Clomid pode ser usado por homens?

“Me falaram que o Clomid dá resultado em homens inférteis. Isso é verdade?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Urologista perto de você

O Clomid pode ser usado por homens, especialmente para tratar hipogonadismo hipogonadotrófico, uma condição que pode afetar a fertilidade masculina. No entanto, esse é um uso que não está descrito na bula e que só deve ser feito com orientação do médico (sendo conhecido como uma indicação “off-label”).

O Clomid age no hipotálamo e na hipófise, aumentando os níveis das gonadotrofinas LH e FSH, que estão baixos em casos de hipogonadismo hipogonadotrófico. Como o LH estimula a produção de testosterona e o FSH estimula a espermiogênese, o Clomid ajuda a normalizá-las.

O hipogonadismo pode causar sintomas como diminuição da libido, problemas de ereção, cansaço e depressão. Outros medicamentos usados para resolver o problema são a testosterona, as gonadotrofinas e o GnRH. O Clomid tem as vantagens de:

  • Preservar a fertilidade, o que não acontece com a testosterona;
  • Ser usado por via oral, ao contrário dos outros medicamentos, que são injetáveis.

O Clomid não resolve o problema nos casos de hipogonadismo congênito, hipogonadismo devido a tumores de hipotálamo ou hipófise, cirurgias, radiação ou traumas. Também não dá resultados para outras causas de infertilidade, como para ejaculação retrógrada ou agenesia de deferente.

Se está querendo usar Clomid por algum problema de fertilidade, consulte um urologista. Esse é o médico especialista mais indicado para fazer uma avaliação detalhada, diagnosticar problemas de fertilidade no homem e iniciar o tratamento mais adequado.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Urologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Homem pode tomar cabergolina?

A cabergolina pode ser usada em homens, especialmente para tratar alguns problemas de saúde. Veja quando a cabergolina pode ser usada em homens e seus efeitos no corpo.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Clenil A serve para tosse?

Clenil A pode ser indicado para a tosse, mas deve ser usado juntamente com outros medicamentos. Confira em que casos o clenil A pode ser usado para tratar a tosse e como usar corretamente.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Prelone serve para tosse?

Prelone não é um medicamento de primeira escolha para tosse, mas pode ser indicado em alguns casos. Entenda em que situações se pode tomar Prelone para tratar a tosse, como tomar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Loratadina serve para tosse?

A loratadina é um medicamento que pode ser usado para tosse, mas que também pode ser usada em outros casos. Entenda melhor quando se utiliza loratadina para tosse, em que situações pode ser usada e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Prednisona serve para dor de dente?

A prednisona não deve ser usada para aliviar a dor de dente. Entenda em que casos a prednisona está indicada e quais medicamentos podem ajudar no caso de dor de dente.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Prednisolona serve para tosse?

A prednisolona pode ser usada para em alguns tipos de tosse, especialmente tosse alérgica. Veja em que casos pode ser indicada, como usar a prednisolona e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Coceira no corpo: 9 principais causas (e o que fazer)

Coceira no corpo: 9 principais causas (e o que fazer)

Existem diversas causas para a coceira no corpo, desde um simples ressecamento, até alergias ou doenças graves, como cirrose, diabetes ou linfoma. Confira a lista completa dos problemas mais comuns que causam coceira no corpo e o que fazer em cada situação para acabar com o desconforto.

Imagem ilustrativa do artigo Dor no peito: 11 causas (e quando pode ser infarto)

Dor no peito: 11 causas (e quando pode ser infarto)

A dor no peito nem sempre é sintoma de infarto, estando quase sempre relacionada com problemas menos graves como excesso de gases, problemas gástricos ou ansiedade. Veja quando desconfiar de infarto, confira outras causas de dor no peito e saiba o que fazer em cada caso.

Imagem ilustrativa do artigo Caroço ou espinha no pênis: o que pode ser e como tratar

Caroço ou espinha no pênis: o que pode ser e como tratar

Na maioria das vezes, o caroço no pênis é uma alteração benigna, como pápulas peroladas ou grânulos de Fordyce, por exemplo. No entanto, pode ser também sinal de câncer de pênis, sendo importante que o urologista seja consultado. Confira as principais causas de caroço ou espinha no pênis e como tratar cada uma.

Imagem ilustrativa do artigo 12 sintomas que podem indicar câncer

12 sintomas que podem indicar câncer

Perda de peso rápida, cansaço, manchas na pele ou alterações nas fezes são alguns dos sintomas comuns dos tipos de câncer mais frequentes. Veja quais os outros sintomas que deve estar atento, que exames fazer e quais as opções de tratamento para combater o câncer e melhorar a qualidade de vida.

Imagem ilustrativa do artigo Feridas na vagina: o que pode ser e o que fazer

Feridas na vagina: o que pode ser e o que fazer

As feridas na vagina podem surgir devido a alergias a roupas íntimas ou lesões, causadas por atrito com a roupa ou contato íntimo, mas também pode indicar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, cancro mole ou herpes genital. Veja as principais causas de feridas na vagina e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Dor do lado esquerdo da barriga: o que pode ser e o que fazer

Dor do lado esquerdo da barriga: o que pode ser e o que fazer

A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, mas também pode indicar problemas mais graves como pedra nos rins, endometriose ou diverticulite, por exemplo. Veja quais as causas mais comuns no homem e na mulher e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Remédios para dor de ouvido: de farmácia e naturais

Remédios para dor de ouvido: de farmácia e naturais

Os remédios para dor de ouvido, como anti-inflamatórios ou antibióticos, podem ser indicados pelo médico de acordo com a causa da dor de ouvido. Confira os principais remédios de farmácia para tratar a dor de ouvido em adultos, bebês e grávidas, e também as opções naturais.

Imagem ilustrativa do artigo Dor embaixo da costela esquerda: 10 causas (e o que fazer)

Dor embaixo da costela esquerda: 10 causas (e o que fazer)

A dor do lado esquerdo abaixo da costela pode ser causada por uma inflamação ou infecção como gastrite, pancreatite ou pedra nos rins, e pode ser tratada com mudanças na alimentação ou uso de remédios. Veja as principais causas da dor do lado esquerdo abaixo da costela e o que fazer.