A laringite é uma inflamação na laringe cujo principal sintoma é a rouquidão de intensidade variável, e que pode ser acompanhada por febre, dor ao engolir, dor ao falar e tosse, em alguns casos.
A laringite pode ter causa infecciosa, podendo ser devido a infecção por vírus, fungos, bactérias ou parasitas, ou ter causa não infecciosa, sendo consequência de alergias, refluxo ou tensão vocal, por exemplo.
Normalmente a laringite tem duração de até 7 dias, sendo recomendado nesses casos repouso da voz e inalação de vapor. No entanto, nos casos em que os sintomas são persistentes, é recomendado que o médico seja consultado para identificar a causa e ser indicado o melhor tratamento, que pode envolver o uso de medicamentos.

Sintomas de laringite
O principal sintoma de laringite é a rouquidão, que pode ser acompanhada por outros sintomas, como:
- Tosse;
- Dor na garganta;
- Dor ao engolir;
- Dor ao falar.
- Dificuldade em respirar;
- Perda da voz, voz falhando;
- Pode haver febre.
Os sintomas da laringite infantil são semelhantes aos sintomas da laringite viral, também conhecido como crupe, embora na criança o maior sinal de inflamação da laringe seja a presença de tosse seca, semelhante a latido de um cachorro, normalmente durante a noite. Entenda melhor o que é o crupe e os principais sintomas.
Tipos de laringite
A laringite pode ser classificada em dois principais tipos de acordo com a duração dos sintomas, sendo eles:
- Laringite aguda, em que os sintomas duram cerca de 7 dias, sendo mais comum de acontecer em crianças;
- Laringite crônica, em que os sintomas duram semanas, sendo mais frequente de ser observado em adultos.
Além disso, a laringite pode ser classificada de acordo com a causa em:
- Laringite não infecciosa, em que a inflamação da laringe acontece devido a situações não infecciosas, como alergia, refluxo e tensão vocal, por exemplo;
- Laringite infecciosa, que pode ser causada por vírus, fungos, bactérias e parasitas.
É importante que o tipo de laringite seja identificada, pois assim é possível que o médico indique a melhor forma de tratamento.
Principais causas
As principais causas de laringite são:
- Refluxo gastroesofágico;
- Tensão vocal;
- Alergia;
- Doenças autoimunes;
- Câncer de laringe;
- Infecção por vírus, como influenzae e parainfluenzae;
- Infecção por parasita, como Leishmania braziliensis, nos casos de laringite crônica;
- Infecção por fungos, como Histoplasma capsulatum, Paracoccidioides braziliensis e Candida sp., sendo mais comum em pacientes imunossuprimidos e/ ou que fizeram uso de grande quantidade de antibióticos;
- Infecção por bactérias, como Haemophilus influenzae, Staphylococcus aureus, Streptococcus beta-hemolítico, Corynebacterium diphtheriae, Bordetella pertussis.
Além disso, em alguns casos, a laringite pode ser consequência de doenças infecciosas crônicas, como tuberculose, sífilis e hanseníase, por exemplo.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da laringite é feito pelo médico a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Caso haja suspeita de infecção aguda por bactérias, por exemplo, pode ser recomendado que seja feita a coleta de uma amostra da secreção da garganta para que seja possível identificar o agente infeccioso.
Além disso, nos casos em que os sintomas persistem por mais de 3 semanas, pode ser realizada a videolaringoscopia com o objetivo de avaliar a laringe e identificar sinais indicativos de inflamação. Entenda como é feita a videolaringoscopia.
Como é feito o tratamento
O tratamento para laringite pode variar de acordo com a causa da inflamação, no entanto, independentemente da causa da laringite, é recomendado que a pessoa repouse a voz e faça inalação de vapor aquecido para aliviar o desconforto e diminuir a inflamação da laringe.
Além disso, o médico pode indicar o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou corticosteroides em forma de spray, e a administração de antibiótico por via oral, principalmente quando a infecção é causada por bactérias. Nos casos de laringite alérgica, pode ser também indicado o uso de anti-histamínicos.