Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar a tabelinha para engravidar

A tabelinha é um método que ajuda a engravidar mais rápido, pois ajuda a descobrir quando é o período fértil, que é o período em que ocorre a ovulação e há mais chances do óvulo ser fecundado pelo espermatozoide, resultando em gravidez. Por outro lado, não é recomendado que a tabelinhas seja utilizada como forma de evitar a gravidez, pois para esse fim não é considerado 100% seguro e, por isso, devem ser utilizados outros métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional ou a camisinha, por exemplo.

Apesar da tabelinha ser interessante para saber qual o melhor momento do mês em que há maior probabilidade para engravidar, nem todas as mulheres possuem o ciclo menstrual regular e, por isso, pode ser mais difícil identificar o período fértil e, assim, utilizar a tabelinhas para engravidar.

Como usar a tabelinha para engravidar

Tabelinha online

O método da tabelinha consiste em identificar o período fértil, que corresponde ao período em que há ovulação, ou seja, período em que os ovários liberam os óvulos nas trompas para que sejam fecundados pelos espermatozoides e possa haver gravidez. Para saber qual o seu período fértil, basta inserir os dados na calculadora a seguir:

Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Como fazer minha própria tabelinha

Para fazer a sua própria tabelinha e ter sempre por perto, basta anotar em um calendário os dias da sua menstruação, para poder fazer as contas e saber exatamente quando deve ter relações.

Caso tenha um ciclo menstrual de 28 dias, marque seu primeiro dia de menstruação no calendário e conte 14 dias. A ovulação normalmente acontece 3 dias antes e 3 dias depois dessa data e, por isso, esse período pode ser considerado fértil.

Para que a tabelinha seja mais eficiente e considerada um método mais seguro, recomenda-se que a mulher anote num calendário todos os dias em que fica menstruada, durante, pelo menos, 1 ano, pois assim é possível verificar qual é a regularidade e duração média do ciclo menstrual.

Saiba mais sobre o período fértil.

Vantagens e desvantagens da tabelinha

As principais vantagens e desvantagens do método da tabelinha são:

VantagensDesvantagens
Não precisa de outro método contraceptivoNão é um método contraceptivo eficaz para evitar a gravidez, porque podem haver falhas
Faz a mulher conhecer melhor o seu próprio corpo Exige disciplina para anotar todos os meses os dias da menstruação
Não tem efeitos colaterais, como os medicamentosO contato íntimo não pode acontecer durante o período fértil para não engravidar 
É grátis e não interfere na fertilidadeNão protege contra doenças sexualmente transmissíveis

Além disso, o método da tabelinha para engravidar funciona melhor em mulheres que tenham um ciclo menstrual regular. No entanto, no caso das mulheres que possuem o ciclo menstrual mais irregular, têm dificuldade em identificar quando é o período fértil e, por isso, o método da tabelinha pode não ser tão eficaz.

Neste caso, pode-se recorrer ao teste de ovulação da farmácia, que indica quando a mulher está no seu período fértil. Conheça mais sobre o teste da ovulação e como é feito.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem