A lúcia-lima é uma planta medicinal com muitos benefícios à saúde, sendo usada para tratar cólicas intestinais, diarreia e excesso de gases, por exemplo. Essa planta possui propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, antioxidantes, antibacterianas, digestivas e calmantes.
As partes mais usadas desta planta, que também é conhecida como limonete ou lúcia-da-índia, são as folhas e as flores, de onde são extraídas substâncias ativas com propriedades medicinais e que são usadas no preparo de chás e óleos essenciais.
A lúcia-lima (Aloysia citriodora) pode ser encontrada em alguns mercados, feiras livres ou lojas de produtos naturais. Seu uso deve ser orientado por um médico ou outro profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.
Benefícios da lúcia-lima
A lúcia-lima oferece diversos benefícios à saúde, sendo indicada para:
1. Aliviar a diarreia
O consumo de lúcia-lima pode ajudar a aliviar os episódios de diarreia devido à sua capacidade de inibir o crescimento de algumas bactérias que afetam o trato digestivo.
Estudos em tubos de ensaio ou placas de laboratório, demonstraram que o óleo essencial de lúcia-lima possui atividade bacteriostática contra microrganismos relacionados com infecções intestinais, ajudando a reduzir a gravidade dos sintomas.
Leia também: Chás para diarreia: 10 melhores opções (e como preparar) tuasaude.com/cha-para-diarreia2. Promove a digestão
A lúcia-lima promove a digestão relaxando os músculos do trato gastrointestinal, facilitando os movimentos intestinais e reduzindo o desconforto associado à indigestão.
Este efeito foi observado em modelos pré-clínicos, onde o extrato ajuda a regular o equilíbrio da microbiota intestinal e a reduzir a inflamação.
3. Alivia dores e cólicas causadas por cólicas
A lúcia-lima pode ajudar a aliviar o desconforto causado por cólicas intestinais ou menstruais, pois reduz a contração excessiva dos músculos do intestino e do útero. Isso se traduz em menos dor e espasmos.
4. Poderia promover a recuperação de infecções do trato urinário
A lúcia-lima poderia promover a recuperação de infecções leves do trato urinário, impedindo a multiplicação de bactérias que afetam o trato urinário.
No entanto, mais estudos científicos são necessários para comprovar esse possível benefício.
5. Reduz o excesso de gases e o inchaço
A lúcia-lima pode ajudar a reduzir o excesso de gases intestinais e o inchaço, melhorando o trânsito digestivo e o equilíbrio da microbiota.
Isso diminui a fermentação excessiva de alimentos no intestino, um processo que gera gases e causa inchaço.
Leia também: 10 Melhores Chás para Gases (e como preparar) tuasaude.com/cha-para-gases-intestinais6. Reduz dores musculares
O consumo de lúcia-lima, na forma de chá ou extrato, pode ajudar a reduzir dores musculares.
Embora alguns estudos sugiram que o seu uso esteja associado a uma menor produção de compostos relacionados à inflamação e à dor, mais pesquisas ainda são necessárias para confirmar a eficácia da lúcia-lima na dor muscular.
7. Pode ajudar a aliviar a febre
Na medicina tradicional, a lúcia-lima tem sido usada para ajudar a aliviar a febre.
Embora não existam pesquisas robustas que comprovem esse efeito, estudos pré-clínicos sugerem que a ação da lúcia-lima contra processos inflamatórios pode contribuir para a redução da temperatura corporal.
8. Alivia alguns sintomas da asma
A lúcia-lima tem sido tradicionalmente usada para aliviar os sintomas da asma. Embora as evidências científicas diretas sejam limitadas, a capacidade da lúcia-lima de regular a inflamação pode explicar o alívio relatado por algumas pessoas.
9. Melhora a qualidade do sono
A lúcia-lima melhora a qualidade do sono e reduz o tempo necessário para adormecer. Um estudo mostrou que o consumo de lúcia-lima por 8 semanas promove uma noite de sono mais tranquila.
10. Ajuda a reduzir o nervosismo e a agitação
A lúcia-lima pode ajudar a reduzir o nervosismo e a agitação, pois estudos indicam que essa planta promove um estado geral de relaxamento, possivelmente devido ao seu efeito sobre os neurotransmissores associados à calma.
Para potencializar esse efeito, a lúcia-lima pode ser usada em conjunto com outras plantas medicinais, como tília e hortelã-pimenta.
11. Pode ajudar a aliviar enxaquecas
Na medicina tradicional, a lúcia-lima é usada para aliviar enxaquecas.
Embora as evidências clínicas específicas sejam limitadas, esse efeito pode ser devido à redução da tensão muscular e à sua capacidade de regular a inflamação, diminuindo a intensidade da resposta inflamatória que contribui para a dor.
12. Ajuda no controle do peso
O consumo do extrato de lúcia-lima, especialmente quando combinado com a flor de hibisco, pode ajudar a controlar o peso corporal e reduzir a gordura corporal.
Isso porque essa planta ajuda a regular os níveis de hormônios relacionados à saciedade, aumentando a leptina e a colecistocinina, enquanto reduz os níveis de grelina, favorecendo a diminuição do apetite.
Como usar
A lúcia-lima pode ser usada das seguintes formas:
1. Chá de lúcia-lima
O chá de lúcia-lima deve ser preparado com as folhas secas dessa planta.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de folhas secas de lúcia-lima;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Ferver a água e em seguida adicioná-la em uma xícara com as folhas secas de lúcia-lima. Tampar a xícara, deixar repousar por cerca de 10 minutos.
Em seguida, coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá, de 2 a 3 vezes por dia, após as principais refeições, ou conforme a orientação do fitoterapeuta ou médico.
2. Óleo essencial de lúcia-lima
O óleo essencial de lúcia-lima é rico em citral, cineol, geraniol e limoneno, e pode ser usado na aromaterapia para ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia ou estresse, pois tem propriedades calmantes e sedativas.
Para fazer a aromaterapia com a lúcia-lima deve-se inspirar profundamente o aroma do óleo essencial diretamente do frasco, segurando o ar nos pulmões por cerca de 2 a 3 segundos, e, em seguida, expirar. Repetir a inalação de 3 a 7 vezes, várias vezes por dia.
Outra forma de fazer a aromaterapia com o óleo essencial de lúcia-lima é colocar de 2 a 3 gotas do óleo essencial em um pouco de água, dentro de um aromatizador ou difusor de ambiente. A quantidade de água usada varia de acordo com a capacidade do aromatizador ou difusor.
O aromatizador de ambiente ou difusor permite que o aroma seja liberado por todo o ambiente.
Leia também: Aromaterapia: para que serve e como usar óleos essenciais tuasaude.com/aromaterapiaPossíveis efeitos colaterais
A lúcia-lima é bem tolerada quando utilizada na forma de chá por um curto período e nas quantidades recomendadas. No entanto, o uso prolongado ou em excesso, pode causar irritação no estômago.
Por isso, seu uso deve ser feito somente com orientação médica ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.
Quem não deve usar
A lúcia-lima não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com problemas renais.
Além disso, o óleo essencial de lúcia-lima não deve ser ingerido por via oral.