Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como medir a temperatura para saber se está com Febre

Para medir corretamente a temperatura corporal e saber se existe necessidade de usar um remédio antitérmico, como o Paracetamol, não é aconselhado colocar apenas as costas da mão ou os lábios na testa, sendo sempre recomendado confirmar a temperatura através do uso de um termômetro.

Existem diferentes tipos de termômetros, desde o termômetro de mercúrio, o digital ou o de infravermelho, que podem ser utilizados em diferentes regiões do corpo, como axila, ânus, testa ou ouvido, por exemplo. Para saber como usar os diferentes tipos de termômetro veja: Como usar o termômetro.

Quando medir a temperatura

Como medir a temperatura para saber se está com Febre

A temperatura corporal deve ser medida em repouso e nunca imediatamente após a atividade física ou após um banho, porque o valor pode não ser real. Por isso, nestes casos, deve-se repousar pelo menos 15 a 30 minutos antes de se usar o termômetro.

Como saber se é febre

A temperatura corporal normal varia entre os 35.4ºC e 37.2ºC, no entanto, ela pode variar em situações de gripe ou de infecção, como pneumonia, por exemplo. As principais variações da temperatura corporal incluem:

  • Temperatura alta: entre os 37.2ºC e os 38ºC. Nestes casos, geralmente surgem outros sintomas, como arrepios, tremores ou vermelhidão do rosto e deve-se retirar a primeira camada de roupa, tomar um banho de água morna ou beber água;
  • Febre: temperatura superior a 38ºC. No caso do adulto, é recomendado tomar um comprimido de 1000 mg de Paracetamol, ficar apenas com uma camada de roupa e colocar compressas frias na testa. Caso a temperatura não diminua após 3 horas, deve-se ir ao pronto-socorro;
  • Temperatura corporal baixa (hipotermia): inferior a 35.4ºC, surgindo normalmente quando o individuo está muito tempo exposto ao frio. Nestes casos, deve-se procurar vestir várias camadas de roupa, beber chá quente ou aquecer a casa, por exemplo.

Nos casos em que a temperatura é superior a 39ºC é recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro, pois a temperatura muito elevada pode provocar convulsões e colocar em risco a vida da pessoa.

Como medir a temperatura no bebê

Como medir a temperatura para saber se está com Febre

A temperatura corporal no bebê deve ser medida com o termômetro, como no adulto, sendo que se deve dar preferência aos termômetros mais confortáveis e rápidos, como o digital ou de infravermelhos.

Porém, o local ideal para avaliar a temperatura do bebê com mais precisão é o ânus e, nestes casos, deve-se usar o termômetro digital com ponta mole para não machucar o bebê.

Quando pode ser febre no bebê

A temperatura corporal do bebê é diferente do adulto, sendo que o normal é a temperatura variar entre os 36ºC e 37ºC, sendo que o valor do termômetro deve ser avaliado da seguinte forma:

  • Temperatura alta: entre os 37ºC e os 37.5ºC. Nestes casos, deve-se retirar uma camada de roupa ao bebê e dar um banho de água morna;
  • Febre: temperatura superior a 37.5ºC. Nestes casos, os pais devem consultar o pediatra para orientar o uso de remédios para a febre ou a necessidade de levar o bebê ao pronto-socorro;
  • Temperatura corporal baixa (hipotermia): inferior a 35.5ºC. Nestes casos, deve-se vestir mais uma camada de roupa ao bebê e evitar correntes de ar. Caso a temperatura não aumente nos próximos 30 minutos, deve-se levar o bebê ao pronto-socorro.

As variações da temperatura no bebê nem sempre são por motivo de doença ou infecção, podendo variar devido à quantidade de roupa vestida, ao nascimento de dentes ou à temperatura do ambiente, por exemplo.

Confira como identificar a causa da febre no bebê e baixar a temperatura de forma natural.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...