Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tomar suplementos de ferro para anemia

A anemia ferropriva é um dos tipos mais comuns de anemia, que é causada por uma deficiência em ferro que pode ocorrer devido a um baixo consumo de alimentos com ferro,  perda de ferro pelo sangue ou devido a uma baixa absorção deste metal pelo organismo.

Nestes casos, é necessário repor o ferro com suplementação e uma alimentação rica em ferro e só apenas nos casos mais graves é necessário fazer transfusão de sangue.

Como tomar suplementos de ferro para anemia

Como tomar e por quanto tempo

A dose recomendada de suplementos de ferro e a duração do tratamento varia de acordo com a idade e a gravidade da anemia, mas normalmente a dosagem recomendada de ferro elementar é:

  • Adultos: 120 mg de ferro;
  • Crianças: 3 a 5 mg de ferro/kg/dia, não podendo ultrapassar 60 mg/dia;
  • Bebês de 6 meses a 1 ano: 1 mg de ferro/kg/dia;
  • Gestantes: 30-60 mg de ferro + 400 mcg de ácido fólico;
  • Mulheres que amamentam: 40 mg de ferro.

O ideal é que o suplemento de ferro seja tomado junto com uma fruta cítrica, como laranja, abacaxi ou tangerina, para potencializar a absorção do ferro.

Para curar a anemia ferropriva é necessários pelo menos 3 meses de suplementação de ferro, até que os estoques de ferro do organismo sejam repostos. Assim, é recomendado fazer um novo exame de sangue após 3 meses do início do tratamento.​

Como tomar suplementos de ferro para anemia

Tipos de suplementos de ferro

O Ferro na forma elementar é um metal instável que oxida facilmente e por isso ele é encontrado geralmente na forma de complexos como sulfato ferroso, gluconato ferroso ou hidróxido de ferro, por exemplo, que tornam o ferro mais estável. Além disso, alguns suplementos podem ainda ser encontrados englobados em lipossomas, que são uma espécia de cápsulas formadas por uma bicamada lipídica, que o impedem de reagir com outras substâncias.

Todos eles contêm o mesmo tipo de ferro, no entanto, podem apresentar uma biodisponibilidade diferente, o que significa que são absorvidos ou interagem com alimentos de forma diferente. Além disso, alguns complexos podem apresentar mais efeitos colaterais que outros, principalmente a nível gastrointestinal.

Os suplementos orais de ferro estão disponíveis em várias doses, em comprimidos ou em solução e dependendo da dose, pode ser necessário receita médica para os obter, no entanto deve-se sempre falar com o médico antes de decidir tomar um suplemento com ferro, de forma a escolher o mais adequado para cada situação.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos que o impedem de reagir com alimentos e outras substâncias, tornando-o mais biodisponível e com menos efeitos colaterais.

Existem ainda suplementos que contêm ferro associado a outras substâncias como ácido fólico e vitamina B12, que também são vitaminas muito importantes para combater a anemia.

Como tomar suplementos de ferro para anemia
Como tomar suplementos de ferro para anemia

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais variam dependendo do tipo de complexo de ferro usado, sendo os mais comuns:

  • Azia e queimação no estômago;
  • Náuseas e vômitos;
  • Gosto metálico na boca;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Fezes escurecidas;
  • Diarreia ou prisão de ventre.

As náuseas e desconforto gástrico podem aumentar com a dose do medicamento, e costumam ocorrer de 30 a 60 minutos depois da ingestão do suplemento, mas podem desaparecer após os 3 primeiros dias de tratamento.

Para diminuir a prisão de ventre causada pelo medicamento, deve-se aumentar o consumo de fibras presentes em frutas e verduras, fazer atividade física e, se possível, tomar o suplemento junto às refeições. Veja O que fazer para combater a prisão de ventre.

Além disso, também é muito importante fazer uma dieta rica em ferro. Assista o vídeo seguinte e saiba que alimentação fazer para combater a anemia:

Os suplementos de ferro mais usados para combater a anemia são o sulfato ferroso, o Noripurum, Hemo-Ferr e Neutrofer, que além de ferro podem conter ácido fólico e vitamina B12, que também ajudam no combate à anemia.

A suplementação de ferro varia de acordo com a idade e a gravidade da anemia, e deve ser feita de acordo com orientação médica. Normalmente o uso de suplementos de ferro provoca problemas como azia, náuseas e prisão de ventre, mas que podem ser amenizados com estratégias simples.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem