Nitrito positivo na urina: o que significa e como é feito o exame

Atualizado em dezembro 2023

O resultado nitrito positivo indica que na urina foram identificadas bactérias capazes de converter nitrato em nitrito, sendo indicativo de uma infecção urinária.

O exame de nitrito faz parte do exame de urina do tipo 1, sendo importante que seja coletada o segundo jato da primeira urina da manhã para que o resultado seja o mais preciso possível.

Apesar do exame de urina ser capaz de identificar a presença de bactérias na urina tanto pela presença do nitrito quanto pela observação no microscópio, é indicado realizar um exame de urina mais específico, a urocultura, pois é capaz de identificar a presença de bactérias na urina mesmo que o nitrito seja negativo, além de informar qual a espécie e como ela se comporta frente a diversos antibióticos, indicando ao médico qual a melhor forma de tratamento. Entenda o que é a urocultura e para que serve.

Imagem ilustrativa número 2

Quando é indicado

O exame de nitrito na urina faz parte do exame de urina do tipo 1, o EAS, que é normalmente indicado pelo clínico geral, ginecologista ou urologista quando há suspeita de infecção urinária, principalmente quando a pessoa apresenta sintomas como dor e ardor ao urinar, vontade frequente para urinar, febre e mudança na cor da urina, por exemplo. Confira outros sintomas de infecção urinária.

Como é feito o exame

O exame de nitrito na urina é feito a partir da análise da primeira urina da manhã. A coleta deve ser feita em um recipiente específico fornecido pelo laboratório e deve-se fazer a higienização da região genital, desprezar o primeiro jato de urina e coletar o seguinte. Veja como é feita a coleta do exame de urina.

Algumas bactérias possuem a capacidade de converter o nitrato presente normalmente normalmente na urina, em nitrito, sendo indicado na fita de reação que é utilizada para analisar esse e outros aspectos da urina. No entanto, mesmo que o resultado seja nitrito negativo, não significa dizer que não há bactérias na urina. Isso porque algumas bactérias não possuem essa capacidade, sendo apenas identificadas quando a urina é visualizada no microscópio ou a partir da urocultura, que é um exame mais específico.

Normalmente, o diagnóstico de infecção urinária por meio do EAS acontece quando, além de nitrito positivo, são observado vários leucócitos, hemácias e bactérias durante a observação no microscópio.

Qual médico consultar

O médico mais indicado para avaliar o resultado de nitrito positivo é o urologista, que irá identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Urologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Tratamento para nitrito positivo

O tratamento para nitrito positivo no exame de urina deve ser orientado por um urologista e, normalmente, é feito com o uso de antibióticos, como Amoxicilina ou Ciprofloxacino, durante 3, 7, 10 ou 14 dias, dependendo do remédio utilizado, da dose e da gravidade da infecção.

No entanto, quando existe apenas alterações no exame de urina, sem sintomas, o tratamento pode não ser necessário, uma vez que o organismo pode ser capaz de combater a infecção. Nestes casos, o médico irá marcar um novo exame de urina para avaliar a evolução da infecção.

Já no caso de nitrito positivo na gravidez, a mulher deve consultar o ginecologista ou o obstetra para iniciar o tratamento com o antibiótico mais indicado para a gestação, como Cefalexina ou Ampicilina, uma vez que existe maior risco de desenvolver uma infecção nos rins. Veja como é feito o tratamento para infecção urinária na gravidez.