O que é Microbioma Humano

Atualizado em novembro 2023

Microbioma é o conjunto de todos os microrganismos presentes naturalmente no corpo, podendo ser encontrados no intestino, na vagina, na pele, na cavidade oral e nasal, por exemplo.

O microbioma pode variar pode variar de uma pessoa para outra e ajuda a proteger o organismo contra outros microrganismos que causam doenças, já que favorecem o funcionamento do desenvolvimento do sistema imunológico. As pessoas adquirem a microbiota no momento do nascimento e a composição inicial depende da via de nascimento, ou seja, se foi um parto vaginal ou por cesárea.

A microbiota é dinâmica e pode ter variações ao longo do tempo devido a fatores ambientais, como o exercício, a alimentação, os medicamentos e outras exposições.

Imagem ilustrativa número 1

Diferença entre microbioma e microbiota

O microbioma é a comunidade de diversos microrganismos que são encontrados no corpo humano e que interagem entre si, podendo ser afetado por condições ambientais.

A microbiota é a comunidade de microrganismos que são encontrados em um local específico do corpo, como é o caso da microbiota intestinal ou vaginal, por exemplo.

Composição do microbioma humano

De acordo com o local, o microbioma pode ser classificado em:

1. Microbiota intestinal

As bactérias da microbiota intestinal são encontradas na mucosa do trato gastrointestinal, pois é o local em que estão as fontes de nutrientes necessárias para o seu desenvolvimento. O grupo de bactérias que formam a microbiota intestinal são actinobactérias, firmicutes, bacteroidetes, proteobactérias e fusobactérias.

Para manter a saúde da microbiota intestinal, é importante ter uma alimentação variada e saudável, devendo conter alimentos prebióticos, que são substâncias presentes em alguns alimentos como banana, cebola e o mel, que serve de substrato para alguns microrganismos presentes no intestino, e probióticos, que são microrganismos vivos que, em quantidades adequadas, ajudam a aumentar as defesas do organismo e a prevenir doenças infecciosas e inflamatórias.

Quando há um desequilíbrio da microbiota normal do intestino, pode resultar em uma condição chamada disbiose, que pode causar sintomas como gases, arrotos e dor abdominal. Entenda o que é a disbiose.

2. Microbiota vaginal

A microbiota vaginal são os microrganismos que podem ser encontrados naturalmente na vagina, havendo maior quantidade de Lactobacillus e Streptococcus. Esses microrganismos podem variar de acordo com o ciclo menstrual e durante toda a vida da mulher.

Esses microrganismos ajudam a manter o pH vaginal, evitando que os microrganismos patogênicos proliferem e fiquem aderidos na parede da vagina, diminuindo o risco de infecções ou problemas vaginais.

Quando a microbiota vaginal está alterada podem surgir infecções, como a candidíase ou vaginose bacteriana, que podem ter como sintomas coceira, corrimento vaginal com cheiro e ardor ao urinar. As alterações podem acontecer devido a diversos fatores, como atividade sexual, duchas vaginais, higiene íntima e estresse crônico.

3. Microbiota da pele

A microbiota da pele, também chamada de microbiota cutânea, é formada por microrganismos que participam ativamente na formação da barreira e proteção da pele. Quando a barreira da pele se rompe ou quando há alteração no equilíbrio da microbiota, pode haver o desenvolvimento de doenças sistêmicas.

Os microrganismos que podem ser encontrados na pele variam de acordo com a região: nas regiões sebáceas, predominam a Propionibacterium sp. e nos lugares úmidos, Staphylococcus e Corynebacterium. Os fungos do gênero Malassezia predominam nas regiões centrais do corpo e nos braços, enquanto que no pé há uma combinação de diversos microrganismos, como Malassezia spp., Aspergillus spp., Cryptococcus spp., Rhodotorula spp., Epicoccum spp., entre outros.

4. Microbiota oral

Os microrganismos que compõem a microbiota oral são encontrados na superfície dos dentes e nos tecidos da mucosa da boca. Alguns microrganismos que podem ser encontrados na boca são Firmicutes, Fusobacteria, Proteobacteria, Actinobacteria, Bacteroidetes, Chlamydiae, entre outros.

5. Microbiota respiratória

A microbiota respiratória é formada por microrganismos encontrados naturalmente nas fossas nasais, faringe e laringe, sendo encontradas na mucosa para proteger o local de outros microrganismos patogênicos.

Os principais gêneros de bactérias encontrados na microbiota respiratória são Firmicutes, Actinobacteria, Bacteroidetes, Proteobacteria e Fusobacteria.