A dor de gases normalmente aparece na região da barriga, geralmente no meio ou na parte inferior, causando uma sensação de cólica, aperto ou inchaço.
No entanto, em alguns casos, pode também irradiar para o peito, especialmente se os gases estiverem acumulados na parte superior do intestino. Quando isso acontece, é comum que a pessoa sinta que a dor está localizada no coração, o que acaba causando preocupação, já que pode ser confundido com um sintoma de infarto.
O desconforto da dor de gases também pode se espalhar para as costas ou para as laterais, sendo descrito como uma pontada ou nó no estômago. Em geral, a melhora dos sintomas acontece quando o gás é eliminado, o que pode acontecer por arrotos ou flatulência. Veja quando a dor abdominal pode ser preocupante.
Apesar de ser relativamente comum, a dor de gases precisa de atenção quando é muito intensa, dura por várias horas ou vem acompanhada de sintomas como febre, náuseas, vômitos, perda de peso ou sangue nas fezes. Nesses casos, o ideal é procurar um gastroenterologista, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.