Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Anemia pode engordar

A anemia em geral, é uma condição que gera muito cansaço porque o sangue distribui de forma ineficiente energia, nutrientes e oxigênio pelo corpo, e para compensar isso é muito comum que uma pessoa com anemia tenha muita vontade de comer doces, especialmente chocolate que também tem ferro, para compensar a falta de energia promovendo assim um aumento de peso.

Os doces oferecem energia de forma simples para tentar diminuir o cansaço constante, porém somando à inatividade, o anêmico tende a engordar enquanto não se corrige a anemia. 

Anemia pode engordar

Como tratar a anemia para emagrecer

Caso se trate de anemia ferropriva, aquela que tem relação direta com uma alimentação mais pobre em Ferro, e evitar recaídas é importante aumentar o consumo de legumes, carnes magras e verduras escuras para aumentar a disponibilidade de ferro no sangue, uma vez que a alimentação pobre em proteínas, normalmente contém uma maior quantidade de calorias, o que faz engordar, e este seria o principal motivo.

Já no caso dos vegetarianos, para combater a anemia, e o aumento de peso por causa disso, pode ser interessante aumentar o consumo de alimentos enriquecidos com Vitamina B12, vitamina encontrada em alimentos de origem animal, e assim melhorar a absorção do Ferro equilibrar a oferta de nutrientes essenciais.

Confira no vídeo a seguir como deve se alimentar para combater a anemia:

Outros sintomas de anemia 

A anemia normalmente é acompanhada também de mal-estar geral, menor concentração e disposição mental e física, mais sono e menos forças para cumprir as tarefas do dia a dia e também atividade física, o que normalmente serviria para combater ou tratar o acumulo de gordura e o aumento de peso, por isso é comum que durante um quadro de anemia, aconteça um ganho de peso.   

Acompanhar os níveis de ferritina, hemoglobina e hematócrito frequentemente, pode ser uma estratégia importante para o controle de peso, especialmente quando se tem tendência à anemia, ou uma alimentação restritiva ou reduzida em Ferro como no caso dos vegetarianos.

Por isso os níveis de ferro no sangue pode servir como um alerta para determinar o risco que um indivíduo possui de se tornar obeso ou não, já que normalmente pessoas que os que possuem altas taxas de ferro, são geralmente mais magros e têm mais disposição física para suas atividades de vida diária.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar