A tabelinha é um método que ajuda a engravidar mais rápido, pois ajuda a descobrir quando é o período fértil, que é o período em que ocorre a ovulação e há mais chances do óvulo ser fecundado pelo espermatozoide, resultando em gravidez. Por outro lado, não é recomendado que a tabelinhas seja utilizada como forma de evitar a gravidez, pois para esse fim não é considerado 100% seguro e, por isso, devem ser utilizados outros métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional ou a camisinha, por exemplo.
Apesar da tabelinha ser interessante para saber qual o melhor momento do mês em que há maior probabilidade para engravidar, nem todas as mulheres possuem o ciclo menstrual regular e, por isso, pode ser mais difícil identificar o período fértil e, assim, utilizar a tabelinhas para engravidar.

Tabelinha online
O método da tabelinha consiste em identificar o período fértil, que corresponde ao período em que há ovulação, ou seja, período em que os ovários liberam os óvulos nas trompas para que sejam fecundados pelos espermatozoides e possa haver gravidez. Para saber qual o seu período fértil, basta inserir os dados na calculadora a seguir:
Como fazer minha própria tabelinha
Para fazer a sua própria tabelinha e ter sempre por perto, basta anotar em um calendário os dias da sua menstruação, para poder fazer as contas e saber exatamente quando deve ter relações.
Caso tenha um ciclo menstrual de 28 dias, marque seu primeiro dia de menstruação no calendário e conte 14 dias. A ovulação normalmente acontece 3 dias antes e 3 dias depois dessa data e, por isso, esse período pode ser considerado fértil.
Para que a tabelinha seja mais eficiente e considerada um método mais seguro, recomenda-se que a mulher anote num calendário todos os dias em que fica menstruada, durante, pelo menos, 1 ano, pois assim é possível verificar qual é a regularidade e duração média do ciclo menstrual.
Saiba mais sobre o período fértil.
Vantagens e desvantagens da tabelinha
As principais vantagens e desvantagens do método da tabelinha são:
Vantagens | Desvantagens |
Não precisa de outro método contraceptivo | Não é um método contraceptivo eficaz para evitar a gravidez, porque podem haver falhas |
Faz a mulher conhecer melhor o seu próprio corpo | Exige disciplina para anotar todos os meses os dias da menstruação |
Não tem efeitos colaterais, como os medicamentos | O contato íntimo não pode acontecer durante o período fértil para não engravidar |
É grátis e não interfere na fertilidade | Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis |
Além disso, o método da tabelinha para engravidar funciona melhor em mulheres que tenham um ciclo menstrual regular. No entanto, no caso das mulheres que possuem o ciclo menstrual mais irregular, têm dificuldade em identificar quando é o período fértil e, por isso, o método da tabelinha pode não ser tão eficaz.
Neste caso, pode-se recorrer ao teste de ovulação da farmácia, que indica quando a mulher está no seu período fértil. Conheça mais sobre o teste da ovulação e como é feito.