11 benefícios da jabuticaba para a saúde (e como usar)

A jabuticaba, conhecida também como jaboticaba ou jabuticaba açu, é uma fruta rica em vitamina C, quercetina e tanino, compostos com ação antioxidante, que combatem o excesso de radicais livres no organismo, ajudando a evitar rugas e flacidez, além de prevenir o surgimento de doenças, como câncer, infarto e aterosclerose.

Por ter ótimas quantidades de fibras que ajudam a prolongar a saciedade, além de conter baixo teor de calorias, a jabuticaba é uma ótima opção para incluir em dietas para perda de peso. Conheça outras frutas com poucas calorias que ajudam a emagrecer.

A jabuticaba é uma fruta com a casca arroxeada e a polpa de cor branca, podendo ser consumida ao natural ou usada em preparações como geleias, vitaminas, sucos, mousses ou bolos. A jabuticaba também pode ser encontrada da forma de farinha, sendo comercializada em lojas de produtos naturais.

11 benefícios da jabuticaba para a saúde (e como usar)

Devido ao alto teor de fibras, vitamina C e compostos antioxidantes, a jabuticaba oferece vários benefícios para a saúde, incluindo:

1. Favorecer a perda de peso

A jabuticaba tem ótimas quantidades de fibras, como a pectina, que está presente especialmente na casca da fruta, que ajuda a prolongar a saciedade e controlar a fome ao longo do dia, facilitando a perda de peso.

Além disso, a jabuticaba é uma fruta com baixo teor de gordura e de calorias, sendo uma boa opção para incluir em dietas de emagrecimento.

2. Prevenir câncer

Por ser rica em quercetina, antocianinas e taninos, compostos com ação antioxidante, a jabuticaba ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo o surgimento e a multiplicação de células cancerígenas.

3. Melhorar o funcionamento do intestino

Por ter ótimas quantidades de fibras, a jabuticaba ajuda a aumentar a absorção de água no intestino, promovendo a formação do bolo fecal e facilitando a eliminação das fezes.

Além disso, a jabuticaba tem boas quantidades de magnésio, um mineral que ajuda a melhorar a movimentação natural do intestino, ajudando na eliminação das fezes.

4. Auxiliar no tratamento da depressão

Por ser rica em compostos com ação anti-inflamatória e antioxidante, como antocianinas e taninos, a jabuticaba ajuda a proteger as células do sistema nervoso central contra os radicais livres, melhorando a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor e bem estar,  auxiliando no tratamento da depressão.

5. ajudar a controlar a diabetes

A jabuticaba tem ótimas quantidades de fibras que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, favorecendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue e ajudando a controlar a diabetes.

Por ser rica em compostos com propriedades antioxidantes, como quercetina, taninos e antocianinas, a jabuticaba também ajuda a proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, melhorando as funções do hormônio insulina e evitando a resistência à insulina e diabetes.

6. Diminuir o colesterol “ruim”

Por ser uma boa fonte de fibras, a jabuticaba ajuda a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, promovendo a redução dos níveis de colesterol "ruim”, o LDL, no sangue e prevenindo doenças, como infarto, derrame e aterosclerose.

7. Prevenir flacidez e o envelhecimento precoce

A jabuticaba é rica em vitamina C, taninos, antocianinas e quercetina, compostos com potente ação antioxidante, protegendo a pele contra o excesso de radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce.

Além disso, a jabuticaba previne a flacidez da pele, porque tem boas quantidades de fibras que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando a formação de produtos de glicação avançada (AGEs), compostos inflamatórios que são produzidos na pele quando se ingere alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, sorvete ou bolo.

8. Regular a pressão alta

A jabuticaba contém ótimas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, ajudando a regular a pressão alta.

Por ser rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, como taninos, antocianina e quercetina, a jabuticaba também melhora a saúde das artérias, facilitando a circulação de sangue e prevenindo a pressão alta.

9. Prevenir lesão muscular

A jabuticaba ajuda a prevenir a lesão muscular, porque contém ótimas quantidades de antocianinas, vitamina C e taninos, compostos com propriedades antioxidantes e anti inflamatórias, evitando os danos nos músculos, especialmente em atletas de alto rendimento, como jogadores de futebol ou vôlei.

10. Proteger o fígado

Por ser rica em compostos com ação antioxidante, a jabuticaba auxilia no combate ao excesso de radicais livres, protegendo e melhorando as funções do fígado.

11. Fortalecer o sistema imunológico

A jabuticaba tem boas quantidades de zinco, um mineral essencial na produção de células de defesa do corpo. Por isso, o consumo de jabuticaba ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando problemas como  gripes, alergias ou resfriados.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de jabuticaba, o que equivale a cerca de 20 unidades:

Nutriente

100 g (20 unidades) de jabuticaba

Energia

58 calorias

Proteínas

0,6 g

Gorduras

0,1 g

Carboidratos

15,3 g

Fibras

2,3 g

Potássio

130 mg

Cálcio

8 mg

Fósforo

15 mg

Magnésio

18 mg

Vitamina C

16,2 mg

Zinco

8,1 mg

Para se obter os benefícios nutricionais da jabuticaba, é importante que o consumo da fruta faça parte de uma dieta balanceada, associada à prática regular de exercícios físicos.

Como consumir

A jabuticaba pode ser consumida ao natural ou usada no preparo de geleias, sucos, mousses ou bolos. Além disso, a jabuticaba também pode ser encontrada em pó, podendo ser adicionada ao iogurte, vitaminas, frutas, bolos ou pães.

É importante lembrar que as fibras e os antioxidantes estão concentrados principalmente na casca da jabuticaba. Por isso, é aconselhado consumir a casca juntamente com a polpa para se obter todos os benefícios da fruta.

Como a jabuticaba estraga muito rapidamente, a melhor forma de armazenar a fruta é deixando-a na geladeira e consumir por até 10 dias. Outra forma de evitar que a jabuticaba estrague é separar pequenas porções da fruta e congelar no freezer ou congelador, consumindo por até 3 meses.

Receitas saudáveis com jabuticaba

11 benefícios da jabuticaba para a saúde (e como usar)

A jabuticaba pode ser usada em receitas saudáveis, como mousses, vitaminas, sucos ou geleias.

1. Mousse de jabuticaba

Ingredientes:

  • 600g de jabuticaba;
  • 1 xícara de água fria;
  • 1 xícara de água fervendo;
  • 4 claras de ovo;
  • 1 envelope de gelatina em pós sem cor e sem sabor;
  • 2/3 xícara de açúcar demerara, mascavo ou adoçante xilitol.

Modo de preparo:

Colocar as jabuticabas em uma panela, esmagando-as para estourar a fruta. Levar a fruta ao fogo baixo por uns 5 minutos até começar a soltar um líquido de cor rosa. Esperar amornar, retirar os caroços e transferir as frutas para um liquidificador, batendo bem até obter uma mistura homogênea. Transferir a mistura para uma travessa e adicionar açúcar ou adoçante, mexendo bem.

Dissolver a gelatina em 1 xícara de água gelada e deixar descansar por 2 minutos. Juntar a água fervente, misturando bem. Adicionar a gelatina na travessa com a jabuticaba, misturando bem com uma colher. Bater as claras na batedeira até ficarem em ponto de neve. Incorporar delicadamente as claras ao creme de jabuticaba. Cobrir a travessa com tampa ou filme plástico e levar a geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

2 Vitamina de morango e jabuticaba

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de chá de morangos;
  • 1/2 xícara de chá de jabuticaba;
  • 1/2 xícara de chá de água;
  • 4 pedras de gelo.

Modo de preparo:

Lavar bem os morangos e as jabuticabas. Colocar todos os ingredientes no liquidificador, batendo até obter uma bebida homogênea e servir.

3. Geleia fitness de jabuticaba

Ingredientes:

  • 700g de jabuticaba;
  • 200 de água;
  • 5 colheres de sopa de xilitol ou outro adoçante de forno e fogão;
  • 1 colher de sopa de suco de limão.

Modo de preparo:

Lavar bem as jabuticabas e transferir para uma panela. Adicionar o adoçante e o suco de limão e levar para ferver em fogo médio por 40 minutos, mexendo de vez em quando para não agarrar no fundo. Apagar o fogo assim que a geleia estiver com a consistência desejada. Retirar os caroços e transferir a geleia para um pote de vidro com tampa e resistente à altas temperaturas. Deixar esfriar e armazenar na geladeira por até 30 dias.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Dezembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Dezembro de 2021.

Bibliografia

  • FERREIRA, R, Patricia et al. Beverage based on whey permeate with phenolic extract of jabuticaba peel: A pilot study on effects on muscle and oxidative stress in trained individuals. Journal of Functional Foods. Vol.65. 1-9, 2020
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 07 Dez 2021
  • SANTOS, P, Mônica Cristine et al. Profile of phenolic compounds in jabuticaba ( Myrciaria sp.) a potential functional ingredient. Natural Product Research. Vol.4. 1-5, 2021
  • INADA, P, Kim Ohanna et al. Jaboticaba berry: A comprehensive review on its polyphenol composition, health effects, metabolism, and the development of food products. Natural Product Research. Vol.147. 1-39, 2021
  • WU, Shi-Biao et al. Phytochemistry and health benefits of jaboticaba, an emerging fruit crop from Brazil. Elsevier. Vol.54. 1.ed; 148-159, 2013
Mais sobre este assunto: