Como saber se tenho intolerância à lactose

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
abril 2022

Para se confirmar a presença de intolerância à lactose é importante consultar um gastroenterologista, para avaliar os sintomas e realizar exames como teste respiratório, exame de fezes e/ou biópsia do intestino.

​A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo de digerir o açúcar presente no leite, a lactose, causando sintomas como cólica, gases e diarreia, que surgem poucos momentos após a ingestão de alimentos com lactose.

Apesar de normalmente ser diagnosticada na infância, a intolerância a lactose também pode se desenvolver na idade adulta, com sintomas mais ou menos intensos de acordo com a gravidade da intolerância. Veja uma lista mais completa dos sintomas de intolerância a lactose.

1. Observe os sintomas de intolerância à lactose

A intolerância à lactose normalmente causa sintomas como inchaço abdominal, má digestão, diarreia e gases, que surgem pouco tempo após a ingestão de alimentos com lactose, como leite, iogurte ou manteiga, por exemplo.

Se acha que pode ter intolerância à lactose, selecione os seus sintomas neste teste online, para saber o seu risco:

  1. 1.Barriga inchada, dor abdominal ou excesso de gases após consumir leite, iogurte ou queijo
  2. 2.Alternância de períodos de diarreia ou prisão de ventre
  3. 3.Falta de energia e cansaço excessivo
  4. 4.Irritabilidade fácil
  5. 5.Dor de cabeça frequente que surge principalmente após as refeições
  6. 6.Manchas vermelhas na pele que podem coçar
  7. 7.Dor constante nos músculos ou articulações

Os sintomas podem também se manifestar com mais ou menos intensidade de acordo com o grau da incapacidade da produção da lactase, que é a enzima que digere o leite de vaca.

2. Faça um teste de exclusão alimentar

Se suspeita que pode ter intolerância à lactose, uma boa estratégia é deixar de consumir leite e laticínios por um período de 7 dias.

Se após esse período, deixar de apresentar sintomas, tome de novo um pouco de leite e observe a reação do organismo. Se os sintomas retornarem, é possível que seja, de fato, intolerância à lactose.

Veja como fazer uma dieta sem incluir lactose.

3. Vá ao médico e faça exames

Para ter certeza que é intolerância à lactose o ideal é consultar um gastroenterologista, que irá avaliar os sintomas e pedir exames como:

  • Exame de fezes: mede a acidez das fezes sendo muito comum para detectar a intolerância à lactose em bebês e crianças pequenas.
  • Teste do ar expirado: mede a presença anormal de hidrogênio no ar expirado após a ingestão de lactose diluída em água.
  • Exame de sangue: mede a quantidade de glicose no sangue após tomar lactose diluída em água no laboratório.
  • Biópsia do intestino: neste caso uma pequena amostra do intestino é analisada no microscópio para identificar a presença ou ausência de células específicas que determinam a intolerância à lactose. Apesar de muito útil é menos utilizado por ser mais invasivo.

Estes exames podem ser solicitados pelo clínico geral ou alergologista em caso de suspeita de intolerância à lactose ou quando o teste da exclusão alimentar deixa algumas dúvidas. Veja os principais exames utilizados para diagnosticar a intolerância à lactose.

É muito importante diagnosticar a intolerância à lactose para adaptar a dieta e evitar sintomas desagradáveis, além de melhorar a absorção de nutrientes no intestino. Entenda como deve ser a dieta para intolerância à lactose.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em abril de 2022.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • O que comer se tem intolerância à lactose

    03:33 | 210219 visualizações