Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Miosite

A miosite é uma inflamação dos músculos que causa o seu enfraquecimento, provocando sintomas como dor muscular, fraqueza muscular e aumento da sensibilidade dos músculos, o que leva à dificuldade em realizar algumas tarefas como subir escadas, levantar os braços, ficar de pé, caminhar ou levantar uma cadeira, por exemplo.

A miosite pode afetar qualquer região do corpo e, em alguns casos, o problema resolve-se com o tratamento que geralmente envolve o uso de remédios e exercícios para manter a força muscular. Porém, em outros casos, a miosite é um problema crônico, que dura toda a vida, mas que pode ser aliviada com o tratamento.

Tipos de miosite

A miosite pode-se dividir em vários tipos, de acordo com a sua causa. Alguns tipos de miosite podem ser:

Miosite ossificante

A miosite ossificante progressiva, também chamada de fibrodisplasia ossificante progressiva, é uma doença genética rara na qual os músculos, ligamentos e tendões vão gradualmente transformar-se em osso, geralmente devido a traumas como quebras de osso ou lesão muscular.

Os sintomas da miosite ossificante incluem a perda dos movimentos nas articulações afetadas pela doença, levando à incapacidade de abrir a boca, dor, surdez ou dificuldades em respirar e o seu tratamento geralmente inclui o uso de corticoides para aliviar os sintomas, pois não a miosite ossificante progressiva não tem cura.

Miosite infantil

A miosite infantil atinge crianças entre os 5 e 15 anos e causa fraqueza muscular, lesões avermelhadas na pele e dor generalizada, que leva a dificuldade em subir escadas, vestir-se ou pentear cabelos ou dificuldade em engolir.

O tratamento da miosite infantil é o uso de medicamentos corticoides e imunossupressores, assim como prática de exercício físico para ajudar e manter força muscular da criança.

Miosite infecciosa

A miosite infecciosa é provocada por uma infecção como gripe ou triquinose, por exemplo, que ocorre pela ingestão de carne de porco ou de animais selvagens crua ou mal cozida, causando sintomas como dores musculares, fraqueza muscular e no caso da gripe, coriza e febre.

O tratamento da miosite infecciosa faz-se com o tratamento da doença que está a causar a inflamação dos músculos, no entanto, o médico também pode prescrever remédios corticoides como a Prednisona para reduzir a inflamação mais rapidamente.

Miosite viral aguda

A miosite viral aguda é um tipo de raro da doença que torna os músculos inflamados, enfraquecidos e dolorosos. O vírus do HIV e das gripes comuns podem causar esta infecção muscular. Os sintomas deste tipo de miosite se desenvolvem rapidamente e o paciente pode inclusive ficar incapaz de sair da cama com tanta dor e fraqueza durante a infecção.

O tratamento da miosite viral aguda consiste no uso de medicamentos antivirais, líquidos para evitar a desidratação, esteroides para reduzir a inflamação e um longo período de repouso.

Sintomas da miosite

Os sintomas da miosite incluem:

  • Fraqueza muscular;
  • Dor muscular;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Irritação;
  • Perda de voz ou voz anasalada.

Na presença destes sintomas, o indivíduo deve ir ao reumatologista para ele fazer o diagnóstico da doença e orientar o tratamento da miosite, de acordo com a sua causa.

Tratamento da miosite

O tratamento da miosite pode variar de pessoa para pessoa de acordo com os sintomas que apresenta e a causa de miosite. Porém, as opções de tratamento incluem:

  • Remédios específicos de acordo com a causa como imunossupressores, corticoides, antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos;
  • Terapia física e de reabilitação orientado por um fisioterapeuta;
  • Exercício físico regular para manter a resistência muscular, tônus e flexibilidade.

Nos casos de miosite crônica, que não tem cura, o tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas do paciente, melhorando a sua qualidade de vida.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...