Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba como usar a tabelinha para engravidar

A tabelinha é um método que ajuda a engravidar mais rápido, pois ela ajuda a descobrir quando é o período fértil, para que ao ter relações sexuais nesse período, a mulher consiga engravidar. No entanto, ela não deve ser usada para evitar a gravidez, porque é um método que não é 100% seguro e por isso nesse caso, o mais correto é usar outro tipo de método contraceptivo como a pílula ou a camisinha, por exemplo.

A tabelinha pode funcionar porque teoricamente a mulher é fértil e está pronta para engravidar nessa fase do mês, que corresponde a, pelo menos, 5 dias. Mas como nem toda mulher tem o ciclo menstrual tão regular, pode ser difícil saber exatamente quando será o seu próximo período fértil, mas em todo caso a tabelinha poderá ajudar a identificar quais são os dias em que vai estar com maiores chances para realmente conseguir engravidar.

Saiba como usar a tabelinha para engravidar

Tabelinha online

Se você está cansada ou não quer anotar nada, basta inserir aqui os seus dados que nós calculamos seu período fértil por ti: 

Erro
Erro
Imagem que indica que o site está carregando

Como fazer minha própria tabelinha

Para fazer a sua própria tabelinha e ter sempre por perto, basta anotar em um calendário os dias da sua menstruação, para poder fazer as contas e saber exatamente quando deve ter relações.

Caso tenha um ciclo menstrual de 28 dias, marque seu primeiro dia de menstruação no calendário e conte 14 dias. Nesta data, você estará no seu dia fértil. Mas, como esse dia pode variar devido a situações de stress, alterações hormonais e outros, deve-se considerar ter relações 2 dias antes e 2 dias depois do dia fértil, totalizando 5 dias, formando assim, o período fértil.

Se preferir, assista nesse vídeo, super rápido, como calcular o período fértil e como usar a tabelinha para engravidar:

Para que a tabelinha seja mais eficiente e um método mais seguro, recomenda-se que a mulher anote num calendário todos os dias em que fica menstruada, durante, pelo menos, 1 ano.

Qual a eficácia da tabelinha 

O método da tabelinha para engravidar funciona melhor em mulheres que tenham um ciclo menstrual regular. As mulheres que têm dificuldade em saber quando sua próxima menstruação virá, pois tem um ciclo muito variável, poderão encontrar uma maior dificuldade em engravidar, pela dificuldade de saber quando é seu período fértil. Neste caso, pode-se recorrer ao teste de ovulação da farmácia, que indica quando a mulher está no seu período fértil. Veja como fazer o teste de ovulação em: Teste de ovulação.

Vantagens e desvantagens da tabelinha 

VantagensDesvantagens
Não precisa de outro método contraceptivoNão é um método contraceptivo eficaz para evitar a gravidez, porque podem haver falhas
Faz a mulher conhecer melhor o seu próprio corpo Exige disciplina para anotar todos os meses os dias da menstruação
Não tem efeitos colaterais, como os medicamentosO contato íntimo não pode acontecer durante o período fértil para não engravidar 
É grátis e não interfere na fertilidadeNão protege contra doenças sexualmente transmissíveis
Mais sobre este assunto:
Carregando
...