Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Nitrito positivo: o que significa e como é feito o exame

O resultado nitrito positivo indica que na urina foram identificadas bactérias capazes de converter nitrato em nitrito, sendo indicativo de uma infecção urinária, que deve ser tratada com antibióticos, como por exemplo o Ciprofloxacino. Saiba como é feito o tratamento para infecção urinária.

Apesar do exame de urina ser capaz de identificar a presença de bactérias na urina tanto pela presença do nitrito quanto pela observação no microscópio, é indicado realizar um exame de urina mais específico, a urocultura, pois é capaz de identificar a presença de bactérias na urina mesmo que o nitrito seja negativo, além de informar qual a espécie e como ela se comporta frente a diversos antibióticos, indicando ao médico qual a melhor forma de tratamento. Entenda o que é a urocultura e para que serve.

Nitrito positivo: o que significa e como é feito o exame

Como é feito o exame

O exame que permite identificar a presença de nitrito na urina é o EAS, também chamado de exame de urina tipo 1 ou Elementos Anormais do Sedimento, que é feito a partir da análise da primeira urina da manhã. A coleta deve ser feita em um recipiente específico fornecido pelo laboratório e deve-se fazer a higienização da região genital, desprezar o primeiro jato de urina e coletar o seguinte. Veja como é feito o EAS.

Algumas bactérias possuem a capacidade de converter o nitrato presente normalmente normalmente na urina, em nitrito, sendo indicado na fita de reação que é utilizada para analisar esse e outros aspectos da urina. No entanto, mesmo que o resultado seja nitrito negativo, não significa dizer que não há bactérias na urina. Isso porque algumas bactérias não possuem essa capacidade, sendo apenas identificadas quando a urina é visualizada no microscópio ou a partir da urocultura, que é um exame mais específico.

Normalmente, o diagnóstico de infecção urinária por meio do EAS acontece quando, além de nitrito positivo, são observado vários leucócitos, hemácias e bactérias durante a observação no microscópio.

Tratamento para nitrito positivo

O tratamento para nitrito positivo no exame de urina deve ser orientado por um urologista ou um clínico geral e, normalmente, é feito com o uso de antibióticos, como Amoxicilina ou Ciprofloxacino, durante 3, 7, 10 ou 14 dias, dependendo do remédio utilizado, da dose e da gravidade da infecção.

No entanto, quando existe apenas alterações no exame de urina, sem sintomas, o tratamento pode não ser necessário, uma vez que o organismo pode ser capaz de combater a infecção. Nestes casos, o médico irá marcar um novo exame de urina para avaliar a evolução da infecção.

Já no caso de nitrito positivo na gravidez, a mulher deve consultar o ginecologista ou o obstetra para iniciar o tratamento com o antibiótico mais indicado para a gestação, como Cefalexina ou Ampicilina, uma vez que existe maior risco de desenvolver uma infecção nos rins. Veja como é feito o tratamento para infecção urinária na gravidez.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...