Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar o soro do leite para ganhar massa muscular

O soro do leite é rico em BCAAs, que são, aminoácidos essenciais que potencializam a hipertrofia muscular e reduzem a sensação de fadiga muscular, permitindo uma maior dedicação nos treinos e um ganho elevado de massa muscular. No soro do leite tem também lactose que é o açúcar do leite o que o torna um excelente reidratante durante o treino, indicado para quem não é intolerante à lactose.

É possível fabricar e usar o soro do leite em casa, acrescentando-o em receitas de pães, panquecas, biscoitos, sopas e vitaminas. porção líquida obtida durante a fabricação de queijos, sendo a fonte de produção das proteínas conhecidas como whey protein, uma das mais utilizadas para ajudar no ganho de massa muscular e na redução da gordura corporal. Além disso, ele

Como usar o soro do leite para ganhar massa muscular

Além disso, ao retirar o soro do leite, sobra um tipo de queijo branco pobre em calorias e gorduras, muito utilizado em dietas para controlar o colesterol e perder peso. O soro do leite também está bastante presente na coalhada, alimento que pode ser usado no lugar do iogurte.

Benefícios do Soro de Leite

O consumo regular de soro do leite traz os seguintes benefícios para a saúde:

  1. Estimular o ganho de massa muscular, especialmente em pessoas que praticam atividade física regularmente e em idosos;
  2. Acelerar a recuperação muscular após o treino;
  3. Reduzir a degradação muscular, por ser rica em BCAAs;
  4. Ajudar na perda de peso, pois reduz a produção de gordura corporal e a sensação de fome;
  5. Favorecer a manutenção da massa muscular durante dietas para perda de peso;
  6. Ajudar a manter a saúde óssea, por ser rico em cálcio;
  7. Melhorar o humor, por ser rico em triptofano, o precursor de um hormônio cerebral que dá a sensação de bem estar;
  8. Ajudar no controle da pressão arterial, por manter os vasos sanguíneos relaxados;
  9. Fortalecer o sistema imunológico, por conter anticorpos.

É importante lembrar que o consumo do suplemente whey protein, disponível em supermercados, farmácias e lojas de produtos de nutrição, deve ser feito de acordo com a orientação do nutricionista. Para entender melhor como este suplemento funciona, veja Como tomar Whey protein para Ganhar Massa Muscular.

Composição nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 ml do soro do leite.

Quantidade: 100 ml de soro do leite
Carboidrato:4 g
Proteína:1 g
Gordura:0 g
Fibras:0 g
Cálcio:104 mg
Fósforo:83,3 mg

O soro do leite com sabor doce ou ácido, dependendo do processo utilizado na separação do soro do leite, sendo que o soro ácido é o que contém a maior concentração de minerais.

Como obter o soro do leite em casa

A forma mais fácil de se obter o soro de leite em casa é através da produção de coalhada, como mostrado a seguir:

Ingredientes:

  • 1 litro de leite (não pode usar o leite de caixa, também chamado de UHT)
  • 5 e 1/2 colheres de sopa de vinagre ou de suco de limão

Ao invés do vinagre ou do limão, pode-se utilizar o Coalho específico para coalhada, que é vendido no supermercado e que deve ser utilizado conforme as instruções do rótulo.

Modo de preparo:

Misturar o leite e o vinagre ou suco de limão em uma panela e deixar descansado em temperatura ambiente até coalhar. Após formar os coágulos de coalho, deve-se quebrar os coágulos com a ajuda de uma colher. Deixe descansar novamente até que mais soro seja formado. Para drenar todo o soro, deve-se retirar o soro com o auxílio de uma concha, separando da parte sólida que foi formada. Se necessário, coe o soro retirado com uma peneira.

O coalho também pode ser usado para se fazer o queijo e retirar o soro do leite. O processo é semelhante, mas usa-se o coalho no lugar do vinagre dando origem a um soro de leite doce. Veja também como fazer queijo cremoso e queijo caseiro e saiba os seu benefícios.

Como usar o soro do leite

O soro do leite obtido em casa deve ser armazenado na geladeira e pode ser adicionado em preparações como vitaminas, sopas e panquecas. Nas sopas, deve-se adicionar 1/3 de soro para cada 2/3 de água. Além disso, ele pode ser usada para hidratar grãos como feijão, lentilha e soja, acrescentando mais nutrientes para a refeição.

O soro do leite produzido com vinagre ou suco de limão tem sabor ácido, enquanto o que é feito a partir do coalho comprado no supermercado tem sabor mais doce.

Pão de Soro de Leite

Como usar o soro do leite para ganhar massa muscular

Ingredientes:

  • 1 e 3/4 xícaras de chá de soro extraído do queijo ou Leite
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1/4 xícara de chá de óleo
  • 15 g de fermento biológico
  • 450 g de farinha de trigo integral

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo, durante cerca de 10 minutos. Despejar a mistura em uma tigela e acrescentar a farinha de trigo até ficar uma massa homogênea. Colocar a massa em uma forma untada retangular para pão de forma e cobrir com um pano. Separar uma pequena bolinha de massa e colocar em um copo com água. Quando a bolinha subir, a massa está no ponto para assar em forno médio pré-aquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos ou até o pão ficar pronto.

Veja outros alimentos utilizados para ganhar massa muscular.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...