Mancha amarela no olho: 5 principais causas (e o que fazer)

A mancha amarela no olho pode ser causada por pinguécula ou pterígio, sendo condições benignas, que provocam a mancha amarelada localizada, geralmente no lado interno do olho próximo ao nariz. 

No entanto, a mancha amarela afeta toda a parte branca do olho, pode sinal de problemas mais sérios, como alterações no fígado ou vesícula, podendo estar acompanhadas de pele amarela, náuseas, coceira na pele ou perda de apetite, por exemplo.

Desta forma, sempre que surgir mancha amarela no olho, é recomendado consultar o oftalmologista, e caso seja acompanhada de outros sintomas, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.

Imagem ilustrativa número 1

As principais causas de mancha amarela no olho são:

1. Doenças do fígado 

As doenças do fígado, como cirrose ou hepatite, por exemplo, podem provocar acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue, uma substância amarela que é produzida pelo fígado a partir da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue.

Esse acúmulo de bilirrubina pode provocar manchas amarelas nos olhos e também pele amarelada, conhecida como icterícia, além de outros sintomas como náusea, perda do apetite, coceira no corpo, urina escura ou fezes claras. Veja outros sintomas de problemas de fígado.

Leia também: Icterícia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-ictericia

O que fazer: o tratamento é feito pelo hepatologista e varia com o tipo de doença no fígado, podendo envolver repouso e hidratação, dieta adequada, uso de remédios ou até transplante de fígado no caso da cirrose.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Distúrbios da vesícula biliar

Os distúrbios da vesícula biliar, como pedra na vesícula ou tumores, podem provocar o bloqueio dos ductos biliares, dificultando a saída da bile para o intestino e a eliminação da bilirrubina.

Isso pode deixar toda a parte branca do olho amarelada, no entanto, existem alguns casos de pessoas que começam por observar a presença de pequenas manchas amarelas no olho.

Outro sintomas típicos de problemas na vesícula são dor na região superior direita da barriga, náuseas, vômitos ou diarreia crônica. Saiba identificar os sintomas de problema na vesícula.

O que fazer: o tratamento da pedra na vesícula normalmente envolve alterações na dieta, uso de remédios receitados pelo hepatologista ou gastroenterologista, ou cirurgia para remover a vesícula.

Já no caso de câncer na vesícula, o tratamento é feito pelo oncologista que pode indicar cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, por exemplo.

3. Pinguécula ocular

A pinguécula é uma das causas mais comuns do surgimento de uma mancha amarela na parte branca do olho e acontece devido ao crescimento de tecido na conjuntiva do olho constituído por proteínas, gordura e cálcio, com cor amarela. 

Esta alteração é mais comum em pessoas que estão expostas por muito tempo ao sol ou que têm síndrome do olho seco. Veja algumas formas de combater o olho seco.

A pinguécula ocular não é um problema sério e muitas vezes nem necessita de tratamento, já que pode não causar qualquer sintoma nem complicação.

O que fazer: deve-se consultar o oftalmologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de colírios e pomadas oculares. Em alguns casos, também pode ser recomendada a cirurgia.

4. Pterígio nos olhos

O pterígio é muito semelhante à pinguécula, no entanto, o crescimento de tecido do olho também pode acontecer por cima da retina, causando o surgimento de uma mancha que não está apenas na parte branca do olho, mas que pode também se espalhar para cima da cor dos olhos.

Embora nestes casos a alteração apareça com uma cor mais rosada, existem pessoas que podem apresentar um pterígio mais amarelado.

O pterígio é mais comum em homens entre os 20 e 30 anos e pode causar desconforto ao abrir e fechar o olho, assim como problemas de visão.

O que fazer: na maioria dos casos o tratamento do pterígio é feito por um oftalmologista através da aplicação de colírios, no entanto, também pode ser recomendada cirurgia, caso o crescimento de tecido seja muito exagerado. 

5. Problemas no pâncreas

Problemas no pâncreas, como pancreatite ou câncer de pâncreas, também podem provocar mancha amarela no olho, geralmente, deixando toda a parte branca do olho amarelo.

Além disso, a pele também pode ficar amarelada e ser acompanhada de outros sintomas, como dor na parte superior direita da barriga, náuseas, inchaço abdominal ou má digestão. Veja todos os sintomas de problema no pâncreas.

O que fazer: o tratamento deve ser feito pelo gastroenterologista e varia com sua causa e gravidade, podendo ser indicado internamento hospitalar, uso de suplementação de enzimas pancreáticas, cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, por exemplo.