Ovo é remoso?

“Comprei um panetone de frutas, mas depois vi que levava ovo e fiquei pensando que pode não fazer bem para mim porque fiz uma cirurgia e estou com pontos. Ovo é remoso?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Nutricionista perto de você

O ovo é considerado um alimento “remoso”. Alimentos “remosos” normalmente são derivados de animais que ingerem alimentos em algum estágio de decomposição e incluem a carne de porco, pato e algumas caças, mariscos e camarão, por exemplo.

Embora não exista uma comprovação científica da ação de alimentos “remosos” no organismo, acredita-se que o seu consumo agrave a resposta inflamatória em situações como pós-operatórios, pós-parto ou ferimentos, podendo interferir no processo de recuperação.

Por isso, alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, comidas de fast-food, pães e massas industrializadas, algumas vezes também são considerados “remosos” e podem não ser os mais indicados nessas situações. Confira uma lista com os principais alimentos “remosos”.

Para saber os alimentos remosos e o que é recomendado evitar no pós-operatório, o ideal é consultar um nutricionista. Além do ovo no panetone, a sua massa algumas vezes também pode ser considerada “remosa”.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (3 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Nutricionista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Dramin dá sono?

O Dramin é medicamento utilizado para o tratamento de náuseas, vômitos e vertigens, que pode dar sono. Entenda melhor porque o dramin tem um efeito sedativo e o que deve fazer durante o tratamento para evitar efeitos colaterais.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Zolpidem engorda?

O medicamento zolpidem pode engordar em alguns casos, especialmente quando causa uma situação conhecida como “desordem alimentar relacionada ao sono”. Entenda melhor quando o zolpidem pode engordar, em que casos existe maior risco e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Furúnculo é perigoso?

O furúnculo geralmente não é perigoso. Mas existem alguns casos em que pode causar uma infecção no coração. Entenda quando o furúnculo tem maiores chances e causar complicações, quando pode ser perigoso e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Anorexia tem cura?

O tempo de recuperação da anorexia varia de pessoa para pessoa, mas é menor quando o tratamento é feito de acordo com a orientação do médico. Entenda melhor se a anorexia tem cura.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Ciclo 21 engorda?

Engordar é uma reação secundária relativamente comum para quem toma Ciclo 21. Entenda porque o Ciclo 21 pode engordar e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Toda verruga é HPV?

As verrugas são alterações causadas pelo HPV (papilomavírus humano). No entanto, existem mais de 150 tipos diferentes de vírus, que podem causar desde alterações na pele até câncer. Entenda melhor como surge uma verruga, como identificar e quando ir ao médico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Alimentos remosos: o que são e lista de comidas a evitar

Alimentos remosos: o que são e lista de comidas a evitar

O que são: Os alimentos remosos são aqueles que possuem ação inflamatória, podendo resultar em algumas consequências para o corpo.

Imagem ilustrativa do artigo Alimentos ricos em proteínas: de origem animal e vegetal

Alimentos ricos em proteínas: de origem animal e vegetal

Alimentos que contêm proteína ajudam a aumentar a massa muscular quando seu consumo está associado com a prática regular de exercícios. Mas esse nutriente também é muito importante para outras funções do corpo. Confira uma lista dos principais alimentos ricos em proteínas.

Imagem ilustrativa do artigo Alimentos ricos em colágeno

Alimentos ricos em colágeno

Os alimentos ricos em colágeno são carne vermelha, frango, peixes e gelatina que ajudam a prevenir a flacidez e as rugas, além de manter a saúde dos cabelos, dos ossos e das unhas. Conheça todos os alimentos ricos em colágeno e confira uma opção de cardápio.

Imagem ilustrativa do artigo Alimentos com baixo índice glicêmico

Alimentos com baixo índice glicêmico

Os alimentos com baixo índice glicêmico, como iogurte, aveia em flocos e maçã, têm boas quantidades de fibras e proteínas, sendo ótimas opções para dietas de perda de peso e para o controle da diabetes. Veja como incluir os alimentos com baixo índice glicêmico na dieta com um exemplo de cardápio.

Imagem ilustrativa do artigo Alimentos que aumentam o colesterol

Alimentos que aumentam o colesterol

Alguns alimentos que aumentam o colesterol “ruim” incluem batata frita, chocolate e sorvete. Já os alimentos que aumentam o colesterol “bom”, são nozes, salmão e semente de linhaça. Confira os principais alimentos que aumentam o colesterol LDL e HDL .

Imagem ilustrativa do artigo Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B estão presentes em alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas e abacate. Veja em que alimentos encontrar as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.

Imagem ilustrativa do artigo Alimentos para curar pneumonia: o que comer e cardápio

Alimentos para curar pneumonia: o que comer e cardápio

Alimentos como sardinha, abacate, acerola e laranja são ricos em vitaminas, ômega 3 e compostos antioxidantes que diminuem a inflamação e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a curar a pneumonia. Veja o que comer para curar a pneumonia com cardápio.

Imagem ilustrativa do artigo Alimentos para prisão de ventre: o que comer e o que evitar

Alimentos para prisão de ventre: o que comer e o que evitar

Os alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre são aqueles ricos em fibras, como cereais integrais, frutas com casca e legumes crus. Além das fibras, a água também é importante. Saiba o que comer.