Até quando os seios crescem?

“Tenho 17 anos, mas acho meus seios muito pequenos e queria saber se eles vão crescer ainda. Até quando os seios crescem?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Pediatra perto de você

Os seios crescem em média até os 15 anos de idade, mas podem continuar se desenvolvendo até os 19 anos para algumas mulheres, dependendo da idade em que se teve o início da puberdade, fatores genéticos e hormonais.

A puberdade normalmente começa entre os 8 e 13 anos nas mulheres e o início do desenvolvimento de mamas, chamado de telarca, é o seu primeiro sinal nas meninas. Depois disso, pode demorar até 6 anos para que as mamas atinjam seu estágio final de desenvolvimento. Entenda melhor o que é a puberdade e as mudanças no corpo.

No entanto, o corpo da mulher, incluindo os seios, pode continuar passando por modificações mesmo após este período devido a variações no peso, alterações hormonais do ciclo menstrual ou gravidez, por exemplo.

Caso você suspeite de alguma alteração no seu desenvolvimento puberal, o ideal é consultar um hebiatra (pediatra especializado em medicina do adolescente) para verificar se o seu desenvolvimento está adequado e saber as possíveis opções de tratamento, caso indicado.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Pediatra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Até que idade o homem cresce?

O homem cresce até por volta dos 18-20 anos, mas o processo de crescimento depende de vários fatores e, por isso, não deve ser generalizado. Veja quais os fatores que podem influenciar o crescimento do homem e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Até que idade uma pessoa cresce?

A pessoa normalmente cresce até o final da puberdade, sendo que a idade pode variar entre homens e mulheres. Entenda melhor até que idade a pessoa cresce.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Atenolol serve para ansiedade?

Entenda se o atenolol pode ser usado para o tratamento da ansiedade e saiba qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que fazer quando a pressão está 17x10?

Nos casos em que a pressão está 17x10a, o primeiro passo é ficar em repouso, em um local calmo. No entanto, se existirem sintomas, pode ser recomendado ir ao hospital. Entenda melhor o que fazer quando a pressão está 17x10.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Atestado de comparecimento abona falta?

O atestado de comparecimento nem sempre abona a falta ao trabalho. Entenda melhor se o atestado de comparecimento abona falta e para que serve.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que significa CID no atestado médico?

CID significa “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde”. Entenda melhor o que significa CID no atestado médico e porque é utilizado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Dor nos seios: 11 principais causas (e o que fazer)

Dor nos seios: 11 principais causas (e o que fazer)

A dor nos seios pode ser causada por alterações hormonais comuns relacionadas com a TPM, menstruação ou menopausa, mas em alguns casos pode estar relacionada com outras situações mais graves como mastite, cistos no seio, ou até câncer. Conheça as principais causas de dor nos seios e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Coceira nos seios: 7 principais causas (e o que fazer)

Coceira nos seios: 7 principais causas (e o que fazer)

A presença de coceira nos seios é um sintoma relativamente comum que, na maioria dos casos, é apenas provocada pelo ressecamento da pele ou uma alergia. No entanto, também pode ser um sinal de infecções ou doenças de pele. Confira as principais causas de coceira nos seios e o que fazer em cada caso.

Imagem ilustrativa do artigo 6 alterações dos seios na gravidez (e o que fazer)

6 alterações dos seios na gravidez (e o que fazer)

Na gravidez os seios mudam para se prepararem para a amamentação, ficando maiores, mais pesados e doloridos. Além disso, a auréola fica mais escura e sensível e as veias mais salientes. Confira as alterações dos seios mais comuns na gravidez e o que fazer em cada caso.

Imagem ilustrativa do artigo Como aumentar os seios naturalmente

Como aumentar os seios naturalmente

Para aumentar os seios de forma natural e sem cirurgias, boas opções são fazer exercícios para os músculos peitorais, junto com uma alimentação rica em proteínas, que ajudam a aumentar um pouco os seios, deixar mais firmes e com melhor aparência. Confira todas as opções de como aumentar os seios naturalmente.

Imagem ilustrativa do artigo Como acabar com a flacidez dos seios

Como acabar com a flacidez dos seios

A flacidez da mama pode ser combatida com uso de cremes, sutiãs especiais, além de procedimentos estéticos e cirurgia plástica. Confira outras opções para acabar com a flacidez dos seios.

Imagem ilustrativa do artigo 3 formas para diminuir os seios sem cirurgia

3 formas para diminuir os seios sem cirurgia

Usar um sutiã que diminui o volume do peito, manter o peso sob controle e fazer exercícios são algumas dicas simples que podem ser feitas em casa para diminuir o tamanho dos seios e deixá-los mais firmes. Veja o que fazer para dar um aspecto menor aos seios, sem precisar de cirurgia.

Imagem ilustrativa do artigo Crescimento das mamas na gravidez

Crescimento das mamas na gravidez

O crescimento das mamas na gravidez começa por volta da 6ª-8ª semana de gestação. Veja porque isto acontece, que outras alterações pode ter nos seios e o que fazer para diminuir o desconforto.

Imagem ilustrativa do artigo 9 dicas para aumentar a produção de leite materno

9 dicas para aumentar a produção de leite materno

Para aumentar a produção de leite materno, é recomendado que a mulher beba 3 a 4 litros de líquidos, tenha uma alimentação saudável, amamente em livre demanda e faça massagem nos seios. Confira outras dicas para aumentar a produção de leite.