Em quanto tempo a cesárea cicatriza por dentro?

“Estou no quarto dia de cesárea e sinto ainda muita dor no abdômen, sensação de inchaço, é normal sentir isso? Quanto tempo demora para cicatrizar por dentro?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

A cesárea cicatriza em torno de 6 a 10 semanas após o parto. No entanto, este tempo pode variar um pouco, conforme o organismo de cada pessoa.

Os diferentes tecidos que são cortados na cirurgia cicatrizam em diferentes momentos. A pele costuma cicatrizar rapidamente e, por isso, os pontos costumam ser retirados 7 a 15 dias após a cirurgia, caso não haja nenhuma complicação. Já a parte do corpo que mais demora para concluir o seu processo de cicatrização é o útero.

Para que o processo de cicatrização e a recuperação da cesárea aconteça mais facilmente, algumas medidas são recomendadas:

  1. Cuidar da cicatriz: manter a região da cicatriz limpa e seca, lavando diariamente apenas com água e sabão neutro. É normal que haja alguma coceira ou desconforto nessa região até a cicatrização total, mas é importante evitar mexer ou coçar a região dos pontos para impedir o risco de inflamações ou infecções.
  2. Evitar levantar pesos ou realizar esforços físicos: nas primeiras semanas após a cesárea é importante evitar esforços desnecessários. Não levante nada mais pesado que o seu bebê e evite subir e descer escadas tanto quanto possível.
  3. Fazer pequenas caminhadas: é importante manter-se ativa, mas com cuidado nas primeiras semanas após o parto cesárea. Caminhar alguns minutos dentro de casa pode ajudar no controle de alguns sintomas como constipação ou gases.
  4. Manter-se hidratada e alimentar-se de forma saudável: beber bastante líquidos e comer alimentos nutritivos como legumes, verduras e frutas contribuirá para uma recuperação mais rápida.

Siga sempre as recomendações do seu médico e procure atendimento de um ginecologista se notar que a cicatrização não está acontecendo corretamente ou existirem sintomas, como dor forte, febre, barriga inchada, presença de vermelhidão ou secreção no local da cicatriz.

33% dos leitores acham este conteúdo útil (3 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.