É possível engravidar durante a menstruação?

fevereiro 2022

Embora seja raro, é possível engravidar quando se está na menstruação e se tem uma relação desprotegida, especialmente quando se tem um ciclo menstrual irregular ou quando o ciclo tem menos de 28 dias.

Num ciclo regular de 28 ou 30 dias essas chances são quase nulas porque, após o final do período menstrual ainda faltam entre 5 a 7 dias até que a ovulação aconteça, e os espermatozóides sobrevivem, no máximo, 5 dias dentro do corpo da mulher, não chegando a ter tempo suficiente para contatar com o óvulo liberado. Além disso, mesmo que ocorresse fecundação, o útero já não iria estar corretamente preparado para receber o óvulo fecundado e, por isso, as chances de engravidar continuariam sendo baixas.

Ainda assim, caso tenha ocorrido uma relação sexual desprotegida, a melhor forma de confirmar se se está grávida, ou não, é fazendo o teste de farmácia, que deve ser feito a partir do primeiro dia do atraso menstrual. Saiba mais sobre este tipo de teste e como é feito.

Porque é possível engravidar num ciclo curto ou irregular

Ao contrário do que acontece num ciclo regular de 28 ou 30 dias, a ovulação de um ciclo mais curto ou irregular pode acontecer em até 5 dias após o final da menstruação e, por isso, existem maiores chances de algum espermatozóide, que tenha sobrevivido, consiga chegar no óvulo, gerando uma gravidez.

Assim, idealmente, mulheres que têm um ciclo curto ou irregular devem utilizar sempre um método contraceptivo, caso não estejam tentando engravidar, mesmo durante a menstruação.

Quais as chances de engravidar antes ou depois da menstruação

As chances de engravidar são maiores quanto mais tarde ocorrer a relação desprotegida e, por isso, é mais fácil engravidar após a menstruação. Isso porque a relação ocorre mais perto da ovulação e, assim, os espermatozóides conseguem sobreviver tempo suficiente para fecundar o óvulo.

Já se o contato íntimo acontecer imediatamente antes do período menstrual as chances também são quase nulas, sendo ainda inferiores ao que acontece quando a mulher está menstruada.

Como evitar a gravidez

A forma mais segura de evitar uma gravidez indesejada é utilizando um método contraceptivo, sendo que os mais eficazes são:

  • Preservativo masculino ou feminino;
  • Pílula anticoncepcional;
  • DIU;
  • Implante;
  • Anticoncepcional injetável.

O casal deve selecionar o método que melhor se adapta às suas necessidades e manter seu uso enquanto não desejem engravidar, mesmo durante a menstruação. Veja uma lista mais completa dos métodos contraceptivos disponíveis e quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em fevereiro de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.