Toda verruga é HPV?

“Esses dias estava lendo que as verrugas são sempre causadas pelo vírus do HPV, é verdade? Sempre achei que o HPV era uma doença transmitida pela relação sexual e que poderia causar câncer.”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Dermatologista perto de você

Sim, todas as verrugas são alterações causadas pelo HPV (papilomavírus humano), inclusive as verrugas genitais. No entanto, é preciso esclarecer que existem mais de 150 tipos de HPV e aqueles que causam verrugas nas mãos ou nos pés, não são os mesmos que provocam câncer.

Destes 150 tipos, 40 podem infectar o trato genital e existem 12 que são considerados de alto risco, ou seja, podem provocar câncer no colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus ou orofaringe. Os demais causam apenas verrugas.

As verrugas são proliferações benignas que ocorrem nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa, resultantes do crescimento anormal das células da epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O tipo de verruga mais comum é a verruga vulgar, que se caracteriza como uma lesão elevada, áspera, normalmente esbranquiçada e com pequenos pontos pretos. Essas verrugas podem surgir em qualquer local da superfície da pele e são muito frequentes em crianças.

Uma vez que existem diversas doenças de pele que causam lesões parecidas com verrugas, é importante consultar um dermatologista para diagnosticar o tipo de lesão e iniciar o tratamento adequado.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (4 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Dermatologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.