Grávida pode beber chá de camomila?

“Estou grávida e gostaria de saber se posso beber chá de camomila. Minha mãe diz que pode fazer mal ao bebê. É verdade?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Obstetra perto de você

Não parece haver problema em tomar chá de camomila durante a gravidez, desde que não seja algo muito frequente. A camomila é considerada segura, mas é importante que o chá seja de boa procedência, para evitar contaminações com outras ervas que podem causar problemas para a gestante.

Entretanto, tomar qualquer chá de forma diária ou muito frequente não é aconselhável. As substâncias dos chás, quando ingeridas em excesso, podem causar intoxicação. No caso dos chás em sachês, eles podem aumentar os níveis de fluoreto do sangue da gestante e o excesso de fluoreto pode afetar o desenvolvimento cognitivo do bebê. Saiba mais sobre o uso de chás na gravidez e quais são considerados seguros.

O chá de camomila tem propriedade anti-inflamatória e moderada ação antioxidante e antimicrobiana. É indicado para aliviar cólicas e diarreia, principalmente. A ação calmante que lhe é atribuída popularmente não é comprovada.

Sempre que tiver dúvida sobre que tipo de chá ou alimento é seguro na gravidez, o ideal é que consulte um obstetra ou um nutricionista.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Obstetra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Grávida pode tomar dipirona?

Grávida pode tomar dipirona entre o 4º e o 6º mês de gestação, somente se indicado pelo seu obstetra. Entenda melhor se a grávida pode tomar dipirona e os riscos.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Grávida pode tomar nimesulida?

A nimesulida só deve ser usada na gravidez sob orientação e prescrição médica, pois é importante avaliar bem os riscos e benefícios do uso do medicamento na gestação. Entenda melhor em que casos se pode usar a nimesulida na gravidez, quando evitar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Grávida pode tomar Gatorade?

O Gatorade pode ser ingerido durante a gravidez. Mas deve-se ter cuidado para não ingeri-lo em excesso, pois pode sobrecarregar os rins. Entenda melhor como deve ser o consumo de gatorade na gravidez e saiba qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Grávida pode tomar energético?

Entenda se as bebidas energéticas podem ser consumidas durante a gravidez e o que é importante evitar, para garantir uma gestação saudável. Veja também qual o médico que pode consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Homem pode tomar cabergolina?

A cabergolina pode ser usada em homens, especialmente para tratar alguns problemas de saúde. Veja quando a cabergolina pode ser usada em homens e seus efeitos no corpo.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Clomid pode ser usado por homens?

O Clomid pode ser usado por homens em casos específicos, e orientados por um médico. Entenda em situações o homem pode tomar Clomid, para que serve e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Chás na gravidez: quais a grávida pode tomar

Chás na gravidez: quais a grávida pode tomar

O consumo de chás durante a gravidez é um tema bastante polêmico e isso acontece porque ainda não existem estudos feitos com todas as plantas durante a gestação, para entender realmente quais...

Imagem ilustrativa do artigo 12 melhores chás para dor de cabeça (comprovados!)

12 melhores chás para dor de cabeça (comprovados!)

Alguns chás para dor de cabeça, como o chá de camomila ou o chá de hortelã-pimenta, possuem óleos essenciais com propriedades calmantes, analgésicas ou anti-inflamatórias, sendo uma boa...

Imagem ilustrativa do artigo Folhas de louro (chá de louro): para que serve e como fazer o chá

Folhas de louro (chá de louro): para que serve e como fazer o chá

O chá de louro possui propriedades antioxidantes, expectorantes, digestiva e anti-inflamatória, podendo ser usado como forma de complementar o tratamento de problemas digestivos e de infecções, por exemplo. Veja para que serve o chá das folhas de louro e como preparar.

Imagem ilustrativa do artigo 11 remédios caseiros para enjoo e vômito (e como preparar)

11 remédios caseiros para enjoo e vômito (e como preparar)

Alguns chás, como o chá de hortelã-pimenta ou o chá de gengibre, são muito úteis para aliviar o enjoo e os vômitos de forma natural, pois possuem propriedades antieméticas e antiespasmódicas que acalmam o trato gastrointestinal. Confira as melhores opções de chá para enjoo e vômitos e como preparar .

Imagem ilustrativa do artigo 10 Melhores Chás para Gases (e como preparar)

10 Melhores Chás para Gases (e como preparar)

Os chás para gases intestinais, como chá de hortelã-pimenta ou chá de louro, possuem propriedades antiespasmódicas e digestivas, que ajudam a eliminar os gases e a diminuem o inchaço da barriga. Confira as melhores opções de chás para eliminar gases e como preparar.

Imagem ilustrativa do artigo 8 chás para cólica intestinal (e como preparar)

8 chás para cólica intestinal (e como preparar)

Alguns chás, como chá de erva cidreira ou chá de funcho, são muito úteis para aliviar a cólica intestinal e o excesso de gases de forma natural, pois possuem propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas que acalmam o trato gastrointestinal. Confira as melhores opções de chá para cólica intestinal e como preparar.

Imagem ilustrativa do artigo 8 remédios caseiros para tratar refluxo

8 remédios caseiros para tratar refluxo

Alguns remédios caseiros, como chá de camomila, suco de batata e chá de espinheira-santa, ajudam a tratar o refluxo gastroesofágico porque têm ação anti-inflamatória, digestiva e antiácida. Confira 8 opções de remédios naturais para ajudar a tratar o refluxo .

Imagem ilustrativa do artigo Chá de camomila: 10 benefícios, como fazer e contraindicações

Chá de camomila: 10 benefícios, como fazer e contraindicações

O chá de camomila possui propriedades relaxantes, sendo uma excelente opção para ajudar no tratamento da ansiedade e do estresse. Além disso, esse chá também possui ação anti-inflamatória e antiespasmódica, ajudando a combater a azia, a má digestão e os gases. Veja para que serve e como fazer o chá de camomila .