Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Miastenia grave

A miastenia grave, ou miastenia gravis, é uma doença auto-imune que provoca fraqueza muscular progressiva, sendo mais comum nas mulheres e normalmente começa entre os 20 e os 40 anos de idade. Os sintomas da miastenia grave podem começar subitamente, mas geralmente eles vão surgindo e piorando aos poucos.

As causas da miastenia grave estão relacionadas a uma alteração no sistema imune que faz com que anticorpos ataquem determinadas estruturais fundamentais para o controle dos músculos. Essa doença não tem uma cura definitiva mas o tratamento pode melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

A miastenia gravis não é exatamente o mesmo que a miastenia congênita, que geralmente é diagnosticada na infância. 

Sintomas da miastenia grave

Os sintomas iniciais mais comuns da miastenia grave são:

  • Fraqueza da pálpebra e dificuldade para abrir os olhos ou piscar;
  • Fraqueza dos músculos dos olhos, que leva ao estrabismo e a visão dupla e
  • Cansaço muscular excessivo após exercício ou esforço físico.

Com o avançar da doença, os sintomas se agravam e incluem:

  • Fraqueza dos músculos do pescoço que deixam a cabeça pendida para frente ou para o lado;
  • Dificuldade para subir escadas, levantar os braços, escrever;
  • Dificuldade para falar e para engolir os alimentos;
  • Fraqueza dos braços e das pernas, que varia de intensidade ao longo de horas ou dias.

Nos episódios graves, os pacientes podem apresentar um comprometimento dos músculos respiratórios, condição denominada crise miastênica, que é grave e pode levar a morte se não for devidamente tratada.

Os sintomas podem piorar quando o indivíduo realiza algum esforço físico, é exposto ao calor, está sob estresse ou ansiedade, encontra-se doente ou quando toma tranquilizantes ou antibióticos.

Tratamento para Miastenia Gravis

Miastenia grave

O tratamento para miastenia grave consiste no uso de remédios que melhoram a eficiência dos receptores, permitindo um maior controle dos músculos, e na realização de uma cirurgia para retirada do timo, que em alguns casos pode melhorar a qualidade de vida do paciente.

Outros remédios que também podem ser usados são os que diminuem a ação do sistema imune, mas que deixam o indivíduo mais propenso a doenças e o uso de esteróides para fortalecer os músculos. Os nomes dos remédios que podem ser usados na miastenia grave são: piridostigmina, prednisona, azatioprina, ciclosporina, ciclofosfamida e imunoglobulina humana.

A fisioterapia motora e respiratória também são indicadas no tratamento da miastenia grave com o objetivo de fortalecer os músculos, melhorar a amplitude dos movimentos, a respiração e prevenir infecções respiratórias.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...