Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Leite de Alpiste - Para que serve e Como fazer

Tomar leite de alpiste é mais uma alternativa de bebida vegetal para vegetarianos, intolerantes à lactose e pessoas com alergia a proteína da soja.

Este leite de origem vegetal pode ser usado na preparação de vitaminas com frutas, mingau de aveia, panquecas ou apenas para ser bebido quente com canela. Também é indicado para preparação de shakes em dietas de ganho de massa muscular devido a sua grande quantidade de proteína, maior que a maioria dos leites vegetais, perdendo apenas para o leite de soja.

O alpiste é uma semente barata, tipicamente usada para a alimentação de periquitos e outros pássaros e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e supermercados na forma de alpiste para consumo humano.

Leite de Alpiste - Para que serve e Como fazer

Benefícios do Leite de alpiste

A bebida de alpiste é ótima para ajudar no tratamento do colesterol, devido a presença de enzimas que ajudam a limpar a gordura presente nos vasos sanguíneos. Estas enzimas também estimulam a queima da gordura corporal, sendo uma ótima indicação para quem quer emagrecer. As enzimas do alpiste ainda melhoram o funcionamento do pâncreas, aliviando  a má digestão e a barriga inchada.

O leite de alpiste também pode ser usado para prevenção da ansiedade e depressão, devido ao seu alto teor de triptofano, composto essencial na formação da serotonina, o “hormônio do prazer”. 

Como fazer leite de alpiste em casa

Pode-se encontrar o leite de alpiste para consumo humano em pó ou pronto para beber em lojas especializadas em produtos naturais, porém sua receita é muito fácil de fazer em casa. O seu sabor é leve e muito semelhante às bebidas de cereais, como o leite de aveia e arroz, por exemplo. Para fazer você só precisa de:

Ingredientes

  • 1 litro de água 
  • 5 colheres de sopa de alpiste

Modo de Fazer

Depois de lavar bem as sementes numa peneira com água corrente, é importante deixar de molho num recipiente de vidro as sementes e a água de um dia para o outro. Para finalizar triturar no liquidificador e coar com um coador bem fino ou um tecido tipo voal, de cortina.

Informação nutricional do leite de alpiste

 Semente de alpiste (5 colheres de sopa)Leite de alpiste (200 ml)
Calorias 348 kcal90 Kcal
Carboidratos12 g14,2 g
Proteínas15,6 g2,3 g
Gorduras totais29,2 g2 g
Gordura saturada5,6 g0,24 g
Gordura trans0 g0 g
Fibras2,8 g0,78 g
Sódio0 mg0,1 g*

*Sal.

O leite de alpiste não deve ser consumido por pessoas portadoras de fenilcetonúria devido ao alto teor do aminoácido fenilalanina.

Além de trocar o leite de vaca pelo leite de alpiste, confira outras trocas saudáveis que se pode adotar nesse vídeo rápido e divertido com a nutricionista Tatiana Zanin:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...