Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Crupe, principais sintomas e tratamento

O Crupe, também conhecido como laringotraqueobronquite, é uma doença infecciosa que atinge as vias aéreas superiores e inferiores e é caracterizada por sintomas como dificuldade em respirar, rouquidão e tosse forte. Esta infecção atinge, principalmente, crianças entre os 3 e os 7 anos de idade.

O crupe, na maioria das vezes é causado por vírus, sendo assim chamado de crupe viral, e provoca sintomas que podem ser confundidos com o do resfriado. A doença é transmitida através da inalação de gotículas de saliva liberadas no ar e pele contato com objetos contaminados. 

O que é Crupe, principais sintomas e tratamento

Principais sintomas 

Os sintomas iniciais do crupe são muito semelhantes aos de um resfriado, como nariz escorrendo, febre baixa e tosse leve. Com a progressão da doença, surgem os sintomas típicos do crupe, como: 

  • Dificuldade em respirar, principalmente inspirar;
  • Tosse "de cachorro";
  • Rouquidão;
  • Chiado ao respirar.

A tosse de cachorro é muito característica da doença e pode diminuir ou sumir durante o dia, mas agravar à noite. Geralmente, os sintomas da doença pioram à noite e podem durar 3 a 7 dias. Muitas vezes, podem surgir outras complicações, como aumento da frequência cardíaca e respiratória, dores no esterno e diafragma, além de lábios e pontas dos dedos azuladas, devido a má oxigenação. Assim, que surgirem os sintomas do crupe, é importante ir ao pediatra para que o tratamento seja iniciado e as complicações da doença evitadas. 

Causas do crupe

O crupe é uma doença infeciosa causada principalmente por vírus, como o vírus Influenzae da gripe, mas também pode ser causada por bactérias ou, com menos frequência, por algo que possa causar alergia e obstruir as vias aéreas. O contágio ocorre através do contato com superfície ou objetos contaminados e ela inalação de gotículas de saliva liberadas no espirro ou na tosse. 

O diagnóstico do crupe é feito pelo médico através da observação e análise dos sintomas e da tosse, mas também pode ser solicitado um exame de imagem, como raio X, para confirmar o diagnóstico e excluir a hipótese de outras doenças.

Como é feito o tratamento

O tratamento do Crupe se inicia principalmente na emergência pediátrica e pode ser continuado em casa, de acordo com a indicação do médico pediatra. É importante ingerir muitos líquidos para melhorar a hidratação e deixar a criança numa posição cômoda para que consiga descansar. Além disso, inalação de ar frio e úmido, assim como de vapor de água, é muito importante para ajudar a umedecer as vias respiratórias e facilitar a respiração.

Alguns medicamentos, como os corticoides ou epinefrina, podem ser usados para diminuir a inflamação das vias respiratórias e melhorar o desconforto ao respirar, e o paracetamol pode ser tomado para diminuir a febre. Não devem ser tomados medicamentos para diminuir a tosse, a menos que o médico indique esse tipo de remédio. Os antibióticos só são recomendados pelo médico quando o crupe é causado por bactérias ou quando a criança tem alguma chance de desenvolver infecção bacteriana.

Quando o Crupe não melhora ao fim de 14 dias ou há agravamento dos sintomas, pode ser necessária a hospitalização dos pacientes para que seja fornecido oxigênio e sejam administrados outros medicamentos mais eficazes para tratar a infecção.

Veja como pode ser a alimentação para a criança se recuperar mais rápido:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar