Soro de leite: benefícios e como fazer em casa

Atualizado em outubro 2023

O soro do leite é um subproduto do leite e é obtido durante a fabricação de queijos, servindo para favorecer a hipertrofia muscular, melhorar o rendimento físico, diminuir o peso corporal, controlar a pressão arterial e fortalecer o sistema imunológico.

Esses benefícios são devido ao fato do soro do leite ser rico em proteínas, minerais, como cálcio, potássio e magnésio, além de compostos bioativos, possuindo propriedades antioxidantes, imunológicas e cardioprotetoras.

O soro do leite e as proteínas concentradas do leite são usados para aumentar o valor nutricional de produtos, como fórmulas infantis e suplementos esportivos, como whey protein, que pode ser indicado para atletas e pessoas que fazem musculação, por exemplo. Além disso, o soro do leite pode ser usado de forma caseira em receitas, como pães, panquecas e vitaminas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

O consumo regular do soro do leite pode trazer vários benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Promove o ganho de massa muscular

As proteínas do soro do leite possuem alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos necessários para que o organismo precisa para formar as proteínas, além de conter aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que promovem a hipertrofia, sendo recomendado para pessoas que realizam treinamentos com peso. Veja outros alimentos usados para ganhar massa muscular.

O soro do leite pode ser encontrada na forma de proteínas concentradas em suplementos desportivos, como o whey protein. Conheça melhor sobre o whey protein.

2. Acelera a recuperação muscular

A concentração de proteínas do soro do leite contém cadeias ramificadas de aminoácidos que incluam a leucina, que são caracterizadas por atuar no músculo esquelético, favorecendo o processo de recuperação e adaptação muscular quando são consumidas após um treino intenso.

Além disso, o soro do leite é uma fonte muito rica em cisteína, um aminoácido essencial importante para a saúde que também diminui o estresse oxidativo que acontece devido ao exercício, melhorando o desempenho físico e preservação do tecido muscular durante e após a atividade física.

3. Fortalece o sistema imunológico

A proteína do soro do leite fortalece o sistema imunológico por ser fonte de aminoácidos, como a cisteína e a metionina, que servem para fabricar a glutationa, uma substância antioxidante que ajuda a prevenir doenças e a combater as infecções, além de ser útil para melhorar a recuperação de pessoas que estão em cuidados intensivos, sendo muito usada em fórmulas enterais.

Além disso, o soro do leite também contém albumina sérica e imunoglobulinas, que são substâncias que garantem e reforçam a imunidade passiva ao organismo em lactantes e crianças pequenas, sendo usado para adicionar nas fórmulas infantis.

4. Promove a perda de peso

Por ser rico em proteínas e baixo em gorduras e carboidratos, o soro do leite pode ser recomendado para adicionar em dietas para emagrecer, já que ajuda a aumentar a saciedade e favorece o crescimento de tecido magro, evitando o acúmulo de gordura.

No entanto, para obter esse benefício, o consumo do soro do leite deve fazer parte de uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável e orientada por um nutricionista, de preferência.

5. Melhora a saúde dos ossos

O soro do leite contém grandes quantidades de cálcio e melhorar a absorção desse mineral devido às proteínas que contém. Dessa forma, pode favorecer no crescimento e fortalecimento ósseo, além de prevenir doenças como a osteoporose.

6. Protege contra o câncer

O soro do leite aumenta as quantidades de glutationa, uma substância com atividade antioxidante que pode desempenhar um importante papel na proteção contra o câncer ao evitar o dano às células pelos radicais livres, além de melhorar o tratamento dessa doença ao aumentar a sensibilidade dos tecidos frente aos efeitos da quimioterapia.

Apesar disso, ainda são necessários mais estudos em seres humanos que confirmem esse benefício do soro do leite na proteção contra o câncer.

7. Previne doenças cardiovasculares

As proteínas do soro do leite têm atividade antitrombótica e ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares, como aterosclerose, derrame cerebral e infarto.

Além disso, essas substâncias bioativas possuem atividade anti-hipertensiva que ajuda a prevenir e a equilibrar os níveis da pressão arterial.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz as informações nutricionais para cada 100 gramas de soro do leite:

Componentes 100 gramas de soro do leite
Energia 27 calorias
Carboidratos 4 g
Proteínas 1 g
Gorduras 0 g
Fibras 0 g
Cálcio 104 mg
Fósforo 83,3 mg

A composição nutricional do soro do leite pode variar consideravelmente dependendo das características do leite utilizado para a elaboração do queijo, o tipo de queijo produzido e o processo de tecnologia utilizado para a fabricação do queijo.

Tipos de soro de leite

Os principais tipos de soro de leite são:

  • Soro doce, quando é produzido a partir de ação enzimática e contém mais lactose;
  • Soro ácido, quando se obtém por ação ácida, com maior concentração de proteínas.

Os soros doces normalmente são obtidos do processo de fabricação de queijos duros, enquanto que o soro ácido é obtido a partir da fabricação de queijos brancos e frescos, possuindo maior quantidade de minerais.

Como obter o soro do leite em casa

A forma mais fácil de se obter o soro de leite em casa é através da produção de coalhada, como mostrado a seguir:

youtube image - Como fazer QUEIJO cremoso CASEIRO

Ingredientes:

  • 1 litro de leite (não pode usar o leite de caixa, também chamado de UHT)
  • 5 e 1/2 colheres de sopa de vinagre ou de suco de limão

Ao invés do vinagre ou do limão, pode-se utilizar o Coalho específico para coalhada, que é vendido no supermercado e que deve ser utilizado conforme as instruções do rótulo.

Modo de preparo:

Misturar o leite e o vinagre ou suco de limão em uma panela e deixar descansado em temperatura ambiente até coalhar. Após formar os coágulos de coalho, deve-se quebrar os coágulos com a ajuda de uma colher. Deixe descansar novamente até que mais soro seja formado. Para drenar todo o soro, deve-se retirar o soro com o auxílio de uma concha, separando da parte sólida que foi formada. Se necessário, coe o soro retirado com uma peneira.

O coalho também pode ser usado para se fazer o queijo e retirar o soro do leite. O processo é semelhante, mas usa-se o coalho no lugar do vinagre dando origem a um soro de leite doce. Veja como fazer o queijo caseiro.

Como usar o soro do leite

O soro do leite obtido em casa deve ser armazenado na geladeira e pode ser adicionado em preparações como vitaminas, sopas e panquecas. Nas sopas, deve-se adicionar 1/3 de soro para cada 2/3 de água. Além disso, ele pode ser usada para hidratar grãos como feijão, lentilha e soja, acrescentando mais nutrientes para a refeição.

Pão de soro de leite

Ingredientes:

  • 1 e 3/4 xícaras de chá de soro extraído do queijo ou Leite;
  • 1 ovo inteiro;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1/2 colher de sopa de sal;
  • 1/4 xícara de chá de óleo;
  • 15 g de fermento biológico;
  • 450 g de farinha de trigo integral.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo, durante cerca de 10 minutos. Despejar a mistura em uma tigela e acrescentar a farinha de trigo até ficar uma massa homogênea. Colocar a massa em uma forma untada retangular para pão de forma e cobrir com um pano.

Separar uma pequena bolinha de massa e colocar em um copo com água. Quando a bolinha subir, a massa está no ponto para assar em forno médio preaquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos ou até o pão ficar pronto.