As crianças precisam de nutrientes essenciais para crescer saudável, e por isso, devem levar lanches saudáveis para escola porque assim o cérebro consegue captar melhor as informações que ela aprende na sala de aula, tendo um melhor rendimento escolar. No entanto, a hora do recreio precisa ser saborosa, divertida e atraente e por isso, indicamos aqui algumas ótimas sugestões do que a criança pode levar dentro da lancheira.

Exemplos de lanches saudáveis para semana
Alguns exemplos de merendas para levar para escola podem ser:
- Segunda-feira: 1 fatia de bolo de laranja caseiro com suco de laranja natural;
- Terça-feira: 1 pão com geleia e 1 iogurte líquido;
- Quarta-feira: 250 ml vitamina de morango com 10 g amêndoas ou uva passa;
- Quinta-feira: 1 pão com queijo ou presunto de peru e 250 ml leite de vaca, aveia ou arroz;
- Sexta-feira: 2 torradas com queijo, 1 cenoura cortada em palitos ou 5 tomates cereja.
Além de fazer essas combinações saudáveis é importante colocar uma garrafa de água na lancheira porque a hidratação também é importante para estar atento nas aulas.
Para ver estas e outras excelentes opções para a lancheira do seu filho, assista este vídeo:
Que alimentos levar na lancheira
Os pais devem preparar a lancheira que a criança deve levar para a escola, de preferência no próprio dia para que os alimentos fiquem com uma boa aparência na hora do lanche. Algumas opções são:
- Frutas fáceis de transportar e que não estragam ou amassam com facilidade, como maçã, pera, laranja, tangerina ou suco de fruta natural;
- Pão ou torradas com 1 fatia de queijo, presunto de peru, de frango ou uma colher de café de geleia sem açúcar;
- Leite, iogurte líquido ou iogurte sólido para comer com colher;
- Frutos secas separados em pequenas embalagens, como uva passa, nozes, amêndoas, avelãs ou castanha-do-pará;
- Biscoito ou bolacha feita em casa, por ter menos gordura, açúcar, sal ou outros ingredientes que não sejam adequados à saúde infantil;
- Bolo simples, como o de laranja ou limão, sem recheio ou cobertura também pode ser uma opção saudável.

O que não deve levar
Alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados nos lanches das crianças, são frituras, pizza, cachorro quente e hambúrgueres, que possuem muitas gorduras e são lanches de difícil digestão e podem prejudicar o aprendizado na escola.
Refrigerantes, biscoitos recheados e bolos com recheio e cobertura são ricos em açúcar, o que faz com que a criança fique novamente com fome passado pouco tempo após o recreio e isso aumenta a irritabilidade e dificuldade em se concentrar nas aulas, e por isso, também devem ser evitados.