Dermatoscopia: o que é, como é feita e para que serve

Dermatologista
dezembro 2022
  1. Para que serve
  2. Como é feita
  3. Dermatoscopia digital

A dermatoscopia é um tipo de exame dermatológico não invasivo que tem como objetivo analisar a pele de forma mais detalhada, sendo útil na investigação e diagnóstico de alterações, como câncer de pele, ceratose, hemangioma e dermatofibroma, por exemplo.

Essa análise detalhada é possível por meio da utilização de um aparelho, o dermatoscópio, que faz incidir uma luz sobre a pele e tem uma lente que permite observar a pele com mais detalhe, já que tem um poder de ampliação de cerca de 6 a 400 vezes o tamanho real.

A partir da realização da dermatoscopia, o dermatologista é capaz de avaliar com mais detalhes as alterações da pele, sendo então possível indicar o tratamento mais adequado para a situação, caso seja necessário.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A dermatoscopia serve para avaliar com mais detalhes alterações na pele que podem ser sugestivas de malignidade, como:

  • Manchas na pele que podem ser sugestivas de melanoma;
  • Ceratose seborreica;
  • Hemangioma;
  • Dermatofibroma;
  • Sinais;
  • Lesões causadas possivelmente por infecções, como no caso da leishmaniose e HPV

Como a dermatoscopia promove a ampliação da pele, em alguns casos, principalmente nos casos em que é verificada a presença de lesões pigmentadas, pode ser observada a gravidade da alteração e a presença de infiltrações. Assim, o médico pode indicar o tratamento precoce para a situação ao mesmo tempo que espera o resultado de outros exames que podem ter sido solicitados, como a biópsia de pele, por exemplo. Veja para que serve e como é feita a biópsia de pele.

Como é feita

A dermatoscopia é um exame não invasivo realizado pelo dermatologista, em que é utilizado um aparelho que permite a ampliação da pele em até 400x, sendo então possível observar a estrutura mais interna da pele e fazer uma avaliação mais detalhada da possível alteração. O aparelho utilizado recebe o nome de dermatoscópio, é colocado diretamente sobre a lesão e emite um feixe de luz para que as lesões possam ser observadas. 

Dermatoscopia digital

A dermatoscopia digital é semelhante à dermatoscopia convencional, no entanto o dermatoscópio é ligado máquinas fotográficas digitais ou computadores para que sejam recolhidas imagens durante o exame, que serão armazenadas, podendo ser consultadas pelo dermatologista, ajudando a avaliar a evolução da alteração.

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcela Lemos - Biomédica. Atualizado e revisto clinicamente por Dr. Leonardo Rotolo Araújo - Dermatologista, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PARANÁ. 2018. Disponível em: <https://sistemas.cfm.org.br/normas/arquivos/pareceres/PR/2018/2700_2018.pdf>. Acesso em 10 out 2022
  • REZZE, Gisele G.; SÁ, Bianca C. S.; NEVES, Rogério Izar. Dermatoscopia: o método de análise de padrões. An Bras Dermatol. 3 ed; 261-268, 2006
Mostrar bibliografia completa
  • JUNIOR, Walter Belda et. al.. Tratado de dermatologia. 2. São Paulo: Atheneu, 2014. 99-106.
Revisão clínica:
Dr. Leonardo Rotolo Araújo
Dermatologista
Dermatologista, graduado pela Unisul, com CRM-RJ 100411-5 e membro da SBD e SBCD. Coordenador da Dermatologia do Hospital Caxias D'Or.