Moringa: 16 principais benefícios (e como fazer o chá)

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

A moringa (Moringa oleifera) é uma planta medicinal indicada para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, proteger o fígado, diminuir a fadiga muscular e favorecer a perda de peso.

Isto porque essa planta é rica em nutrientes, como ferro, cálcio, carotenoides, quercetina e vitamina C, além de substâncias ativas como polifenóis e ácido clorogênico, que lhe conferem propriedades antioxidantes, antidiabéticas, analgésicas e anti-inflamatórias.

No entanto, ainda existem poucos estudos que comprovem todos seus benefícios e que descrevem as doses mínimas, assim como sua segurança para uso humano. Por esse motivo, em 2019, a Anvisa proibiu a venda de qualquer produto contendo a moringa, exatamente por considerar existirem poucos estudos que demonstrem as doses eficazes e a segurança dessa planta para a saúde.

Imagem ilustrativa número 1

16 possíveis benefícios da moringa

De acordo com alguns estudos científicos, a moringa poderá ser eficaz para:

1. Aumentar a capacidade respiratória

Alguns estudos indicam que esta planta parece ser capaz de aliviar os sintomas de doenças respiratórias crônicas, como a asma, pois ajuda a elevar as concentrações de hemoglobina e, consequentemente, de oxigênio circulante no sangue.

2. Prevenir a diabetes

A moringa possui propriedades antioxidantes que podem ajudar a regular o estresse oxidativo no organismo, o que reduz os níveis de açúcar no sangue, além de proteger as células do corpo.

3. Proteger o coração

Por ser rica em fibras, esta planta pode ajudar a diminuir a absorção de colesterol no intestino e a formação de placas de gordura nas artérias, diminuído assim o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, devido ao seu efeito antioxidante, a moringa também poderá evitar ou diminuir a inflamação do organismo, o que contribui para a saúde do coração.

4. Regular a pressão arterial

Devido à presença de tocoferóis, polifenóis e flavonoides na sua composição, a moringa poderia ajudar na regulação da pressão arterial, já que essas substâncias possuem efeito vasodilatador, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação do sangue.

5. Ajudar na perda de peso

A moringa é uma planta rica em fibras e proteínas, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e, consequentemente, diminuir a quantidade de alimentos e calorias ingeridos, facilitando a perda de peso.

Além disso, alguns estudos feitos em animais também indicam que a moringa pode ajudar a diminuir a quantidade de gordura acumulada no corpo.

6. Prevenir e combater a anemia

As folhas da moringa possuem grande quantidade de ferro (105 mg por cada 100 g de folha), o que poderia favorecer a formação de glóbulos vermelhos e aumentar a quantidade de hemoglobina no sangue, ajudando no tratamento da anemia, especialmente da anemia causada pela falta de ferro.

7. Aumentar as defesas do organismo

A moringa possui  vitamina C, polifenóis e betacaroteno na sua composição, que são substâncias que têm potencial para ajudar a reforçar o sistema imunológico, aumentando as defesas naturais do organismo.

8. Ter efeito analgésico e anti-inflamatório

Devido à presença de isotiocianatos, quercetina e ácido clorogênico, que são substâncias que ajudam a diminuir o processo inflamatório, a moringa poderia ser usada para aliviar os sintomas de problemas inflamatórios, como reumatismo e, até, inflamação da próstata, por exemplo.

9. Proteger e hidratar a pele

Devido à grande quantidade de vitaminas do complexo B, C, E e A que possui, a moringa pode favorecer a formação de colágeno, além de facilitar a cicatrização da pele e sua hidratação.

10. Melhorar o sistema gastrointestinal

O consumo de moringa poderá prevenir e auxiliar no tratamento de úlceras estomacais, além de ajudar a combater a prisão de ventre, devido a sua grande quantidade de fibras.

Além disso, como possui efeito vasodilatador, a moringa também poderia ser usada no tratamento de hemorroidas, por estimular a circulação sanguínea.

11. Prevenir o aparecimento de câncer

Alguns estudos parecem indicar que a moringa possui um efeito anticancerígeno, já que parece estimular a destruição de células cancerígenas, principalmente na mama e no intestino.

12. Melhorar a saúde da visão

A moringa é rica em beta-caroteno, que é um componente precursor da vitamina A que, dentre outras funções, é responsável por produzir pigmentos visuais que ajudam a manter a saúde da visão.

13. Diminuir os sintomas da menopausa

Uma vez que ajuda a controlar os níveis de inflamação e estresse oxidativo durante este período, a moringa poderia ajudar a manter a concentração de hormônios durante a menopausa, diminuindo a intensidade dos sintomas. Saiba identificar os sintomas da menopausa.

14. Preservar a saúde dos ossos

Por ser rica em cálcio, a moringa serve para manter a saúde dos dentes e promover o desenvolvimento e manutenção da estrutura óssea, sendo importante para prevenir doenças como a osteopenia ou a osteoporose, que é uma doença que deixa os ossos fracos, podendo causar fraturas. Saiba mais sobre o que é a osteoporose e suas principais causas

15. Proteger o fígado

A moringa possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a cuidar da saúde do fígado, pois melhora o seu funcionamento e tem efeito preventivo e terapêutico nos casos de fígado gordo causada por uma dieta rica em gordura.

16. Reduz a fadiga muscular

A moringa possui propriedades que ajudam a melhorar o desempenho físico e a reduzir a fadiga muscular, pois facilita a mobilização dos depósitos de gordura do corpo, retardando o esgotamento das reservas de glicogênio muscular e reduzindo o acúmulo de substâncias relacionadas ao desgaste dos músculos, como o lactato.

Desta forma, a moringa pode ser recomendada para pessoas que fazem treinos intensos ou que praticam esportes.

Propriedades da moringa

As possíveis propriedades da moringa incluem ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antidiabética, vasodilatadora, anticolinérgica, antirreumática, anti-hipertensiva, antimicrobiana, hepatoprotetora e cicatrizante.

Porém, é importante lembrar que as propriedades da planta ainda continuam em estudo e vários resultados parecem ser inconclusivos.

Imagem ilustrativa número 2

Chá de moringa

O chá de moringa não contempla a lista das plantas aprovadas pela Anvisa para consumo e, por isso, deve ser evitado até que novos estudos comprovem a eficácia e segurança da planta.

No entanto, especialista indicam que, pessoas que tenham por hábito o uso dessa planta, e não desejem interromper seu uso, devem consumir apenas 2 xícaras, ou 500 mL, deste chá por dia, pois são quantidades que não parecem apresentar risco para a saúde.

Outras formas de consumo

Além do chá, a moringa pode ser encontrada também na forma de cápsulas, sementes ou pó. No entanto, estas formas também estão proibidas para venda no território brasileiro, não devendo ser utilizadas.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo da moringa pode resultar em alguns efeitos colaterais, como por exemplo náuseas, vômitos e diarreia.

É recomendado evitar o consumo da raiz e de seus extratos, sem orientação de um profissional, pois contêm substâncias tóxicas que, quando usadas em concentrações excessivas, podem causar paralisia e, inclusive, pode levar a pessoa a óbito.

Quem não deve usar

A ingestão de moringa não é recomendada para mulheres grávidas e lactentes, pois essa planta medicinal pode interferir tanto na gestação como na produção de leite materno. Saiba quais os chás que a grávida pode e não pode tomar.

Pessoas com problemas na tireoide também devem evitar o consumo desta planta, já que parece afetar a produção de hormônios tireoidianos.

Composição nutricional

A tabela a seguir indica a composição nutricional por cada 100 g de moringa em pó:

Componentes 100 g de moringa
Energia 500 kcals
Proteína 33,33 g
Carboidratos 66,67 g
Fibras 33,3 g
Sódio 233 mg
Calcio 2667 mg
Ferro 6 mg
Vitamina C 40 mg
Vitamina A 2 mg