Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Laringite e como Tratar

A laringite é uma inflamação na laringe cujo principal sintoma é a rouquidão de intensidade variável. Ela pode ser aguda quando é causada por uma infecção viral como num resfriado comum, ou crônica, provocada pelo uso excessivo da voz, infecções graves, reações alérgicas e inalação de agentes irritantes, como fumaça de cigarro. Os principais tipos de laringite são:

  • Laringite aguda: geralmente está relaciona a uma infecção respiratória viral e dura até 7 dias. Mas ela também pode estar relacionada a doenças, como difteria, coqueluche, sarampo, rubéola e catapora. Para identificar a doença o médico otorrinolaringologista poderá examinar a garganta e a laringe do indivíduo com um laringoscópio e poderá solicitar exames de sangue se suspeitar de alguma outra doença.
  • Laringite crônica:  é aquela que dura semanas e está intimamente ligada ao cigarro e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas ela também pode ser causada por refluxo gastroesofágico, sarcoidose, policondrite, doenças autoimunes e câncer de laringe e, por isso, é preciso investigar minuciosamente sua causa para iniciar o tratamento adequado.
  • Laringite por refluxo: é uma inflamação da laringe causada pelo refluxo constante, isto é a subida do conteúdo gástrico pela laringe, o que é muito comum em bebês e em indivíduos que estão acamados. Neste caso, o tratamento deverá ser voltado para facilitar a digestão como forma de prevenção do refluxo. Alguns cuidados como não deitar-se depois de comer e ter a cabeceira da cama mais alta que a parte dos pés.
O que é Laringite e como Tratar

Sintomas de laringite 

Os sintomas da laringite são:

  • Tosse;
  • Rouquidão;
  • Dor na garganta;
  • Dor ao engolir;
  • Dor ao falar.
  • Estas dores também pode ocorrer no fundo da garanta e, por isso, o indivíduo pode ser uma sensação de dor dentro da orelha;
  • Dificuldade em respirar;
  • Perda da voz, voz falhando;
  • Pode haver febre.

Os sintomas da laringite infantil são semelhantes aos sintomas da laringite viral, embora na criança o maior sinal de inflamação da laringe seja a presença de tosse seca, semelhante a latido de um cachorro, normalmente durante a noite. A rouquidão e a febre são também bastante comuns nas crianças com laringite.

Para identificar os sintomas da laringite o médico deverá observar os sinais e sintomas da doença e avaliar a garganta e a laringe através de um pequeno aparelho chamado laringoscópio ou com o uso de um pequeno espelho na região da garganta pois assim é possível observar a inflamação desta área.

Entretanto, quando de trata de uma laringite crônica o médico poderá solicitar outros exames a fim de identificar o micro-organismo causador da doença para um melhor tratamento. Exames que também podem ser utilizados para o diagnóstico da laringite podem ser o exame do escarro, radiografia e exame da tireoide.

Tratamento para laringite

O tratamento para laringite depende dos sintomas, mas o repouso da voz e a inalação de vapor aquecido aliviam o desconforto e ajudam na cura das áreas inflamadas. A principal estratégia utilizada no tratamento da laringite é a inalação de ar umidificado, como a inalação do vapor do chá de eucalipto que possibilita a melhora do paciente em poucos dias.

Geralmente o médico indica medicamentos corticosteroides em forma de spray, e a administração de antibiótico oral é aconselhada quando a infecção é causada por bactérias. Pacientes com laringite devem beber bastante líquido, ficar em repouso, não forçar a voz, evitar inalar fumaça ou poeira e diminuir as suas atividades, evitando esforços.

A laringite também pode ser alérgica e nesse caso deve ser tratada com a ingestão de anti-histamínicos e com cuidados simples, como evitar o contato com as substâncias que causam alergia no indivíduo. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar