Quantos graus é febre (e como medir a temperatura)

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
julho 2022
  1. Temperatura normal
  2. Quando é febre?
  3. Como medir
  4. O que fazer

Por norma, é considerado febre quando a temperatura axilar é superior a 38ºC, já que temperaturas entre os 37,5º e os 38ºC podem ser facilmente atingidas, especialmente quando está muito calor ou quando se tem muitas camadas de roupa vestida.

A forma mais segura de saber se se está com febre é usar o termômetro para medir a temperatura corporal, e não confiar em apenas em colocar a mão na testa ou na nuca.

Muitas vezes, a temperatura alta pode ser diminuída de forma natural, retirando-se uma peça de roupa ou tomando um banho com água morna, quase fria, por exemplo. Porém, nos casos em que a temperatura na axila é superior a 39ºC é recomendado procurar atendimento médico, pois pode ser necessário o uso de remédios. Veja as principais formas de baixar a febre.

Temperatura normal do corpo

A temperatura corporal normal varia entre 35,4ºC e 37,4ºC, quando medida na axila. Isso significa que temperaturas abaixo de 35,4ºC podem indicar hipotermia, enquanto temperaturas acima de 37,4ºC podem indicar o início de uma febre.

Como saber se está com febre

Para saber se a sua temperatura está normal ou se é febre, por favor insira o valor na nossa calculadora:

ºC
Erro

Quantos graus é febre?

É considerado febre quando a temperatura axilar é superior a 38ºC, no entanto, a temperatura pode ser classificada de diferentes formas:

  • Ligeiramente aumentada (subfebril ou febrícula): 37,5ºC a 37,9ºC. Nestes casos, costumam surgir outros sintomas, como arrepios, cansaço, tremores ou vermelhidão do rosto;
  • Febre: 38ºC ou superior;
  • Febre alta: acima de 39ºC. Deve ser considerada uma emergência médica e, por isso, deve-se ir ao hospital.

Já em bebês e crianças, também é relativamente frequente a medição da temperatura na região anal. Nesses casos, a maior parte dos pediatras considera febre a partir dos 37,8º C.

37º ou 37,5ºC é febre?

37º ou 37,5ºC não é considerado febre, sendo apenas indicativo de que o corpo está ligeiramente mais quente que o normal, o que pode pode acontecer devido ao uso de roupas muito quentes ou por ficar muito tempo no sol, por exemplo.

No entanto, temperaturas acima de 37,5ºC já podem indicar o início de um processo infeccioso ou inflamatório. Por isso, é interessante que a temperatura seja monitorada ao longo do dia para verificar se aumenta, principalmente se surgirem outros sintomas como dor, tosse ou mal estar geral.

Como medir a temperatura corretamente

Para medir a temperatura corporal corretamente primeiro é importante saber como utilizar cada tipo de termômetro. Os mais comuns são:

  • Termômetro digital: colocar a ponta metálica na axila, ânus ou boca em contato direto com a pele ou as mucosas e esperar até ao sinal sonoro, para verificar a temperatura;
  • Termômetro de vidro: colocar a ponta do termômetro na axila, boca ou ânus, em contato direto com a pele ou as mucosas, esperar 3 a 5 minutos e depois verificar a temperatura;
  • Termômetro infravermelho: apontar a ponta do termômetro para a testa ou para o interior do canal auditivo e apertar o botão. Após o "bip" o termômetro mostrará a temperatura imediatamente.

A temperatura corporal deve ser medida em repouso e nunca imediatamente após a atividade física ou após um banho, porque, nesses casos é normal que a temperatura esteja mais elevada e, por isso, o valor pode não ser real.

Como medir a temperatura no bebê

A temperatura corporal no bebê deve ser medida com o termômetro, como no adulto, sendo que se deve dar preferência aos termômetros mais confortáveis e rápidos, como o digital ou de infravermelhos.

O local ideal para avaliar a temperatura do bebê com mais precisão é o ânus e, nestes casos, deve-se usar o termômetro digital com ponta mole para não machucar o bebê. Porém, caso os pais não se sintam confortáveis, poderão utilizar a medição de temperatura na axila, confirmando a temperatura anal apenas no pediatra, por exemplo.

O que fazer para baixar a febre

Existem algumas formas naturais de diminuir a temperatura corporal e aliviar a febre, como retirar o excesso de roupa, tomar um banho morno ou aplicar compressas frias na testa e no rosto. Veja outras formas naturais de diminuir a febre.

No entanto, dependendo da causa, existem casos em que é necessário utilizar medicamentos. O medicamento mais utilizado para baixar a febre é o paracetamol, que pode ser tomado até 3 vezes ao dia, em intervalos de 6 a 8 horas. A dosagem de paracetamol deve ser sempre indicada por um médico, especialmente no caso das crianças, já que varia de acordo com o peso corporal. Saiba mais sobre os remédios para baixar a febre.

Veja mais detalhes sobre como baixar a febre rapidamente sem usar remédios:

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022.

Bibliografia

  • POTTER, Patrícia A.; PERRY, Anne G.. Fundamentos de Enfermagem. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 205-217.
  • NHS. High temperature (fever) in adults. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/fever-in-adults/>. Acesso em 19 jun 2020
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • COMO BAIXAR A FEBRE RÁPIDO

    03:48 | 502241 visualizações