Laranja kinkan: benefícios e como comer (com receitas)

A laranja kinkan, ou quincã, é uma fruta que fornece muitos benefícios para a saúde, como ajudar na perda de peso, diminuir o risco de doenças cardíacas, evitar a prisão de ventre e manter a saúde da pele e dos olhos.

Isto acontece porque esta fruta, também conhecida como laranjinha kinkan, possui nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante, sacietogênica e laxante, como fibras, vitamina C e carotenoides.

Leia também: Frutas: tipos, benefícios e como consumir (com receitas) tuasaude.com/frutas

A laranja kinkan é uma fruta pequena, que possui um sabor adocicado na casca e mais azedo na polpa, podendo ser consumida inteira, ao natural, ou usada em preparações como geleia, doces e sucos.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da laranja kinkan

Os principais benefícios da laranja kinkan são:

1. Ajudar na manutenção ou perda de peso

A laranja kinkan ajuda na manutenção ou perda de peso, por ser uma fruta pobre em calorias que ajuda, por isso, a equilibrar as calorias da dieta.

Além disso, a laranja kinkan também é rica em fibras, que ajudam a prolongar o tempo de digestão dos alimentos, promovendo a saciedade e controlando a fome entre as refeições.

Leia também: 25 frutas ricas em fibras (e quantidade recomendada) tuasaude.com/frutas-ricas-em-fibras

2. Diminuir o risco de doenças cardíacas

Por ter alto teor de fibras, a laranja kinkan reduz a absorção de gorduras e colesterol a nível intestinal, ajudando a diminuir o risco de doenças cardíacas.

Além disso, os flavonoides e os carotenoides, presentes na laranja kinkan, ajudam a diminuir as inflamações e evitar a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

3. Evitar a prisão de ventre

A laranja kinkan ajuda a evitar a prisão de ventre, ou constipação intestinal, porque possui fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e estimulam os movimentos normais do intestino, facilitando as evacuações.

Leia também: Constipação intestinal: o que é, sintomas, causas e tratamentos tuasaude.com/constipacao-intestinal

4. Manter a saúde da pele

Por conter os carotenoides beta-criptoxantina e alfa-caroteno, que são convertidos em vitamina A no organismo, a laranja kinkan ajuda a manter a saúde da pele ao combater os radicais livres.

Além disso, a vitamina C presente nesta fruta atua na produção de colágeno, uma proteína que ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo as rugas e a flacidez.

5. Diminuir o risco de diabetes

As fibras, presentes em ótimas quantidades da laranja kinkan, diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose.

Assim, o consumo desta fruta, associada a uma alimentação balanceada e variada, e a prática regular de exercícios físicos, ajuda a diminuir o risco de diabetes tipo 2.

6. Prevenir a anemia

A laranja kinkan é uma fruta cítrica que ajuda a prevenir a anemia, por ser rica em vitamina C, um nutriente importante para a absorção do ferro presente nos alimentos.

7. Manter a saúde dos olhos

Os carotenoides luteína e zeaxantina presentes na laranja kinkan, ajudam a manter a saúde dos olhos ao proteger contra os danos causados pelos radicais livres e pela luz azul emitida por aparelhos como computadores, tablets e celulares.

Leia também: Zeaxantina: o que é, para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/zeaxantina

Tabela de informação nutricional

A tabela seguinte contém a informação nutricional de 100 g, o que equivale a cerca de 5 unidades, de laranja kinkan:

Componentes Quantidade em 100 g de laranja kinkan
Energia 71 calorias
Proteínas 1,88 g
Gorduras 0,86 g
Carboidratos 15, 9 g
Fibras 6,5 g
Vitamina C 43,9 mg
Alfa-caroteno 155 mcg
Beta-criptoxantina 193 mcg
Luteína + zeaxantina 129 mcg

É importante lembrar que, para se obter os benefícios desta fruta, a laranja kinkan deve fazer parte de uma alimentação saudável e de uma rotina regular de exercícios físicos.

Como comer a laranja kinkan

Pode-se comer a laranja kinkan com casca e ao natural, sozinha ou usada em receitas como doces, geleias, molhos, bolos e sucos, por exemplo.

A recomendação mínima diária da para o consumo de frutas, incluindo a laranja kinkan, é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g por dia.

Para saber como incluir essa fruta em uma dieta saudável e variada, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Receitas com laranja kinkan

Algumas receitas saborosas com laranja kinkan são:

1. Doce de laranja kinkan

Ingredientes:

  • 1 Kg de laranja kinkan;
  • 500 g de açúcar ou adoçante a gosto;
  • 250 ml de água;
  • 5 cravos-da-índia.

Modo de preparo:

Lavar bem as laranjas e cortar, retirando um pequeno pedaço das pontas. Colocar um pouco de água numa panela e levar ao fogo para ferver. Em seguida acrescentar as laranjas e deixar ferver por 3 minutos.

Repetir a fervura mais uma vez, para retirar o sabor amargo da fruta. Escorrer a fruta e acrescentar os 250 ml de água, o açúcar e os cravos, deixando ferver até que as laranjas fiquem bem macias e a calda grossa.

Deixar amornar, colocar em um pote bem vedado e armazenar na geladeira.

2. Geleia de laranja kinkan

Ingredientes:

  • 600 g de laranja kinkan;
  • 350 g de açúcar;
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

Lavar bem as laranjas, cortá-las em 4 partes iguais e retirar as sementes. Em uma panela, colocar as laranjas e água, o suficiente para cobrí-las e levar ao fogo para cozinhar por 1 minuto.

Escorrer as laranjas e repetir a fervura mais uma vez. Escorrer a água e acrescentar à panela o açúcar e a água filtrada.

Deixar ferver em fogo baixo por cerca de 30 a 40 minutos. Apagar o fogo, deixar esfriar e armazenar a geleia em um pote com tampa na geladeira.

Vídeos relacionados

6 frutas para EMAGRECER mais rápido

11:30 | 1.654.971 visualizações

3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

05:57 | 1.112.043 visualizações