9 benefícios do tamarindo para a saúde (e como usar)

novembro 2022

O tamarindo é uma fruta tropical caracterizada pelo seu sabor ácido e é rica em vitaminas A e C, fibras, antioxidantes e minerais. Devido a todas essas propriedades, o tamarindo tem vários benefícios para a saúde, pois previne o surgimento de doenças cardíacas, promove a saúde visual, fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, o tamarindo ajuda a controlar a diabetes, já que tem efeito hipoglicemiante, e auxilia na perda de peso, pois atua reduzindo a absorção das gorduras. No entanto, por ter uma grande quantidade de calorias, essa fruta deve ser consumida em pouca quantidade, cerca de 30 gramas por dia, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.

Essa fruta pode ser consumida crua ou ser utilizada para preparar doces, sucos e outas bebidas, como licores. Em algumas regiões do mundo, o tamarindo também pode ser utilizado para temperar carnes ou peixes, por exemplo.

Principais benefícios

Os principais benefícios do tamarindo são:

1. Ajuda a reduzir o colesterol LDL

O tamarindo ajuda a reduzir o colesterol LDL, também conhecido como "colesterol mau", pois contém antioxidantes e saponinas que favorecem a sua diminuição, prevenindo assim o surgimento de doenças cardiovasculares e promovendo a saúde do coração.

2. Controlar a diabetes

Consumir pequenas quantidades de tamarindo por dia pode ajudar a controlar a diabetes, já que possui atividade hipoglicemiante, o que acredita-se que seja devido à presença de fibras que promovem a diminuição da absorção de açúcar no intestino.

3. Prevenir o envelhecimento precoce

Por ser rico em antioxidantes, o tamarindo evita o dano causado pelos radicais livres nas células, evitando o aparecimento das rugas e prevenindo o envelhecimento da pele.

4. Reduzir a inflamação

O tamarindo possui propriedades que ajudam a inibir vários processos biológicos relacionados com a inflamação e, em caso de dor, ativa os receptores opioides. Assim, poderia ser útil no tratamento de doenças inflamatórias, dor de estômago, dor de garganta e reumatismo.

5. Promover a saúde visual

O tamarindo é rico em vitamina A, uma vitamina importante para a saúde da visão, de forma que o seu consumo regular ajuda a prevenir a degeneração macular e catarata, que são doenças que provocam a perda da visão.

6. Fortalecer o sistema imune

O tamarindo é rico em vitaminas C e A, que são micronutrientes importantes para aumentar e estimular as células de defesa do organismo, prevenindo e ajudando a recuperar-se mais rápido de doenças como gripes e resfriados.

Além disso, possui propriedades antibacterianas contra a Salmonella paratyphoid, Bacillus subtilis, Salmonella typhi, e Staphylococcus aureus, bactérias que são responsáveis por várias infecções no organismo, como febre tifoide, otite, pneumonia e infecções da pele.

7. Melhorar a saúde gastrointestinal

O tamarindo é rico em fibras, as quais ajudam a combater a prisão de ventre, já que melhoram o funcionamento do intestino ao aumentar o tamanho do bolo fecal e favorecer a evacuação.

Além disso, tem sido demonstrado que o extrato das sementes de tamarindo tem um efeito protetor contra as úlceras gástricas, já que são ricas em compostos polifenólicos, que possuem forte atividade antioxidante, prevenindo as alterações gastrointestinais.

8. Favorecer a cicatrização

Por ser rica em vitamina C e A, esta fruta possui propriedade anti-inflamatória que ajuda a regenerar a pele, favorece a cicatrização de feridas e queimaduras.

9. Favorecer o controle do peso

Apesar de ser rica em calorias, alguns estudos têm demonstrado que quando consumido em pequenas quantidades e em conjunto com uma alimentação adequada e saudável, poderia favorecer o controle e a perda de peso devido ao seu efeito no metabolismo das gorduras, ajudando a reduzir a sua absorção no organismo.

Além disso, por ser rico em fibras, o tamarindo ajuda a reduzir o apetite e aumentar a sensação de saciedade.

Informação nutricional do tamarindo

A tabela a seguir indica a composição nutricional para cada 100 g de tamarindo:

ComponentesQuantidade em 100 g de tamarindo
Energia242 calorias
Proteínas2,3 g
Gorduras0,3 g
Carboidratos54,9 g
Fibras5,1 g
Vitamina A2 mcg
Vitamina B10,29 mg
Vitamina B20,1 mg
Vitamina B11,4 mg
Vitamina B60,08 mg
Folatos14 mcg
Vitamina C3 mg
Cálcio77 mg
Fósforo94 mg
Magnésio92 mg
Ferro1,8 mg

Para obter os benefícios indicados interiormente, o tamarindo deve ser incluído em uma dieta equilibrada e saudável.

Receitas com tamarindo

Algumas receitas que podem ser preparadas com tamarindo são:

1. Água de tamarindo

Ingredientes

  • 5 vagens de tamarindo;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar a água em uma panela e acrescentar as vagens de tamarindo e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e deixar esfriar na geladeira.

2. Suco de tamarindo com mel

Ingredientes

  • 100 g de polpa de tamarindo,
  • 1 laranja grande,
  • 2 copos de água,
  • 1 colher de chá de mel

Modo de preparo

Bater no liquidificador o suco da laranja com a polpa do tamarindo, os 2 copos de água e o mel.

Para fazer a polpa de tamarindo deve-se descascar 1 kg de tamarindo, colocar em uma tigela com 1 litro de água e deixar de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, colocar tudo em uma panela e cozinhar por 20 minutos ou até a polpa ficar bem macia, mexendo de vez em quando.

3. Molho de tamarindo

Esse molho é excelente para acompanhar carne de boi, peixes e mariscos.

Ingredientes

  • 10 tamarindos ou 200 g de polpa de tamarindo;
  • 1/2 xícara de água;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco;
  • 3 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo

Retirar a casca do tamarindo, tirar a polpa e separar as sementes. Colocar a água em uma panela a fogo médio e, assim que estiver quente, colocar a polpa do tamarindo e reduzir o fogo. Mexer alguns minutos, adicionar o vinagre e o mel e depois continuar a mexer por mais 5 minutos ou até obter a consistência desejada. Retirar o fogo, bater a mistura para ficar homogêneo e servir.

Possíveis efeitos e contraindicações

O tamarindo quando consumido em excesso pode causar desgaste do esmalte do dente, por ser uma fruta muito ácida, transtornos gastrointestinais e poderia causar hipoglicemia em pessoas diabéticas que consomem essa fruta juntamente com a medicação.

Além disso, o consumo de tamarindo não é recomendado para pessoas que tomam anticoagulantes, aspirina, antiplaquetários e ginkgo biloba, pois poderia aumentar o risco de sangramento. As pessoas que tomam medicamento para regular o açúcar também devem consultar o médico antes de consumir o tamarindo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Tamarindo crú. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?19744>. Acesso em 10 nov 2020
  • Kuru Pinar. Tamarindus indica and its health related effects . Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine. 4. 9; 676-681, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • Komakech Richard et al. Anti-inflammatory and analgesic potential of Tamarindus indica Linn. (Fabaceae): a narrative review. Integrative Medicine Research. 8. 3; 181-186, 2019
  • Parvin Anzana et al. Study of the Hypoglycemic Effect of Tamarindus indica Linn. Seeds on Non-Diabetic and Diabetic Model Rats. British Journal of Pharmaceutical Research. 3. 4; 1094-1105, 2013
  • Zohrameena Shaikh et al. Medicinal uses & pharmacological activity of Tamarindus indica. Medicinal uses & pharmacological activity of Tamarindus indica. 5. 2; 121-133, 2017
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.