Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer uma dieta detox de 3 ou 5 dias

A dieta detox é muito utilizada para favorecer a perda de peso desintoxicar o organismo e diminuir a retenção de líquidos. Esse tipo de dieta é indicado por um curto período de tempo com o objetivo de preparar o organismo antes de iniciar uma dieta equilibrada ou com o objetivo de limpar o organismo depois de um período festivo como natal, carnaval ou semana santa, por exemplo.

No entanto é importante que esse tipo de dieta seja feito com o acompanhamento de um nutricionista, pois possui poucas calorias e se for realizada por longos períodos de tempo ou de forma repetitiva pode levar ao aparecimento de efeitos secundários como desidratação ou transtornos gastrointestinais. Além disso, é importante ressaltar que essa dieta não favorece a perda de gordura corporal, mas principalmente a perda de líquido.

O principal foco da dieta detox é aumentar o consumo de alimentos orgânicos e pobres em gordura, e evitar os produtos industrializados, que são ricos em sal, gordura e aditivos químicos. É possível realizar uma dieta detox em que só se consome líquidos, sendo essa versão mais restritiva da dieta, ou pode ser realizada com alimentos sólidos que devem ser pobres em gordura e açúcar e ricos em fibras. Saiba porque é importante desintoxicar o organismo.

Dieta líquida detox

Sopa detox
Sopa detox

A dieta líquida detox é a versão mais restritiva das dietas detox, devendo ser seguida por no máximo 2 dias, já que a ingestão calórica é muito baixa. Nesta versão, apenas é permitido ingerir líquidos como chá, água, sucos de frutas ou de legumes, e sopas de legumes, sendo importante preferir utilizar produtos orgânicos. Veja um exemplo de cardápio da dieta líquida detox. 

Para ajudar na perda de peso, assista ao vídeo a seguir e faça uma sopa detox com os melhores ingredientes:

Dieta detox de 3 dias

Na dieta detox de 3 dias, é permitida a utilização de alimentos sólidos apenas no almoço, desde que sejam com pouca gordura e integrais. Assim, o almoço deve ter alimentos como frango ou peixe grelhados ou cozidos, com arroz integral e salada temperada com um pouco de azeite de oliva e limão.

No café da manhã e nos lanches, deve-se beber sucos ou vitaminas feitos com frutas, legumes e leites vegetais, como o leite de amêndoas ou de aveia. O jantar deve ser uma refeição líquida, de preferência uma sopa detox ou um creme de legumes. Confira algumas opções de sucos verdes para desintoxicar.

Exemplo de cardápio

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta detox.

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhãSuco de morango, laranja e goji berrySuco verde de limão, gengibre e couve manteigaVitamina de banana e leite de amêndoas
Lanche da manhãÁgua de coco + 1 fatia de pão integral1 maçã + 2 castanhasChá de camomila + 3 bolachas integrais
Almoço/Jantar1 filé pequeno de frango grelhado + 3 col de sopa de arroz integral + salada de repolho, cenoura e maçã1 posta de peixe cozido + 3 col de sopa de grão de bico + salada de vagem, tomate e pepino1 filé de frango cozido com molho de tomate + 3 col de sopa de arroz integral + salada de alface, milho e beterraba
Lanche da TardeVitamina de mamão com leite de aveiaBanana amassada + 1 col de sopa de linhaçaSuco de laranja, couve e melancia + 1 fatia de pão integral

Dieta detox de 5 dias

Na dieta detox de 5 dias, deve-se aumentar o consumo de alimentos aos poucos, iniciando com uma dieta líquida feita à base de sucos e sopas de legumes, e finalizando com refeições ricas em vegetais, carnes magras, frango ou peixes, e gorduras boas como azeite, castanhas e sementes.

Ao completar os 5 dias de dieta, deve-se dar início à manutenção de uma nova rotina alimentar saudável e rica em alimentos naturais, evitando-se ao máximo os industrializados, o açúcar e as frituras.

Exemplo de cardápio

Veja um exemplo da evolução da dieta detox de 5 dias na tabela a seguir:

Refeição1º Dia3º Dia5º Dia
Café da Manhã1 xícara de caldo de ossos1 xícara de chá de gengibre sem açúcar + 2 ovos fritos com tomate, azeite e orégano1 xícara de chá de camomila sem açúcar ou um copo de suco de morango sem açúcar + 1 omelete de ovo com queijo
Lanche da manhã1 xícara de chá de limão com gengibre1 copo de suco verde com gengibre, couve, limão e água de coco10 castanhas de caju
Almoço/Jantarsopa de legumescreme de abóbora com frango desfiadofilé cozido na panela de pressão + legumes assados no forno com azeite, alecrim, pitada de sal e pimenta
Lanche da tardesuco de abacaxi com hortelã sem açúcar1 avocado amassado com tomate, sal e azeite para comer com palitinhos de cenoura1 iogurte natural integral + 6 bolachas de arroz integral com pasta de amendoim

É importante lembrar que temperar os alimentos com pouco sal e evitar condimentos prontos em cubos, dando preferência ao uso de temperos naturais como cebola, alho, salsa, manjericão, hortelã e gengibre.

O que não comer durante o Detox

O alimentos proibidos na dieta detox são:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Açúcar, doces, bolos e sobremesas;
  • Carnes processadas, como salsicha, linguiça, bacon, presunto e salame;
  • Café e bebidas com cafeína, como chá verde e chá preto;
  • Produtos industrializados.
  • Leite de vaca e derivados;
  • Alimentos ricos em glúten, como pão, macarrão, bolo e massas.

É importante lembrar que deve-se uma alimentação saudável e equilibrada após a dieta detox, com refeições ricas em frutas, legumes e cereais integrais e pobre açúcar e gordura, pois ela atua desintoxicando o organismo de forma contínua.

Possíveis riscos

A dieta detox, quando realizada sem orientação de um nutricionista, de forma repetitivo ou por muitos dias pode levar à diminuição da quantidade de vitaminas, minerais, gordura e proteínas no organismo, resultando na perda de massa muscular. Além disso, pode causar desidratação e alteração nos níveis de eletrólitos, devido à perda de líquidos, e transtornos gastrointestinais.

Nos casos mais graves pode também haver acidose metabólica, em que o pH do sangue torna-se mais ácido, podendo levar ao coma e ao óbito.

Contraindicações da dieta detox

A dieta detox é contraindicada para mulheres grávidas ou em fase de amamentação, crianças e adolescentes, já que estão em fase de crescimento e desenvolvimento. Além disso, também não é indicada para pessoas que possuem diabetes, com doenças cardiovasculares ou doenças crônicas.

Bibliografia >

  • MARTÍN Ismael; PAREDES Victor et al. Are detox diets an effective strategy for obesity and oxidation management in the short term?. Journal of negative & no positive results. 2. 9; 399-409, 2017
  • TOOBA Syeda. Detox diet–worth to use it or not?. Advances in Obesity Weight Management & Control. 8. 2; 43-44, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem