Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer se o bebê engasgar

O que se pode fazer quando o bebê se engasgar é:

  • Ligar rapidamente para o 192 para chamar uma ambulância ou SAMU.
  • Observar se o bebê consegue respirar sozinho.

Mesmo que o bebê esteja respirando com dificuldade isso é bom sinal, pois as vias aéreas não estão completamente fechadas. Neste caso é normal ele tossir um pouco, deixe-o tossir o quanto for preciso e nunca tente tirar o objeto de sua garganta com as mãos.

Imagem 1Imagem 1
Imagem 2Imagem 2

No caso do bebê não respirar sozinho deve-se:

  1. Deitar o bebê sobre as suas pernas de barriguinha para baixo, de modo que a cabeça dele esteja mais baixa que o corpo;
  2. Com alguma pressão dar 5 tapinhas seguidas nas costas do bebê, como mostra a imagem 1;
  3. Se ainda estiver engasgado, virar o bebê de barriga para cima, ainda sobre as pernas, e fazer massagem cardíaca com dois dedos, pressionando o tórax do bebê várias vezes seguidas, como mostra a imagem 2.

Provavelmente assim o bebê conseguirá vomitar ou expelir o objeto da garganta. Se não conseguir e o bebê ainda estiver sem respirar tente uma respiração boca a boca, colocando a sua boca na boca e nariz do bebê.

Mesmo que com estas manobras tenha conseguido desengasgar o bebê esteja atenta a ele, sempre observando-o. Em caso de alguma dúvida leve-o ao pronto socorro. Se não conseguir, ligue para o 192 e chame uma ambulância.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...