Metatarsalgia: o que é, sintomas, causas e tratamento

A metatarsalgia é a dor que afeta a parte da frente dos pés, composta pelos ossos metatarsais, que são pequenos ossos que formam a os dedos e o peito do pé. Dessa forma, é possível que a pessoa sinta dor ao caminhar ou quando fica em pé por muito tempo, podendo também ser notada deformação no pé e presença de calos.

A metatarsalgia pode ter diversas causas, que incluem o uso de saltos e sapatos inapropriados para os pés, exercícios de alto impacto, excesso de peso ou deformidades nos pés, como pé cavo ou joanete. 

A metatarsalgia tem cura, e o tratamento é feito com exercícios de fisioterapia para melhorar o apoio e a mobilidade dos pés, além do uso de palmilhas ortopédicas para acomodar e  aliviar a dor ao andar. A consulta ao ortopedista é importante, principalmente em caso de dor persistente, pois assim é possível fazer uma avaliação mais aprofundada da causa e ser orientado o melhor tratamento, que pode ser por meio de remédios e sessões de fisioterapia.

Metatarsalgia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sintomas de metatarsalgia

O principal sintoma de metatarsalgia é a dor na sola dos pés, que geralmente piora ao fazer caminhadas ou permanecer de pé por muito tempo. Em alguns casos, é possível observar deformação nos pés, o que pode tornar a dor ainda mais intensa, além de dificultar a realização de atividades do dia a dia.

Além disso, algumas pessoas com metatarsalgia podem apresentar calosidades no peito do pé, demonstrando as áreas que sofrem de maior pressão. Além disso, podem ser observados desvios ou alterações no formato dos pés, como desvio dos dedos ou saliências ósseas. 

Principais causas

A metatarsalgia costuma surgir quando há uma irritação das articulações, tendões ou nervos que sustentam os metatarsos, e pode ser provocada por:

  • Uso de salto alto ou sapatos de bico fino, pois tendem a aumentar a pressão nos metatarsos;
  • Deformidade nos pés, como pé cavo ou alterações no formato dos dedos, como no joanete;
  • Excesso de peso, que provoca maior sobrecarga sobre os ossos dos pés;
  • Doenças neurológicas que afetam os nervos dos pés, como o Neuroma de Morton. Entenda o que é e como identificar o neuroma de Morton;
  • Realização de atividades físicas de alto impacto ou por muitas horas, como corridas de longas distâncias, especialmente quando não há uma orientação adequada, que levam a uma sobrecarga dos metatarsos;
  • Desenvolvimento de uma artrite ou artrose nos metatarsos, devido ao desgaste ósseo relacionado à idade ou inflamações por alterações na imunidade.

É importante que a causa da metatarsalgia seja identificada para que o tratamento mais adequado possa ser iniciado, evitando maiores deformidades nos pés.

Como é o diagnóstico

O diagnóstico da metatarsalgia deve ser feito pelo ortopedista a partir da avaliação dos sintomas e da presença de alterações nos pés. Além disso, é normalmente indicada a realização de exames de imagem, como o raio-X, e a podoscopia, que tem como objetivo identificar o formato dos pés e, assim, avaliar quais são os locais de maior pressão durante a caminhada e quando se está de pé. Dessa forma, é possível verificar o grau da metatarsalgia e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado.

Como é feito o tratamento

O tratamento da metatarsalgia é feito conforme a orientação do ortopedista, podendo ser recomendado:

  • Tomar remédios anti-inflamatórios, como Diclofenaco ou Cetoprofeno, por exemplo, que são indicados pelo médico para aliviar a dor e o desconforto;
  • Realizar fisioterapia, com exercícios para melhorar o apoio e mobilidade dos pés, além de treinar força e equilíbrio, ajudando a corrigir a pisada.
  • Preferir usar calçados confortáveis e adaptados, evitando-se os saltos ou sapatos apertados;
  • Utilizar palmilhas ortopédicas sob medida, que ajudam a acomodar os pés e reduzir a sobrecarga sobre os metatarsos;

Já o tratamento com cirurgia pode ser indicado pelo ortopedista quando os tratamentos anteriores não surtiram efeito, especialmente quando há muita deformidade ou excesso de rigidez nos metatarsos.. 

Opções de tratamento caseiro

Para aliviar a metatarsalgia, um ótimo remédio caseiro é rolar uma garrafa ou bolinhas de gude sob os pés, em movimentos de vai-e-volta, fazendo uma espécie da massagem na sola do pé, sendo uma boa forma de relaxar os músculos e aliviar as tensões na região.

Além disso, fazer um escalda pés com água quente, porém com cuidado para não se queimar, durante 20 a 30 minutos, além deitar com os pés para cima ou massagear os pés com óleos essenciais também são boas formas de aliviar o desconforto. Veja mais dicas de como aliviar as dores nos pés

Confira mais formas de relaxar os músculos da sola dos pés no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: