Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Modafinil: Remédio para ficar acordado mais tempo

Modafinil é o princípio ativo de um remédio usado para se manter acordado por mais tempo e com melhor concentração, sendo indicado para combater o excesso de sonolência provocado por doenças como a narcolepsia.

Este remédio atua no Sistema Nervoso Central, excitando áreas do cérebro responsáveis pela vigília, inibindo o sono. A Modafilina, pode ser comprada em farmácias convencionais com o nome comercial de Provigil, Vigil, Modiodal ou Stavigile, sob a forma de comprimidos.

Preço 

O preço do Modafinil é de aproximadamente 130 reais, dependendo da quantidade de comprimidos na caixa do produto, mas só pode ser comprado com receita médica.

Para que serve

O Modafinil está indicado no tratamento de sonolência excessiva associada a doenças como narcolepsia, onde a pessoa dorme mesmo durante uma conversa ou durante uma reunião de trabalho, por exemplo, embora também possa ser usado no tratamento da apneia obstrutiva do sono, hipersonia idiopática, distúrbios do sono causado por turnos. Seu uso deve ser feito somente sob orientação médica.

Este medicamento também é conhecido como pílula da inteligência por ser usado por estudantes que estão se preparando para concursos, mas ele nunca foi testado nestas condições e por isso não se sabe a sua segurança em pessoas saudáveis. Além disso, tem graves efeitos colaterais, vicia e causa doping, por isso se precisa melhorar a memória e a concentração, existem outras alternativas mais seguras. Veja alguns exemplos de remédios para memória e concentração

Como usar

O modo de uso do Modafinil consiste na ingestão de 1 comprimido de 200 mg, uma vez por dia, ou 2 comprimidos de 100mg por dia, podendo ser tomado ao acordar e depois ao meio dia.  Para pessoas com mais de 65 anos a dose máxima deve ser 100mg, em 2 doses de 50mg cada.

Este remédio começa a fazer efeito cerca de 1 a 2 horas após a ingestão, com duração de 8 a 9 horas.

Efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns do Modafinil incluem dor de cabeça, infecção do trato respiratório superior, náuseas, vômitos, nervosismo, ansiedade ou insônia. Também são relatados casos de comportamento agressivo e pensamentos suicidas.

Seu uso a longo prazo pode causar vício, dependência e doping.

Em caso de reação alérgica a este medicamento, podem surgir sintomas como manchas na pele, coceira no corpo, feridas na pele, bolhas na pele ou na boca, inchaço nos lábios, olhos ou garganta, falta de ar, dificuldade para engolir ou rouquidão, deve ir ao pronto-socorro imediatamente. 

Quando não usar

O Modafinil está contraindicado durante a gravidez e para pessoas que tenham pressão alta descontrolada, ou que estejam em tratamento de arritmia cardíaca. Também é contraindicado em caso de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Durante o uso deste medicamento não se deve consumir bebidas alcoólicas. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...