Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Leite de Alpiste: para que serve e como fazer

O leite de alpiste é uma bebida vegetal preparada com água e uma semente, o alpiste, sendo considerada um substituto para o leite de vaca. Esta semente é um cereal barato usado para alimentar periquitos e outras aves, e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e supermercados, na forma de semente de alpiste para consumo humano.

Este leite de origem vegetal, pode ser utilizado na preparação de batidos com frutas, panquecas ou até mesmo para beber quente com canela. Também é indicado para o preparo de batidos em dietas para ganho de massa muscular, devido à sua grande quantidade de proteínas, cujo teor é superior ao de outros leites vegetais, à exceção do leite de soja.

Leite de Alpiste: para que serve e como fazer

Para que serve

O consumo de leite de alpiste proporciona vários benefícios à saúde, como:

  • Reduz a pressão arterial, por exercer um efeito anti-inflamatório e conter antioxidantes, principalmente prolaminas;
  • Favorece o aumento da massa muscular, devido à sua alta concentração em proteínas;
  • Reduz o colesterol, pois é rico em antioxidantes e ácido linoleico, que interagem no metabolismo das gorduras;
  • Poderia ajudar a prevenir a ansiedade e a depressão, pois é rico em triptofano, um composto essencial na formação da serotonina, conhecida como o "hormônio do prazer";
  • É apto para ser consumido por vegetarianos e veganos, por ser uma bebida vegetal, fornecendo proteínas e vitaminas do complexo B;
  • Ajuda a regular o açúcar, sendo uma excelente alternativa para diabéticos;
  • Promove a perda de peso, pois é baixa em calorias e contém enzimas que estimulam a queima de gordura corporal, desde que incluída em uma dieta saudável;
  • Melhora a memória e o aprendizado, por conter ácido glutâmico, um aminoácido encontrado em abundância no cérebro. Alguns estudos científicos comprovam que alterações no metabolismo desse aminoácido e na regulação do cérebro podem levar ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Além disso, as enzimas das sementes de alpiste também melhoram a função do pâncreas, aliviando a má digestão e o abdômen inchado.

Além disso, o alpiste também não contém glúten nem lactose, por isso, pode ser usado por pessoas com doença celíaca, alérgicas às proteínas do leite de vaca e intolerantes à lactose. O leite de alpiste não deve ser consumido por pessoas com fenilcetonúria, pois contém altos níveis de fenilalanina, um aminoácido que causa toxicidade nessas pessoas.

Informação nutricional do leite de alpiste

 Semente de alpiste (5 colheres de sopa)Leite de alpiste (200 ml)
Calorias 348 kcal90 Kcal
Carboidratos12 g14,2 g
Proteínas15,6 g2,3 g
Gorduras totais29,2 g2 g
Gordura saturada5,6 g0,24 g
Gordura trans0 g0 g
Fibras2,8 g0,78 g
Sódio0 mg0,1 g*

*Sal.

O leite de alpiste não deve ser consumido por pessoas portadoras de fenilcetonúria devido ao alto teor do aminoácido fenilalanina.

Como preparar o leite de alpiste em casa

Pode-se encontrar o leite de alpiste para consumo humano em pó ou pronto para beber, em lojas especializadas em produtos naturais, porém sua receita é muito fácil de fazer em casa. O seu sabor é leve e muito semelhante às bebidas de cereais, como o leite de aveia e arroz, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 5 colheres de sopa de alpiste.

Modo de preparo

Depois de lavar bem as sementes numa peneira com água corrente, é importante deixar de molho num recipiente de vidro as sementes e a água de um dia para o outro. Para finalizar, triturar no liquidificador e coar com um coador bem fino ou um tecido tipo voal, de cortina.

Além de trocar o leite de vaca pelo leite de alpiste, confira outras trocas saudáveis que se pode adotar nesse vídeo rápido e divertido com a nutricionista Tatiana Zanin:

Bibliografia >

  • VALVER María Elenea; ORONA-TAMAYO Domancar et al. Antioxidant and Antihypertensive Potential of Protein Fractions from Flour and Milk Substitutes from Canary Seeds (Phalaris canariensis L.). Plant Foods for Human Nutrition. 72. 1; 20-25, 2017
  • MASON Emily; L'HOCINE Lamia et al. Hairless Canaryseed: A Novel Cereal with Health Promoting Potential. Nutrients. 10. 9; 1-16, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem