O Molusco contagioso é uma doença infecciosa, causada pelo vírus poxvírus, que afeta a pele, levando ao surgimento de pequenas manchas ou bolhas peroladas, da cor da pele e indolores, em qualquer parte do corpo, à exceção das palmas das mãos e dos pés.
Geralmente, o molusco contagioso surge em crianças, podendo ser transmitido em piscinas, por exemplo, mas também pode afetar adultos com o sistema imune enfraquecido, através do contato direto com um paciente infetado ou através do contato íntimo, sendo por isso considerada uma doença sexualmente transmissível.
O molusco contagioso tem cura, não necessitando de tratamento nas crianças ou em adultos com sistema imune saudável. No entanto, em alguns casos, ou mesmo em pacientes imunodeprimidos, o dermatologista pode recomendar o uso de pomadas ou a crioterapia, por exemplo.
Fotos do molusco contagioso


Como é feito o tratamento
O tratamento para molusco contagioso deve ser orientado por um dermatologista ou por um pediatra, no caso da criança, uma vez que em muitos casos não é necessário qualquer tipo de tratamento para a cura, que se dá geralmente em cerca de 3 a 4 meses.
Porém, nos casos em que é recomendado tratamento, principalmente em adultos, para evitar o contágio, o médico pode optar por:
- Pomadas: com ácido tricloroacético, combinação de ácido salicílico e ácido lático ou hidróxido de potássio;
- Crioterapia: aplicação de frio sobre as bolhas, congelando-as e removendo-as;
- Curetagem: o médico retira as bolhas com um utensílio semelhante a um bisturi;
- Laser: destrói as células das bolhas, ajudando a reduzir o seu tamanho.
A escolha do método de tratamento deverá ser individualizada para cada paciente.
Quais os sintomas
O principal sintoma do molusco contagioso é o surgimento de bolhas ou manchas na pele com as seguintes características:
- Pequenas, com um diâmetro entre 2 mm e 5 mm;
- Apresentam um ponto mais escuro no centro;
- Podem surgir em qualquer região do corpo, exceto nas palmas das mãos e dos pés;
- Geralmente peroladas e da cor da pele, mas podem ficar vermelhas e inflamadas.
As crianças que têm pele atópica ou algum tipo de lesão ou fragilidade na pele são mais suscetíveis de serem infectadas.