Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba qual a idade para o bebê viajar de avião

A idade recomendada para o bebê viajar de avião é de no mínimo 7 dias e ele deverá ter todas as suas vacinas em dia. No entanto é melhor esperar que o bebê complete 3 meses para uma viagem de avião que dure mais de 1 hora.

Esta recomendação se deve ao conforto do bebê, dos pais e dos companheiros de viagem, pois antes desta idade o bebê apesar do bebê passar mais horas dormindo, quando está acordado pode chorar muito devido às cólicas, porque tem fome ou porque tem a fralda suja.

Cuidados para o bebê viajar no avião

Para viajar de avião com o bebê é preciso seguir algumas recomendações. O bebê poderá ficar no colo do pai ou da mãe, desde que seu cinto de segurança esteja preso ao cinto de segurança de um deles. No entanto, os bebês pequeninos poderão viajar num cesto próprio, que deve ser dado aos pais assim que eles sentem em seus lugares.

Se o bebê pagar passagem, ele poderá viajar dentro de sua cadeirinha, a mesma que é utilizada no carro.

Cinto de segurança do bebê preso ao cinto de segurança da mãeCinto de segurança do bebê preso ao cinto de segurança da mãe

Quando viajar com um bebê num avião é importante tomar um cuidado especial no momento em que o avião estiver subindo e descendo, pois a pressão nos tímpanos causa muita dor de ouvido e pode até mesmo ser prejudicial à audição do bebê. Neste caso, faça com que o bebê esteja sempre sugando algo. Uma boa opção é dar a mamadeira ou o peito durante a decolagem e a aterrizagem do avião.

Saiba mais em: Dor de ouvido em bebê.

Bebê viajando de avião dentro de sua cadeirinhaBebê viajando de avião dentro de sua cadeirinha

Se a viagem for longa, prefira viajar à noite, assim o bebê dorme mais horas seguidas e há menos incômodos. Alguns pais preferem voos com escalas, para que possam esticar as pernas e para que as crianças maiores gastem um pouco de energia ficando mais quietas durante o voo.

Dicas para viajar com bebês e crianças

Algumas dicas úteis para viajar com bebês e crianças são:

  • Levar remédios para febre e dor, pois pode ser necessário;
  • Verificar toda a segurança do bebê ou da criança e se a cadeirinha do carro ou o bebê conforto está posicionado corretamente e cumpre todas as normas de segurança;
  • Levar uma muda de roupa extra, caso seja preciso trocar;
  • Certificar-se de que está levando tudo o que a bebê e a criança precisa para ficar calma, como chupeta, fraldas e o brinquedo preferido;
  • Não oferecer comidas muito pesadas ou gordurosas para as crianças;
  • Ter sempre água, bolas de algodão e lenços umedecidos por perto;
  • Levar brinquedos e jogos para distrair o bebê ou a criança durante a viagem;
  • Levar um brinquedo novo para o bebê ou para a criança, pois estes prendem mais a atenção;
  • Verificar a possibilidade deles jogarem jogos eletrônicos ou assistirem desenhos animados num DVD portátil.

Uma outra dica é perguntar ao pediatra se o bebê ou a criança podem tomar algum chá com efeito calmante, como os de valeriana ou camomila, para mantê-la mais calma e tranquila durante a viagem. O uso de anti-histamínicos que tem como efeito colateral a sonolência, só deve utilizado com a permissão do médico.

Veja também: O que levar para viajar com bebê.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...