Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como cuidar dos seios durante a gravidez

​Os cuidados com os seios durante a gravidez devem ser iniciados logo que a mulher souber que está grávida e têm como objetivo diminuir a dor e o desconforto devido ao seu crescimento, preparar os seios para a amamentação e prevenir o aparecimento de estrias.

No decorrer da gravidez os seios se modificam para se prepararem para a amamentação, ficando maiores, mais pesados e doloridos. Além disso, a aréola fica mais escura e sensível e as veias dos seios ficam mais salientes, sendo importante ter vários cuidados, como usar um sutiã de sustentação ou massagear os seios, por exemplo. 

O que fazer para aliviar a dor dos seios

Para aliviar a dor dos seios durante a gravidez, uma ótima solução é usar um sutiã de sustentação durante o dia e a noite, pois o sutiã ajuda a suportar o peso e o volume dos seios, alivia a dor e garante o conforto da grávida.

Sutiã de sustentaçãoSutiã de sustentação
Sutiã de amamentaçãoSutiã de amamentação

O sutiã deve ser, preferencialmente, de algodão, ter alças largas, sustentar bem os seios, não ter ferro e é importante que, à medida que os seios crescerem, a grávida aumente o tamanho do sutiã. A partir do terceiro trimestre, a gestante poderá usar um sutiã de amamentação para se habituar, pois deverá usá-lo depois do bebê nascer.

O que fazer para preparar os seios para a amamentação

Para preparar os seios para a amamentação, a grávida deve:

  • Tomar 15 minutos de sol por dia nos mamilos: A gestante deve tomar sol até às 10h ou depois das 16h, colocando filtro solar nos seios, exceto nas aréolas e nos mamilos, ajudando a prevenir as rachaduras nos mamilos e a tornar a pele mais resistente a fissuras durante a amamentação. Uma ótima alternativa para as gestantes que não podem tomar sol é usar uma lâmpada de 40W a 30 cm de distância dos mamilos;
  • Lavar os mamilos e as aréolas apenas com água: a grávida deve evitar produtos de higiene, como sabonetes, pois retiram a hidratação natural dos mamilos, aumentado o risco de rachaduras nos mamilos;
  • Deixar os mamilos expostos ao ar o máximo de tempo possível: é importante pois assim a pele fica mais íntegra e saudável, prevenindo fissuras e infecções fúngicas que podem surgir na amamentação.
Como cuidar dos seios durante a gravidez
Como cuidar dos seios durante a gravidez

Uma outra dica para preparar os seios para a amamentação é massagear os seios 1 ou 2 vezes por dia, a partir do 4º mês de gestação, pois a massagem ajuda a deixar o mamilo mais saliente para a amamentação, facilitando a sucção do leite pelo bebê.

Para fazer a massagem, basta segurar no seio com as duas mãos, uma em cada lado, e fazer pressão da base até ao mamilo, cerca de 5 vezes, e depois repetir, mas com uma mão em cima e outra embaixo do seio, como mostra a imagem.

O que não fazer aos seios durante a gravidez

Durante a gravidez a mulher não deve:

  • Aplicar cremes, pomadas, sabonete ou outros produtos de cosmética na aréola ou mamilo;
  • Esfregar os mamilos com esponja, bucha ou toalha;
  • Extrair o leite chamado colostro que pode começar saindo antes do parto, manualmente ou com bomba.

Estas medidas não devem ser feitas porque não tornam os mamilos mais resistentes nem os protege, retirandof a camada protetora do seio e aumentam o risco de lesões.

O que fazer para evitar as estrias nos seios

Para evitar as estrias nos seios durante a gravidez, a gestante deve passar um creme para estrias nos seios, no mínimo 2 vezes por dia, evitando passar na aréola ou mamilo.

As estrias na gravidez surgem devido às mudanças hormonais e ao estiramento rápido e excessivo da pele na gestação. O creme para estrias hidrata a pele, ajudando a prevenir e a tratar as estrias e pode ser indicado pelo dermatologista ou a grávida pode usar um creme caseiro. Saiba como fazer e usar este creme caseiro em: Tratamento caseiro para estrias.

O que fazer em caso de mamilos invertidos

Em caso de mamilos invertidos, ou seja, virados para dentro, a gestante deve tentar puxar os mamilos para fora, todos os dias, com a ajuda de uma seringa, de forma a prepará-los para a amamentação, como mostra a primeira imagem.

Uso da seringa para mamilos invertidosUso da seringa para mamilos invertidos
Massagem para mamilos invertidosMassagem para mamilos invertidos

Após usar a seringa, a grávida deve fazer uma massagem aos mamilos, segurando na extremidade e rodando-os como se estivesse aumentando o volume do rádio, como mostra a segunda imagem.

Outra opção para os mamilos invertidos são os corretores de mamilos, como o Niplette Corretor de Mamilos Invertidos da Avent, que têm a mesma função da seringa e que podem ser comprados em farmácias ou supermercados, assim como as conchas de base rígida para preparação do mamilo, como mostram as imagens.

Corretor de mamilosCorretor de mamilos
Concha rígidaConcha rígida

Saiba mais sobre o crescimento das mamas na gravidez.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...