Posso tomar antibiótico com o estômago vazio?

“O médico me passou um antibiótico para tratar amigdalite, mas sempre fico em dúvida de qual a melhor hora para tomar o remédio. Posso tomar antibiótico com o estômago vazio?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

Antibióticos normalmente podem ser tomados com o estômago vazio, mas alguns têm maior risco de causar desconforto gástrico, podendo ser indicado o uso após uma refeição, por exemplo. Isso depende do antibiótico indicado, que deve ser usado de acordo com as orientações do médico.

Além disso, o ideal é ingerir o antibiótico com água porque, em alguns casos, ao tomá-lo com leite, chá ou café, por exemplo, pode-se prejudicar o seu efeito ou aumentar o risco de efeitos colaterais. Confira algumas dúvidas comuns sobre o uso de antibióticos.

Beber álcool corta o efeito do antibiótico?

Bebidas alcoólicas normalmente não cortam o efeito do antibiótico, mas não são indicadas durante o tratamento porque podem agravar os seus possíveis efeitos colaterais e, em alguns casos, interagir com o medicamento, provocando efeitos mais sérios.

Nossa recomendação
Em alguns casos, pode ser indicado evitar tomar o antibiótico de estômago vazio e, por isso, para você saber como se deve tomá-lo, o ideal é consultar um infectologista, ou médico que o indicou. É importante usar o medicamento de acordo com as orientações do médico.
Qual médico consultar: Infectologista
Marcar consulta
67% dos leitores acham este conteúdo útil (3 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Infectologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.