Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como preparar os seios para amamentação

Durante a gravidez, os seios preparam-se naturalmente para a amamentação, uma vez que acontece o desenvolvimento dos ductos mamários e das células produtoras de leite, além de haver maior irrigação sanguínea no local, fazendo com que os seios cresçam ao longo da gestação.

Apesar de ser um processo natural, é importante a grávida também preparar o seio para amamentar, adotando alguns cuidados durante toda a gravidez que ajudam a evitar problemas, como as rachaduras ou fissuras no mamilo. Preparar os mamilos, tornando-os mais salientes para a amamentação também ajuda.

Como preparar os seios para amamentação

Desta forma, para preparar o seio para a amamentação, a gestante deve:

1. Lavar o seio só com água

Os seios e os mamilos devem ser lavados apenas com água, não devendo usar sabonetes ou cremes. Os mamilos têm uma hidratação natural que deve ser mantida durante a gravidez, por isso, quando são usados sabonetes ou cremes, essa hidratação é removida, aumentando o risco de rachaduras nos mamilos.

Uma dica para manter os mamilos hidratados e evitar rachaduras, é usar o próprio leite como hidratante após as mamadas.

2. ​Usar um sutiã próprio

Durante a gravidez, a gestante deve usar um sutiã que seja confortável, de algodão, que tenha alças largas e uma boa sustentação. Além disso, é importante que não tenha ferro para não machucar os seios, tenha fecho para ir ajustando o tamanho e em que os seios fiquem totalmente dentro do sutiã. O sutiã de amamentação pode ser usado a partir do terceiro trimestre para a grávida se habituar e saber como utilizá-lo, antes de usar pela primeira vez.

3. Tomar sol nos mamilos todos os dias

A gestante deve tomar 15 minutos de sol por dia nos mamilos, mas só até às 10h da manhã ou depois das 16h da tarde, pois isto ajuda a prevenir as rachaduras e as fissuras nos mamilos, que ficam mais resistentes. Antes de tomar sol, a grávida deve colocar filtro solar nos seios, exceto nas aréolas e nos mamilos.

Para as grávidas que não podem tomar sol, elas podem usar uma lâmpada de 40 W a 30 cm de distância dos mamilos em alternativa ao sol.

4. Massagear os seios

Os seios devem ser massageados 1 ou 2 vezes por dia, a partir do 4º mês de gestação, para tornar os mamilos mais salientes e para facilitar a pega do bebê e a sucção do leite.

Para fazer a massagem, a gestante deve segurar um dos seios com as duas mãos, uma em cada lado, e fazer pressão até ao mamilo, cerca de 5 vezes, e depois repetir, mas com uma mão em cima e outra embaixo.

5. Arejar os mamilos

É importante arejar os mamilos várias vezes durante o dia, pois isto permite que a pele respire, prevenindo o aparecimento de fissuras ou infeções fúngicas. Conheça outros cuidados com os seios durante a gravidez.

6. Estimular os mamilos invertidos

As grávidas podem ter os mamilos invertidos, ou seja, virados para dentro, desde o nascimento ou eles podem ficar assim com a gestação e o crescimento dos seios.

Desta forma, os mamilos invertidos devem ser estimulados durante a gravidez, para que fiquem virados para fora, facilitando a amamentação. Para estimular, a gestante pode utilizar uma seringa e depois deve fazer uma massagem, rodando os mamilos. Saiba como amamentar com mamilos invertidos.

Outras opções são os corretores de mamilos, como o Niplette Corretor de Mamilos Invertidos, da Avent, ou as conchas de base rígida para preparação do mamilo que podem ser compradas em farmácias ou supermercados.

Outros cuidados com os seios

Outros cuidados que a gestante deve ter com os seios incluem:

  • Não usar pomadas, cremes hidratantes ou outros produtos na aréola ou mamilo;
  • Não esfregar os mamilos com uma esponja ou toalha;
  • Não fazer ducha nos mamilos;
  • Não extrair leite com as mãos ou uma bomba, que pode sair antes do parto.

Estes cuidados devem ser mantidos durante toda a gravidez, pois previnem possíveis lesões nos mamilos. Veja como solucionar os problemas mais comuns da amamentação.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem