Até que idade o homem cresce?

“Meu filho tem 14 anos e parece estar crescendo menos que seus amiguinhos. Estou um pouco preocupada, até que idade é suposto o homem crescer?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Pediatra perto de você

O homem cresce até por volta dos 18-20 anos, mas o processo de crescimento depende de vários fatores e, por isso, não deve ser generalizado.

É considerado que o crescimento termina quando o ocorre o fechamento de todas as cartilagens ósseas. Esse processo não necessariamente coincide com a idade cronológica, mas a maioria dos rapazes atinge esse fechamento por volta dos 20 anos.

Embora a estatura do homem seja 80% determinada pela altura dos pais, a altura final também depende de fatores genéticos e fatores ambientais, como:

  • Nutrição: para que uma criança e jovem cresça e se desenvolva adequadamente é essencial que tenha uma alimentação saudável e rica em nutrientes.
  • Doenças crônicas: algumas doenças e condições crônicas como obesidade, hiperplasia adrenal congênita, hipertireoidismo, hipotireoidismo e/ou excesso de glicocorticoides, podem interferir diretamente na idade óssea, interferindo no crescimento;
  • Sono: a qualidade do sono também é essencial para que a criança consiga crescer de forma saudável. Crianças que apresentam baixa qualidade do sono e dormem pouco, têm tendência a crescer menos.
  • Atividade física: embora a prática esportiva não interfira diretamente na estatura de crianças e jovens, é sabido que atividade física, de moderada intensidade, pode melhorar a densidade óssea e contribuir para uma vida mais saudável.

Caso tenha dúvidas sobre o crescimento do seu filho, recomendamos que consulte o pediatra. Esse é o especialista mais indicado para identificar problemas do crescimento e recomendar algum tipo de tratamento, se necessário.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (4 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Pediatra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.