8 opções de lanche saudável para levar para escola

As crianças precisam de nutrientes essenciais para que cresçam de forma saudável e por isso, devem levar lanches saudáveis para escola porque assim o cérebro consegue captar melhor as informações que são aprendidas na sala de aula, tendo um melhor rendimento escolar.

O ideal é que o lanche seja feito com produtos naturais ou preparados em casa, que são opções mais saudáveis ​​para o crescimento e o desenvolvimento da criança. No entanto, no caso de se optar por produtos industrializados, é importante ler o rótulo nutricional com cuidado e escolher alimentos que tenham mais valor nutricional. Saiba como ler o rótulo dos alimentos.

8 opções de lanche saudável para levar para escola

Que alimentos levar na lancheira

A lancheira da criança deve ser preparada no próprio dia, para garantir todos os nutrientes e a boa aparência dos alimentos na hora do lanche. Algumas opções são:

  • Frutas fáceis de transportar e que não estragam ou amassam com facilidade, como maçã, pera, laranja, tangerina, melancia, melão, uva ou suco de fruta natural. Outras frutas também podem ser levadas se colocadas em recipientes resistentes como morango, mamão, amora ou framboesas;
  • Pão ou torradas com 1 fatia de queijo, 1 colher de café de geleia sem açúcar, 1 colher de chá de manteiga ou 1 ovo cozido ou 6 ovos de codorna;
  • Leite, iogurte líquido ou iogurte sólido para comer com colher;
  • Frutos secos separados em pequenas porções, como uva passa, nozes, amêndoas, avelãs, amendoins ou castanha-do-pará;
  • Biscoitos ou bolachas feitos em casa, por ter menos gordura, açúcar, sal ou outros ingredientes que não sejam adequados à saúde infantil;
  • Bolo simples, como o de laranja ou limão, sem recheio ou cobertura também pode ser uma opção saudável;
  • Gelatina, que pode ser feita em casa preparada com gelatina sem sabor para que não derreta facilmente.

Além disso, pode-se preparar em casa geleia de frutas, que pode ser colocada na lancheira em recipientes resistentes, mas se for difícil de preparar, pode-se optar por comprar no supermercado geleia de frutas 100% natural sem açúcar.

O que não deve levar

Alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados nos lanches das crianças, são salgadinhos industrializados como salgadinhos e batatas, pizza, cachorro quente e hambúrgueres, que possuem muitas gorduras e são lanches de difícil digestão e podem prejudicar o aprendizado na escola.

Refrigerantes, biscoitos recheados e bolos com recheio e cobertura são ricos em açúcar, o que faz com que a criança fique novamente com fome passado pouco tempo após o recreio e isso aumenta a irritabilidade e dificuldade em se concentrar nas aulas, e por isso, também devem ser evitados.

Exemplos de lanches saudáveis para semana

8 opções de lanche saudável para levar para escola

É importante que o lanche na hora do recreio seja saboroso, divertido e atraente e por isso, deve-se fazer combinações de alimentos coloridos, que tenham texturas diferentes ou se possível, fazer desenhos para incentivar a criança a comer.

Alguns exemplos de lanches para levar para escola podem ser:

  • Segunda-feira: 1 fatia de bolo de laranja caseiro, 10 g de nozes e 250 mL suco de morango natural;
  • Terça-feira: 1 pão com geleia natural sem açúcar, 1 banana e 1 iogurte líquido;
  • Quarta-feira: 250 mL de suco de laranja natural, 1 iogurte sólido e 10 g amêndoas ou uva passa;
  • Quinta-feira: 1 pão com queijo, 1 tangerina e 250 mL leite de vaca, aveia ou arroz;
  • Sexta-feira: 2 torradas com queijo, 1 cenoura cortada em palitos ou 5 tomates cereja.

Além de fazer essas combinações saudáveis é importante colocar uma garrafa de água na lancheira porque a hidratação também é importante para estar atento nas aulas.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com estas e outras excelentes opções de lanche para levar para escola:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: