É possível engravidar fora do período fértil?

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
maio 2022

O período fértil é o conjunto de dias durante os quais existe maior facilidade para engravidar. Assim, esses dias tanto podem ser usados por mulheres que estão querendo engravidar, para aumentar suas chances, ou evitados, por quem não deseja engravidar.

Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer, especialmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, a gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de falópio, não podendo ser fecundado.

Os dias com maior risco para engravidar de todo o ciclo são os 3 dias antes da ovulação, incluindo o dia da ovulação, já que é nesse período que o óvulo maduro é liberado dos ovários, podendo ser fecundado.

Quando é possível engravidar fora do período fértil

Em muitos casos, o período fértil é considerado entre os 3 dias antes e 3 dias após a ovulação e, por isso, se a mulher tiver relação nesses dias tem maiores chances de engravidar.

Porém, se existir relação em até 5 dias antes da ovulação, também pode haver fecundação, já que o espermatozoide, nas condições ideais, pode conseguir sobreviver por até 5 dias. No entanto, existem vários fatores que precisam acontecer para que a gestação se inicie e daí ser considerado que existe um baixo risco de engravidar.

Além disso, muitas mulheres não ovulam sempre no mesmo dia e, por isso, os dias férteis podem variar entre os ciclos. Assim, a melhor dica para quem não quer engravidar é utilizar outras formas de prevenção nos 5 dias antes da ovulação e nos 3 dias seguintes.

Já para quem está querendo engravidar, esse é o melhor período para tentar iniciar a gestação, tendo relações sexuais mais frequentes. Confira outras dicas para aumentar as chances de engravidar.

Como saber quando acontece a ovulação

Normalmente a ovulação acontece 14 dias antes da menstruação, o que, numa mulher com um ciclo de regular de 28 dias, também corresponde ao 14º dia do ciclo após a menstruação. No entanto, em mulheres com ciclo regular maior ou menor, o ideal é calcular o dia da ovulação 14 dias antes da data esperada para a menstruação.

Além disso, também existem alguns sintomas que podem surgir com a ovulação, mas que podem ser difíceis de identificar, como:

  • Ligeiro aumento da temperatura corporal;
  • Presença de um pequeno corrimento transparente e viscoso;
  • Aumento da libido.

Mulheres que têm um ciclo irregular têm maior dificuldade para saber com antecedência o período fértil e, por isso, caso não estejam tentando engravidar devem usar outras formas de prevenir a gravidez, como a pílula anticoncepcional ou o preservativo. Mulheres que tomam pílula não têm ovulação e, por isso, não têm risco de engravidar. Confira outros métodos que ajudam a evitar uma gravidez indesejada.

Se tem um ciclo regular, utilize a nossa calculadora online para saber quando deverá ser o seu período fértil:

Erro
Erro

Se não tiver um ciclo regular, veja como calcular o período fértil em caso de ciclo irregular.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em maio de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em setembro de 2020.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.