Barulho na barriga pode ser gases?

“A minha barriga costuma fazer bastante barulho e não é de fome, mas quando isso acontece perto de alguém fico cheia de vergonha. O que devo fazer? Barulho na barriga pode ser gases?”

Dr. Antonio Carlos Moraes

Gastroenterologista

CRM-RJ 436069

Dr. Antonio Carlos Moraes
Não tem agenda disponível
Buscar Gastroenterologista perto de você

Em algumas pessoas, o barulho na barriga pode ser causado por excesso de gases, mas na maioria dos casos é apenas um sinal de que o intestino está funcionando, sendo causado pelo movimento de líquidos e/ou ar no seu interior durante as contrações intestinais (peristaltismo).

Além de gases, barulhos excessivos na barriga também podem ser provocados em alguns casos por problemas, como:

  • Síndrome do intestino irritável; 
  • Intolerância alimentar;
  • Gastroenterite, 
  • Efeito colateral de medicamentos, como laxantes ou antibióticos;
  • Doença inflamatória intestinal; 
  • Obstrução intestinal, embora seja raro.

Nestes casos, além dos barulhos na barriga, outros sintomas normalmente também estão presentes, como náusea, vômitos, diarreia ou prisão de ventre, inchaço do abdome e excesso de arrotos (eructações) ou flatulência. Veja mais detalhes das principais causas de barulhos na barriga e o que fazer.

Por isso, para saber a causa do excesso de barulhos na sua barriga, o ideal é consultar um gastroenterologista, especialmente se existirem outros sintomas associados. A identificação da causa é importante para que se possa indicar o tratamento mais adequado, se necessário.

Qual é o tratamento para gases intestinais?

Quando não existe uma causa específica para os gases, normalmente são recomendadas medidas como fazer atividades físicas regularmente, evitar alimentos que a pessoa note que pioram os sintomas e mudanças de hábitos, como não comer excessivamente ou muito rapidamente.

No entanto, em alguns casos, o médico também pode indicar medicamentos que ajudam na digestão e eliminação dos gases intestinais.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Gastroenterologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Boca amarga pode ser câncer?

Veja se sentir gosto amargo na boca pode ser um sinal de câncer, o que fazer nesses casos e quais as causas que podem provocar alterações do paladar mais frequentemente.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Barriga pulsando pode ser gravidez?

É pouco provável que sentir barriga pulsando possa indicar uma gravidez. Entenda melhor se a barriga pulsando pode ser gravidez.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Dor no braço direito pode ser ansiedade?

Entenda se a ansiedade pode causar dor no braço, veja que outros sintomas podem surgir associados e saiba quando e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Dor no braço esquerdo pode ser ansiedade?

A dor no braço esquerdo, que começa no peito, pode ser ansiedade. Mas também pode ser um sinal de problemas cardíacos. Entenda melhor como perceber se a dor no braço é sinal de ansiedade e quando é preciso ir ao médico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Gosto de podre na boca, o que pode ser?

A sensação de gosto de podre na boca normalmente é causada por má higiene oral, problemas dentários, alergias ou infecções das vias aéreas como sinusite ou resfriado. Entenda melhor o que pode ser o gosto de podre na boca e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que pode ser a dor na veia do pescoço?

A dor na região de vasos do pescoço nem sempre indica um problema específico das veias ou artérias que passam por essa parte do corpo. Entenda melhor o que pode ser a dor na veia do pescoço.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Barulhos na barriga: 11 causas principais (e o que fazer)

Barulhos na barriga: 11 causas principais (e o que fazer)

Os barulhos na barriga são normais principalmente após uma refeição, pois os paredes do intestino contraem para facilitar a passagem do alimento e favorecer a digestão.

Imagem ilustrativa do artigo Dor do lado esquerdo da barriga: o que pode ser e o que fazer

Dor do lado esquerdo da barriga: o que pode ser e o que fazer

A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, mas também pode indicar problemas mais graves como pedra nos rins, endometriose ou diverticulite, por exemplo. Veja quais as causas mais comuns no homem e na mulher e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no pé da barriga: 15 principais causas (e o que fazer)

Dor no pé da barriga: 15 principais causas (e o que fazer)

A dor no pé da barriga pode ter diversas causas, podendo ser indicativo de gravidez, má digestão, pedra no rim, prisão de ventre ou endometriose, por exemplo. Veja o que pode ser a dor no pé da barriga e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Dor na barriga: 11 principais causas e o que fazer

Dor na barriga: 11 principais causas e o que fazer

A dor na barriga é um problema muito comum que pode ser provocado por situações simples como má digestão ou prisão de ventre. No entanto, também pode ser sinal de algum problema grave, especialmente quando é muito forte. Conheça as principais causas de dor na barriga e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Dor do lado direito da barriga: 8 causas comuns (e o que fazer)

Dor do lado direito da barriga: 8 causas comuns (e o que fazer)

A dor do lado direito da barriga na maior parte dos casos não é grave, sendo, em muitos casos, apenas um sinal de excesso de gases no intestino. Mas ela também pode ser mais preocupante, especialmente quando é muito intensa ou dura por muito tempo. Conheça as principais causas deste tipo de dor e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Pontadas na barriga: 7 principais causas e o que fazer

Pontadas na barriga: 7 principais causas e o que fazer

A pontada na barriga é a sensação de dor no abdome que normalmente aparece por causa de gases intestinais em excesso ou prisão de ventre. No entanto, outras condições como síndrome do intestino irritável e pedra na vesícula podem levar ao surgimento deste sintoma. Confira as principais causas e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Dor nas costas e barriga: 8 causas e o que fazer

Dor nas costas e barriga: 8 causas e o que fazer

A dor nas costas normalmente é provocada por uma contratura dos músculos ou alterações na coluna e tende a acontecer devido a má postura ao longo do dia. Porém, quando é acompanhada de dor na barriga pode ter outras causas. Veja o que pode ser e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Gases: o que são, sintomas, causas e como eliminar

Gases: o que são, sintomas, causas e como eliminar

Os gases são o acúmulo de ar no no estômago ou no intestino e que podem causar sintomas como, dor na barriga, barriga inchada, flatulência excessiva com ou sem mau cheiro ou arrotos constantes. Conheça mais sobre o que são, as causas de gases no intestino e no estômago, e saiba como eliminar.