ser uma caminhada;
  • Se necessário, utilizar uma almofada em forma de aro com uma abertura no centro para sentar.

Outra dica importante é não fazer força para evacuar, pois isso aumenta o risco de criar mais hemorroidas. Veja no vídeo a seguir qual a posição correta de sentar para facilitar a saída das fezes.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora das hemorroidas externas incluem o alívio da dor, especialmente ao sentar e evacuar, assim como a diminuição do inchaço da hemorroida e a diminuição ou desaparecimento de sangue nas evacuações. Além disso, o fato do indivíduo deixar de palpar a hemorroida significa que ela desapareceu.

Sinais de piora

Os sinais de piora das hemorroidas externas incluem o aumento da dor, principalmente ao sentar ou evacuar, assim como do inchaço da hemorroida. Além disso, a hemorroida externa pode estar maior, quando o indivíduo a palpa, e pode perder mais sangue nas evacuações.

Bibliografia >

  • PHILLIPS, R.K.S; CLARK, S. Cirurgia Colorretal. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 231-236.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem