Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Seriguela: o que é e principais benefícios para a saúde

Maio 2021

A seriguela, também conhecida como siriguela, siriguela, seriguela, ciruela ou jacote, é uma pequena fruta de cor amarela ou avermelhada, com casca fina e lisa, muito apreciada na região do Nordeste do Brasil. É uma fruta doce, saborosa e que é rica em carboidratos, cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitamina C, vitamina B1 e antioxidantes.

O nome científico desta fruta é Spondias purpurea, com a maior produção de frutos acontecendo entre dezembro a março, e seu consumo pode ser feito como fruta in natura, sucos e sorvetes, por exemplo.

Seriguela: o que é e principais benefícios para a saúde

6 principais benefícios da seriguela

Além de ser muito saborosa, a seriguela possui algumas propriedades que trazem diversos benefícios para a saúde, como:

1. Diminuir a fome

A seriguela é rica em fibras, por isso, ajuda a provocar maior sensação de saciedade e diminui a fome ao longo do dia. Por esse motivo, pode ser um importante aliado para o emagrecimento durante a dieta.

2. Combater a prisão de ventre

Por ser rica em fibras, a seriguela também ajuda na saúde do intestino, pois permite regularizar o seu ritmo, evitando a prisão de ventre e diminuindo o inchaço abdominal e formação de gases.

3. Dar energia

Por ser uma fruta doce, a seriguela é rica em carboidratos que são fonte de energia para realizar exercícios e as atividades do dia-a-dia. Por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas.

4. Prevenir o envelhecimento

A seriguela é rica em antioxidantes, como o betacaroteno e vitamina C, que são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo, e desta forma, previne o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como câncer, Alzheimer, doenças cardíacas e aterosclerose.

O consumo de alimentos antioxidantes também é um aliado para a beleza, pois ajuda a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis. Saiba mais sobre o que são e para que servem os antioxidantes.

5. Favorecer o equilíbrio do corpo e do sistema imune

Diversas vitaminas e minerais fazem parte da composição da seriguela, como Vitamina C, vitamina B1, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro, por isso, esta fruta ajuda a melhorar o funcionamento do organismo, ao regularizar a produção de enzimas e hormônios, permitir um bom funcionamento de órgãos como cérebro, coração, músculos, além de equilibrar o sistema imune.

6. Hidratar

A seriguela é uma fruta rica em água, por isso, o seu consumo ajuda a hidratar naturalmente o corpo, além de ser acompanhada de um efeito diurético.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...