Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como iniciar a Alimentação do Bebê com o método BLW

O método BLW é um tipo de introdução alimentar em que o bebê começa a comer com as mãos os alimentos cortados em pedaços, bem cozidos. 

Esse método pode ser utilizado para complementar a alimentação do bebê à partir dos 6 meses de idade, que é quando o bebê já senta sem apoio, consegue segurar os alimentos com as mãos e levar o que quiser à boca, além de demonstrar interesse pelo que os pais estão comendo. Até que o bebê alcance esses marcos do desenvolvimento o método não deve ser adotado.

Como iniciar a Alimentação do Bebê com o método BLW

Como começar o método BLW 

Para começar a introdução alimentar com este método o bebê deve ter 6 meses de idade, que é quando a Sociedade Brasileira de Pediatra indica que a amamentação já não precisa ser exclusiva. Além disso, ele já deve conseguir sentar sozinho e segurar os alimentos com as mãos e levar a boca, abrindo as mãos.

A partir dessa fase o bebê deve ficar sentado à mesa e fazer suas refeições junto com os pais. É necessário que a alimentação do bebê seja feita somente com alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras, ficando excluída dessa fase o pão, biscoitos e doces.

Uma boa forma de começar a usar o método é ao invés de colocar os alimentos num prato, deixar em cima do tabuleiro que vem nas cadeirinhas de bebê. Assim, os alimentos parecem mais vistosos e chamam mais atenção da criança.

O que dar para o bebê comer 

Bons exemplos de alimentos que bebê poderá começar a comer sozinho são:

  • Cenoura, brócolis, tomate, abobrinha, chuchu, couve, batata, pepino,
  • Inhame, abóbora, maçaroca de milho bem cozido, beterraba em palito, 
  • Quiabo, vagem, couve-flor, omelete com salsinha,
  • Banana (retirar a casca até quase a meio), uva cortada ao meio, maçã fatiada, melão,
  • Macarrão parafuso, ovo cozido cortado em 4, bolinho de arroz com feijão,
  • Peito de frango cortado em tiras, hamburguer grelhado, carnes em pedaços podem ser usadas somente para chupar,
  • Frutas cozidas, sem casca e cortadas em palito.

Os alimentos duros devem ser cozidos para facilitar a mastigação, e mesmo que o bebê não tenha dentes, a gengiva também é capaz de triturar o suficiente para que ele possa engolir.

Cortar os legumes em palitos é a melhor forma de ajudar o bebê a segurar cada pedaço para colocar na boca. Caso tenha dúvida se o bebê consegue realmente amassar cada alimento com a gengiva os pais podem colocar o alimento na própria boca e tentar amassar usando somente a língua e o céu da boca.

Como iniciar a Alimentação do Bebê com o método BLW

Alimentos que o bebê não deve comer

Com base nesse método todo alimento que não possa ser segurado com a mão não deve ser dado ao bebê, como sopa, purê e papinhas. Para preparar os alimentos para o bebê cozinhe apenas com água e uma quantidade mínima de sal. Conforme o bebê vai se habituando com a alimentação, por volta dos 9 meses, pode-se ir introduzindo temperos, ervas e condimentos para variar o sabor.

Se o bebê não gostou de um determinado alimento, inicialmente, não se deve ficar insistindo para ele comer, porque isso pode fazer com que ele perca o interesse pela comida. A melhor estratégia é só tentar depois de algum tempo, dando uma quantidade pequena.

O azeite e o óleo de cocô são bem-vindos, mas o óleo de cozinha não, por isso o bebê não deverá comer nada frito, apenas grelhado e cortado em tirinhas.

Salsicha, linguiça, embutidos, doces duros, moles ou pegajosos, assim como as sopas batidas e as papinhas são desaconselhados. 

Quanto alimento devo dar

A quantidade ideal é de apenas 3 ou 4 alimentos diferentes no almoço e no jantar. Isso não quer dizer que o bebê vai comer tudo, para a experiência de pegar e colocar na boca para sentir o cheiro e o sabor também contam. É normal haver sujeira pela mesa porque o bebê ainda está aprendendo e não deve ser punido por não comer tudo ou espalhar a comida em sua cadeira ou pela mesa.

Como saber que o bebê comeu o suficiente

O bebê vai parar de comer quando deixar de sentir fome ou perder a curiosidade pelo alimento que está na sua frente. A melhor forma de saber se o bebê está sendo bem alimentado é verificar se ele está crescendo e engordando o suficiente em cada consulta no pediatra. 

Todo bebê ainda vai precisar de continuar mamando até, pelo menos, 1 ano de idade, e boa parte das calorias e vitaminas que precisa, também virão do leite materno. Oferecer a mama depois do bebê comer com suas próprias mãos também é uma boa forma de garantir que ele come o suficiente.

Como iniciar a Alimentação do Bebê com o método BLW

Como garantir que o bebê não vai engasgar

Para que o bebê não engasge ele deve permanecer todo o tempo da refeição sentado à mesa, tendo total controle do que pega e coloca na boca. De acordo com o desenvolvimento normal da criança, primeira ela é capaz de sugar, depois de morder e mastigar, mas somente quando ela consegue ficar sentado sozinho, abrir e fechar a mão e levar algo à boca para comer, é que ela deve ser estimulado a comer em pedaços.

Se ele já se desenvolveu dessa forma, há pouco risco de engasgar, até mesmo porque o bebê não irá conseguir pegar alimentos muito pequenos como grãos de arroz, feijão ou amendoim, porque para esse movimento é preciso muito mais coordenação, e são esses alimentos menores que tendem a fazer a criança engasgar. Os pedaços grandes que não foram devidamente amassados pela gengiva do bebê podem ser retirados da garganta através do reflexo natural que o bebê tem, mas para que ele funcione, o bebê precisa estar sentado ou de pé. 

Por isso, para a segurança do bebê ele nunca deve ser deixado sozinho se alimentando, nem recostado, deitado, nem distraído enquanto estiver brincando, andando ou vendo televisão. Toda atenção do bebê deve estar focada nos alimentos que ele pode segurar com as mãos para comer sozinho. Em todo caso é bom que os pais saibam o que fazer se o bebê engasgar. Mostramos aqui o passo a passo da manobra de Heimlich para bebês.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...